Total de visualizações de página
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Posto e suas respectivas funções, Graduações e sua respectiva funções
0201 :: Oficiais superiores da polícia militar
Títulos
0201-05 - Coronel da polícia militar
0201-10 - Tenente-coronel da polícia militar
0201-15 - Major da polícia militar
Descrição Sumária
Comandam unidades de polícia militar e elaboram plano diretor da instituição. Planejam ações estratégicas, definem ações táticas e executam ações operacionais. Gerenciam atividades administrativas, administram recursos humanos e mantêm hierarquia e disciplina.
Condições gerais de exercício
Trabalham no comando de unidades da polícia militar e no apoio ao comando geral, como estatutários; os coronéis são responsáveis pelos comandos regionais, os tenentes-coronéis respondem pelos comandos de áreas ou batalhões e os majores respondem por sub-comandos de áreas ou assessorias dos comandos regionais. Trabalham em equipe, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos, em horários diversos: diurnos e noturnos. Atuam sob pressão, podendo levar à situação de estresse; correm risco de perder a vida em sua rotina de trabalho.
Formação e experiência
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso de formação de oficiais em academia da polícia militar. A ascensão aos postos de oficiais superiores ocorre de forma gradual, geralmente após mais de cinco anos de oficialato.
0202 :: Capitães da polícia militar
Títulos
0202-05 - Capitão da polícia militar
Descrição Sumária
Comandam operações de polícia ostensiva, planejam ações de policiamento ostensivo, desenvolvem policiamento comunitário. Gerenciam companhia de polícia e assessoram comando. Exercem poder disciplinar e presidem feitos de polícia judiciária militar.
Condições gerais de exercício
Trabalham em corporações da polícia militar, como estatutários, no comando de batalhões; realizam trabalho em equipe, sob supervisão. Trabalham em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos, em horários diversos: diurnos e noturnos. Atuam sob pressão, podendo levar à situação de estresse; correm risco de perder a vida em sua rotina de trabalho.
Formação e experiência
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso de formação de oficiais em academia da polícia militar e especialização profissional. O exercício pleno da ocupação ocorre com mais de cinco anos de experiência na área.
0203 :: Tenentes da polícia militar
Títulos
0203-05 - Primeiro tenente de polícia militar
0203-10 - Segundo tenente de polícia militar
Descrição Sumária
Comandam pelotão, coordenam policiamento ostensivo, reservado e velado; assessoram comando, gerenciam recursos humanos e logísticos, participam do planejamento de ações e operações, desenvolvem processos e procedimentos administrativos militares, atuam na coordenação da comunicação social; promovem estudos técnicos e capacitação profissional.
Condições gerais de exercício
Trabalham na polícia militar, no comando de pelotões, como estatutários. Trabalham em equipe, sob supervisão. Atuam em ambiente de trabalho que pode ser fechado, a céu aberto ou em veículos, em horários diversos: diurno, noturno e em rodízio de turnos. Atuam sob pressão, podendo levá-los à situação de estresse; correm risco de perder a vida em sua rotina de trabalho.
Formação e experiência
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso de formação de oficiais em academia da polícia militar.
0211 :: Subtenentes e sargentos da policia militar
Títulos
0211-05 - Subtenente da policia militar
0211-10 - Sargento da policia militar
Descrição Sumária
Comandam o grupo e a guarda do quartel. Assessoram o comando, administram as atividades da unidade e participam na formação de policiais. Supervisionam policiamento ostensivo e organizam processos e procedimentos administrativo-militares. Atendem a ocorrências e as apresentam à autoridade competente. Prestam serviços comunitários.
Condições gerais de exercício
Trabalham na polícia militar, como estatutários, atuando em equipe, sob supervisão ocasional. O ambiente de trabalho pode ser fechado, a céu aberto e em veículos. O horário pode ser diurno, noturno, em rodízio de turnos e horários irregulares. Os profissionais atuam sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Podem trabalhar em grandes alturas e correm risco de perder a vida.
Formação e experiência
Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de nível técnico realizados em escolas da polícia militar. O exercício pleno das atividades ocorre, em média, após quatro a cinco anos para o sargento da polícia militar e mais de cinco anos para o subtenente da polícia militar.
0212 :: Cabos e soldados da polícia militar
Títulos
0212-05 - Cabo da polícia militar
0212-10 - Soldado da polícia militar
Descrição Sumária
"Realizam policiamento ostensivo preventivo fardado e atendem e solucionam ocorrências. Executam atividades operacionais e policiamento reservado. Restabelecem ordem pública, controlam distúrbios civis e garantem cumprimento de mandado judicial."
Condições gerais de exercício
"Trabalham em corporações da polícia militar, como estatutários; atuam de forma individual ou em equipe com supervisão permanente; o ambiente de trabalho pode ser fechado, a céu aberto ou em veículos. O horário pode ser diurno, noturno ou em rodízio de turnos. Permanecem, durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Podem trabalhar em grandes alturas e ficar expostos a materiais tóxicos, radiação e ruído intenso. Algumas vezes ficam aquartelados. Correm risco de perder a vida em sua rotina de trabalho."
Formação e experiência
"Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade de nível médio e qualificação profissional de nível técnico. O exercício pleno da ocupação de cabo da polícia militar ocorre após um a dois anos de experiência."
Competências Pessoais
1
Atuar com ética profissional
2
Demonstrar disciplina
3
Manter equilíbrio emocional
4
Realizar cursos de qualificação profissional
5
Cumprir normas e regulamentos internos
6
Agir com perspicácia
7
Manter condicionamento físico
8
Manter-se atualizado
9
Resistir à fadiga psicofísica
10
Dominar técnicas de autodefesa
11
Manusear armas de fogo e não-letais
12
Dominar técnicas de primeiros socorros
13
Demonstrar firmeza de caráter
14
Agir com iniciativa
15
Demonstrar criatividade
16
Trabalhar em equipe
17
Cumprir determinações do comando
18
Adestrar animais
19
Auxiliar nos tratos dos animais da corporação
20
Agir com imparcialidade
21
Manter postura e compostura adequada aos padrões militares
Recursos de Trabalho
* Fardamento
* Colete balístico
Tonfa
Cacetete
Lanterna
Apito
Cinto de guarnição
Faca
Colete salva-vida
Colete refletivo
Cones
Munição química
* Armamento individual
Cabos
Talão de autuação
Bússola
Recarregador de arma
Sinalizadores diversos
Bastão de madeira
Estojo de primeiros socorros
Trena
* Viaturas
* Algema
* Rádio de comunicação
* Colete tático
* Espajedor
* Escudo de proteção balístico
* Capacete
(*) Ferramentas mais importantes.
Fonte:https://sites.google.com/site/rumoaexcelencia2022/referencialdegestaodaqualidade/referencial-da-carreira-pm-e-competencias
Pesquisa Organizacional PMPE
Este trabalho objetiva analisar o nível de motivação dos colaboradores da
POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO, através da análise dos resultados da pesquisa organizacional. É uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa.
Com esta pesquisa se pretende medir os principais resultados positivos, as oportunidades de melhoria, o nível educacional e o ambiente adequado ao desenvolvimento do potencial motivador das pessoas, ou seja, convidamos a todos para refletir e responder a pesquisa, enquanto canal de comunicação entre a Corporação e os seus colaboradores.
Acesse o site da acides através do link http://www.acides.pe.gov.br/ e participe!
Apenas para os Polícias Militares do Estado de Pernambuco.
Grato.
Assinar:
Postagens (Atom)