Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Marcha para Jesus reúne milhares em São Paulo

Marcha para Jesus reúne milhares em São Paulo
Fiéis acompanharam 14 trios elétricos em festa para o Senhor

SÃO PAULO (AE) - Vestindo as cores da Seleção Brasileira, cerca de dois milhões de pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram ontem da 18ª edição da Marcha para Jesus, na Zona Norte de São Paulo. A organização do evento religioso estima o público em cinco milhões.

Entre orações e apresentações de músicas gospel, a multidão de fiéis acompanhou 14 trios elétricos. O evento saiu da Estação Tiradentes do Metrô, passou pela avenida Santos Dumont e seguiu até a praça Campo de Bagatelle. Em seguida, foi até a praça Heróis da Força Revolucionária, onde ocorreram shows em um palco montado no local.

Com uma oração do Apóstolo Estevam Hernandez, fundador da Igreja Renascer em Cristo, a marcha começou pontualmente às 10h, em frente à Estação Tiradentes. De lá, os fiéis caminharam por aproximadamente duas horas a região do Campo de Marte.

O trajeto foi acompanhado por muitas crianças. Para elas, a organização da marcha montou um trio elétrico comandado pela apresentadora Priscilla Alcântara, do programa Bom Dia & Cia., do SBT. Os pais levaram até bebês de colo ao evento. O mecânico Mário Sérgio da Silva e a mulher foram com o filho de 10 meses para “serem agraciados pelo Senhor”.

O trio principal da marcha foi comandado pelo casal Estevam e Sônia Hernandez. O público recebeu palmilhas com orações escritas, lançadas da parte superior do trio. Antes de calçá-las, os fiéis deveriam escrever pedidos para Jesus. Ao lado do casal, celebridades como a pastora Caroline Celico, mulher do jogador Kaká, e a cantora Sula Miranda acompanhavam o evento.

A bispa Sônia acenava para a multidão fazendo gestos em forma de coração. A plateia retribuía com o mesmo sinal. Durante todo o trajeto, os evangélicos tentavam chegar perto do trio elétrico comandado pelo casal Hernandez.

Durante o percurso os organizadores do evento frisavam a importância da marcha religiosa. “O povo de Cristo está mostrando o seu espaço. Diversas igrejas estão reunidas com o mesmo objetivo: louvar o Senhor”, disse o apóstolo Estevan Hernandes, que vestia uma camisa verde e amarela autografada por Kaká, que acompanha a Seleção Brasileira na Copa da África.


CORPUS CHRISTI

Mais de 50 mil fiéis estiveram ontem em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, para conferir de perto a tradicional festa de Corpus Christi e seu tradicional tapete de serragem. Confeccionado pelas comunidades católicas da cidade e pela prefeitura, o tapete de 850 metros e 60 cenas - feito por mil pessoas e 2.890 sacos de serragem - serviu de palco para a procissão com a imagem de Cristo passar. Nesta edição, o tema da festa foi: “Eucaristia: tu és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque”.

Corrida comemora Dia da Prostituta (Onde vamos Parar?)

Corrida comemora Dia da Prostituta
Homens com calcinhas na cabeça percorreram dois quilômetros na Paraíba

SÃO PAULO (Folhapress) - Não é todo dia que se vê cem marmanjos correndo pela rua com calcinhas na cabeça. Em João Pessoa, dá para presenciar uma cena como esta pelo menos uma vez por ano. É a “corrida de calcinhas”, promovida todo dia 2 de junho em comemoração ao Dia Internacional da Prostituta. Anteontem, o evento esteve em sua quarta edição - “um sucesso”, segundo a presidente da Associação das Prostitutas da Paraíba, Luza Maria. De acordo com a organização do evento, 250 pessoas percorreram o trajeto, de quase dois quilômetros. E por que a calcinha vai na cabeça? “Se a gente saísse correndo de calcinha, ia ter problema”, disse. “Ia presa”.

A corrida faz parte de uma série de festejos em comemoração ao Dia da Prostituta, promovidos também pela prefeitura de João Pessoa desde 2005. Segundo a secretária municipal de políticas públicas para mulheres, Nézia Gomes, a ideia é aproximar a população das prostitutas e mostrar que, independentemente da profissão, elas são “mulheres como todas as outras e precisam ser respeitadas”. Quase todos os demais eventos da programação, como exposições e shows musicais, são abertos à comunidade. A exceção é um desfile de lingeries, protagonizado pelas próprias prostitutas. Este ocorreu à meia-noite e era só para maiores de idade.

A maioria das celebrações ocorreu na rua da Areia, famosa por reunir 14 bordéis em apenas quatro quarteirões. “Queremos que o pessoal conheça de perto (nossa realidade) para tirar essa visão de que prostituta é coisa ruim, é marginal”, disse Luza. Apesar de o evento atrair, segundo Luza, famílias, ainda assim desperta controvérsias. No ano passado, a vereadora e evangélica Eliza Virgínia (PPS) condenou, em plenário, a festa, classificada por ela como um incentivo à prostituição. As prostitutas, disse a vereadora, são escravas do sexo.

Neste ano, afirmou “não tirar uma vírgula” de seu discurso. “Se o governo aceitar (este evento), vai estar cruzando os braços e dizendo ‘venda seu corpo que você pode se virar muito bem’”. A prefeitura negou a apologia - pela lei brasileira, prostituição não é crime, mas tirar proveito da atividade ou induzir alguém a esse tipo de trabalho é. “É um evento de cultura”, disse a secretária Nézia Gomes.

Na edição deste ano, o vencedor da corrida (bicampeão, já que também ganhou a do ano passado) levou para casa um bode. Na cabeça, usava uma calcinha branca - bem menos ousada do que o ganhador do prêmio de melhor fantasia, que vestia uma estampada com personagens de desenhos animados. O segundo e o terceiro lugar ganharam, respectivamente, três galinhas e uma corda de caranguejos.
Comentários Busca

Brasil é promovido em ranking (Economia)

TRANSPARÊNCIA -
Brasil é promovido em ranking


PARIS, FRANÇA (AE) - A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciou, na manhã de ontem, em Paris, ter promovido o Brasil no ranking internacional de transparência fiscal. A reclassificação foi possível porque o governo brasileiro aceitou assinar, junto da Indonésia, acordos bilaterais de cooperação e troca de informações tributárias com 25 países.


Na prática, o anúncio representa o aumento da transparência fiscal do País, que passa a implementar padrões internacionais no combate à evasão fiscal. Em troca, a organização anunciou ter atualizado seu relatório sobre o tema, publicado na Cúpula do G20 de Londres, em abril de 2009, para incluir os marcos jurídicos dos dois países. O cumprimento por parte do Brasil também será sujeito a exames em 2011 e 2012, segundo anunciou a organização.

O Brasil já havia aderido em setembro passado ao Fórum Global de Transparência Fiscal da OCDE, órgão que verifica o cumprimento às normas internacionais de evasão fiscal. Desde abril de 2009, quando a pressão de governos europeus, como Alemanha e França, aumentou contra os paraísos fiscais, mais de 500 novos acordos de troca de informações fiscais foram assinados em todo o mundo.

A OCDE é criticada por ter isentado, ao longo dos últimos 12 meses, todos os países classificados na lista negra dos paraísos fiscais. A organização retirou três países caribenhos - República Dominicana, Granada e Santa Lúcia - da lista de “territórios não-cooperativos”.

Envolvido em quadrilha capturado pela polícia

RECEPTAÇÃO -
Envolvido em quadrilha capturado pela polícia

PRISCILLA AGUIAR
Um dia depois da prisão de Henrique Alves da Silva, de 20 anos, acusado de participar do sequestro relâmpago de um médico e de uma enfermeira da Maternidade Municipal Barros Lima, em Casa Amarela, a polícia identificou um homem que se envolveu com a quadrilha como receptador. O embalador Jacson José de Almeida, de 24 anos, estava no supermercado em que trabalha quando foi preso. Ele confirmou ter comprado a Henrique uma Shineray por R$ 800. “Depois que prendemos Henrique e ele apareceu na Imprensa, surgiu uma nova vítima que contou ter tido a motocicleta roubada. Henrique contou para quem vendeu a moto. Encontramos a Shineray desmontada na residência de Jacson”, destacou o titular da Delegacia de Casa Amarela, Gilmar Rodrigues.

Apesar de ser receptador do produto roubado, não há indícios de que o embalador tenha participação no sequestro relâmpago. Na delegacia, Jacson afirmou que pediu a nota fiscal da motocicleta, mas Henrique disse que havia perdido o documento. “Eu desmontei para pintar e colocar o nome da minha esposa”, justificou. Após o flagrante por receptação, ele foi levado para o Cotel, em Abreu e Lima.

Um morto e um ferido em atentado na Torre

VIOLÊNCIA -
Um morto e um ferido em atentado na Torre

PRISCILLA AGUIAR
Um comerciante foi baleado em frente a movelaria da qual era proprietário, no início da tarde de ontem, na Vila Santa Luzia, no bairro da Torre, no Recife. Valmir José da Silva, 30, chegou a ser levado para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), mas já estava sem vida quando deu entrada na unidade médica, às 12h55, com mais de quatro ferimentos. O vigilante Wellington Barbosa e Lima, que estava a aproximadamente 150 metros do local, foi atingido na boca por uma bala perdida. Ele estava na creche em que trabalha, localizada ao lado da movelaria da vítima, na rua Souza Bandeira. O vigilante foi levado ao HGV e recebeu alta médica horas depois. O autor dos disparos já foi identificado pela polícia, mas até o fechamento desta edição, continuava foragido.

Testemunhas afirmaram que os suspeito teria passado em frente a movelaria pela manhã e retornado algum tempo depois. De acordo com a delegada Vilaneida Aguiar, a principal linha de investigação é de que o crime tenha sido motivado por um motivo fútil. “As informações preliminares são de que os dois tinham uma rixa por conta da venda de móveis que não foram pagos”, destacou

Presídio Aníbal Bruno é vistoriado pela segunda vez em uma semana

Aníbal passa pela segunda varredura em uma semana
Pavilhões foram vistoriados por PMs e agentes penitenciários
JÚLIA VERAS


Houve apreensão de cachaça, entorpecentes, celulares, armas, televisores e camisas

Na manhã de ontem, cinco dos 17 pavilhões do Presídio Professor Aníbal Bruno passaram por uma vistoria. A ação começou às 8h e foi encerrada às 11h30. Esta foi a segunda revista do tipo no período de uma semana. Finda a ação, Humberto Vianna, secretário executivo Ressocialização, garantiu que a varredura foi uma ação normal. “Não há motivo para a estranheza na repetição da vistoria. Temos um serviço de inteligência funcionando 24 horas que nos garantem informações de tudo o que acontece. Todos os dias são apreendidos objetos que não são permitidos aqui dentro. Sabemos que esse material entra, seja por meio dos familiares, seja por meio dos agentes, portanto, é preciso um controle”, admitiu Humberto Vianna.

Durante a revista foram apreendidos dois mil litros de cachaça artesanal, 30 papelotes de cocaína, 34 de maconha, 21 celulares, 26 carregadores, 16 facas industriais, cinco facões, 45 armas artesanais, uma televisão de plasma de 22 polegadas e uma comum de 21, além de várias roupas pretas - esta cor só pode ser utilizada pelos agentes. No início do mês passado aconteceram três tumultos na unidade carcerária. No primeiro deles, ocorrido no último dia 11 de maio, três detentos foram baleados. Dois dias depois, outro motim teve como saldo três mortos e 21 feridos. No dia 23 de maio, um domingo, um tumulto no horário de visita gerou uma confusão que não teve maiores consequências.

Ainda de acordo com Humberto, o Aníbal Bruno como se conhece hoje está com os dias contados. “Até outubro finalizaremos a reforma e as melhorias serão tanto no número de agentes quanto na estrutura física. Novos equipamentos vão garantir mais segurança e três Academias da Cidade serão instaladas, já que o presídio será dividido em três unidades”, informou.

Participaram da ação 100 policiais militares do Batalhão de Choque, 15 da CIPCães, dez da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), 100 agentes de segurança penitenciária e três homens da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, totalizando 228 envolvidos.

Polícia faz retrato falado de acusado de morte

PE-15/AFOGADOS -
Polícia faz retrato falado de acusado de morte

BRUNO BASTOS
A polícia divulgou ontem, na sede do DHPP o retrato falado do homem que atirou nos primos Osvaldo Alves Tenório Cavalcanti, 18, e José Durval Simplício Pereira, 25, dentro de um ônibus que fazia a linha PE-15/Afogados. A reconstituição vai ser usada pelo Disque-Denúncia para tentar localizar o acusado, que vai ser indiciado pela morte de José Durval e pela tentativa de homicídio.

Segundo a delegada Josineide Confessor, o retrato falado foi feito baseado nas orientações de Osvaldo e nas imagens da câmera de segurança instalada dentro do coletivo. “Convocamos a população a denunciar o paradeiro do acusado. Esse crime dificilmente vai ser resolvido apenas com testemunhos, já que dentro do ônibus ninguém conhecia o acusado e as vítimas”, relatou Josineide. Ela também afirmou que o vídeo permitiu aos investigadores perceber as circunstâncias em que ocorreu o assassinato.

“Vimos que as duas vítimas não incitaram, em nenhum momento, o agressor com violência. Esse homem tomou as dores de outro que, apesar de incomodado, não teve nada a ver com a ação. Os tiros foram por motivo banal, o que agrava ainda mais a situação dele quando for preso”, acrescentou a delegada. O próximo passo da investigação é refazer o trajeto dos envolvidos no crime, para averiguar se o assassino vivia próximo da Torre, onde subiu no ônibus, ou de onde desceu, na Madalena.

Motorista se apresenta à polícia Civil

Motorista se apresenta à polícia Civil
Ele assegurou não saber que arrastava uma mulher embaixo do seu carro na BR-101
VANESSA ARAÚJO

ERNANE prestou depoimento, ontem pela manhã, na Delegacia de Delitos de Trânsito



O motorista, que arrastou a estudante Milena Patrícia da Silva, de 23 anos, durante acidente ocorrido no último sábado na BR-101, se apresentou à polícia na manhã de ontem. O eletricitário Ernane de Carvalho Neres, de 58 anos, prestou depoimento na Delegacia de Delitos de Trânsito, no bairro de Dois Irmãos, Zona Oeste do Recife, após ter sido intimado pelo delegado responsável pelas investigações do caso, Newson Mota. O carro de Ernane, um CrossFox prata, de placa KLC-3695, foi identificado a partir de imagens gravadas por câmeras de segurança de algumas empresas e uma instalada em uma lombada eletrônica, por onde ele teria passado a cerca de 80 quilômetros por hora logo após o acidente. O acusado, no entanto, afirmou não ter percebido que havia uma pessoa presa embaixo do seu carro e só soube do ocorrido por meio da Imprensa na segunda-feira, dois dias após a colisão.

Segundo o delegado Newson Mota, as investigações para chegar ao acusado vem sendo feitas desde o ocorrido. Com a imagem da ultrapassagem em uma lombada eletrônica, foi constatado que se tratava de um carro com as mesmas características daquele envolvido no acidente e assim a placa do veículo pôde ser identificada. “Realizamos várias técnicas de investigações e conseguimos chegar ao acusado. O carro será encaminhado para a realização de uma perícia técnica, a qual nos permitirá seguir o procedimento correto e chegarmos ao verdadeiro responsável pelo acidente. De qualquer forma, a primeiro momento, ele poderá responder por lesões corporais e omissão de socorro, já que ele, mesmo tendo percebido que bateu na moto, não parou o carro”.

Ernane contou que voltava de uma festa no município de Abreu e Lima, no sentido Recife, quando se envolveu no acidente nas imediações do bairro da Guabiraba. Ele confirmou ter ficado apavorado após ter batido na moto, mas não percebeu que havia uma pessoa presa embaixo do carro. Ao chegar em casa, contou à esposa o que teria acontecido. Mas na segunda-feira seguinte, levou o carro para uma oficina mecânica localizada no bairro da Iputinga, Recife, para que os danos no parachoque dianteiro fossem reparados, já que ficou amassado. “Só fiquei sabendo do que aconteceu na segunda-feira pela Imprensa, depois que deixei o carro na oficina. Não me apresentei antes porque estava procurando um advogado. Mas estou disposto a dar assistência à família e reparar o prejuízo da moto”, disse. O dono da oficina para onde o CrossFox foi levado José Moacir da Silva foi intimado para prestar esclarecimentos.

O carro foi apreendido pela polícia logo após o depoimento de Ernane. Pingos de tonalidade vermelha, visíveis na parte traseira direita, podem ser do sangue da jovem que foi arrastada, mas somente a perícia poderá confirmar. No entanto, o motorista assegurou não ter visualizado essas manchas, nem pedaços de roupa presos ao carro. Segundo o advogado de Ernane, Marcone Dias, ele ficará em liberdade e a perícia irá definir as investigações, para que o motorista responda pelo crime que cometeu. “Ele se colocou à disposição da polícia e o carro, para a perícia técnica. A situação é complicada porque envolve uma pessoa que teve graves lesões, mas acreditamos que ficará provado que ele não prestou socorro à vítima porque não sabia. No entanto, precisamos saber se o acidente ocorreu por imprudência dele ou de outra pessoa”, afirmou.


ESTADO DE SAÚDE

Milena Patrícia da Silva está, ainda, na sala de recuperação do HR, no Recife. A assessoria de Imprensa do HR informou, por meio de nota, que a jovem está com a perna direita em tratamento, sob cuidados e vigilância e que “a previsão para este tipo de lesão é que a progressão aconteça a longo prazo, chegando há quase dois meses para haver a cicatrização completa e, posteriormente, realização de cirurgia de enxerto e outras possíveis medidas”.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Trio é preso suspeito de aplicar golpes em clientes de agência bancária

Quinta, 03 de Junho de 2010 18:06


Trio é preso suspeito de aplicar golpes em clientes de agência bancária

Com informações de Priscilla Aguiar
Repórter de Grande Recife

Cláudio Araújo Galvão, 39 anos, Sebastião Araújo Chaves, 36, e Ailton Nobre do Nascimento, 29, foram presos, nesta quarta-feira (3), suspeitos de aplicar golpes em clientes de uma agência bancária, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. O trio é de Fortaleza.

Eles colocavam um “chupa-cabra” na máquina e quando as vítimas colocavam o cartão, o mesmo ficava preso. Um dos suspeitos sugeria que a vítima utilizasse o telefone da agência para se comunicar com algum funcionário. Quando as pessoas ligavam, quem atendia era um dos integrantes, já que eles instalaram dois celulares dentro do aparelho do banco.

As vítimas davam o número da senha e depois eles pegavam os dados das pessoas. Eles foram presos em um hotel, em Boa Viagem, por estelionato e, se a polícia conseguir prender o outro integrante, eles serão presos também, por formação de quadrilha.

PAC cumpre só 46% das obras

PAC cumpre só 46% das obras
Programa foi lançado em 2007 e já gastou R$ 302,5 bilhões


BRASÍLIA (AE) - Lançado em 2007 como um grande pacote de obras para o segundo mandato do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ainda não chegou, pela ótica financeira, à metade de seus objetivos. Considerando os R$ 656,5 bilhões em investimentos previstos no programa para até 2010, foram concluídas, até abril deste ano, ações equivalentes a R$ 302,5 bilhões, ou 46,1% do total.

A informação consta do 10° balanço do PAC, divulgado ontem pelo Governo Federal. Segundo o documento, a maior taxa de conclusão foi verificada nas áreas de habitação e saneamento, nas quais dos R$ 228,7 bilhões previstos, foram concluídos o equivalente a R$ 158,8 bilhões, ou 69,4%. Já nos setores de logística (aeroportos, rodovias, portos e hidrovias), energia, social e urbano (habitação, saneamento), de um total de R$ 427,8 bilhões, foram concluídos R$ 143,7 bilhões, ou 33,6%. Os investimentos encerrados somente na área de energia somam R$ 91,5 bilhões, sendo que em logística foram R$ 46,1 bilhões.

Considerando as 2.483 ações monitoradas pelo PAC (sem incluir saneamento e habitação), 57% foram concluídas até abril passado; 37% estavam em ritmo adequado; 5% demandavam atenção e 1% foi classificado como preocupante. Entre as ações em ritmo preocupante estão as obras dos aeroportos, justamente um ponto que é considerado frágil, levando em conta as necessidades que o País enfrenta para sediar a Copa do Mundo de 2014. Receberam o selo vermelho de preocupação as obras nos terminais de passageiros dos aeroportos de Brasília e Vitória. Segundo o governo, a reforma e ampliação do terminal de passageiros de Brasília apresenta morosidade na elaboração do projeto. A expectativa é que o projeto básico seja concluído até o fim de agosto.

Essa foi a primeira apresentação de balanço do PAC feita sem a presença da pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, que deixou a Casa Civil da Presidência da República no fim de março para poder disputar as eleições. A apresentação foi feita por sua substituta, Erenice Guerra, e pela subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior. Miriam afirmou que o novo corte no Orçamento, anunciado na semana passada, não afetará as obras do PAC. “O contingenciamento foi feito de modo a não afetar o PAC”.

Feliz Aniversário Polícia Militar de Pernambuco

PROGRAMAÇÃO -
Polícia Militar faz aniversário dia 11

BRUNO BASTOS
Perto de completar 185 anos de criação, no próximo dia 11 de junho - comemoração acontece dia 14 -, a Polícia Militar anunciou na manhã de ontem a programação das festividades. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Tavares Lira, as atividades vão promover a valorização dos policiais e integrar a corporação à sociedade e aos outros órgãos de segurança pública, como as Polícias Civil e Federal, o Corpo de Bombeiros e a PRF. Para ele, a PM “só vai ser forte se trabalhar em conjunto com os outros integrantes do Pacto Pela Vida”.

Lira fez um balanço dos primeiros quarenta dias no cargo e classificou de “positivos” os resultados já obtidos. “Conseguimos encontrar e prender o assassino e o mandante da morte do secretário de saúde de Lajedo, por exemplo. Outro caso em que demos uma resposta à sociedade foi o do jovem Alcides, cujo algoz está preso”. O comandante mostrou uma prévia de uma nova campanha publicitária com o lema “Por trás do distintivo tem um coração”, que vai ser usada para divulgar o aniversário da PM.

Após denúncia, diretor faz vistoria no Aníbal Bruno

ANÍBAL -
Após denúncia, diretor faz vistoria

JOSÉ ACCIOLY

Caça às bruxas. Um dia após um detento revelar à Folha de Pernambuco que prisioneiros Aníbal Bruno planejam uma nova rebelião no próximo domingo, o diretor da unidade prisional, o coronel Geraldo Severiano, visitou pavilhões da unidade no intuito de descobrir de onde vazaram as denúncias, segundo a mesma fonte que entrou em contato com a redação no dia anterior. Acompanhado por dez agentes penitenciários e 15 policiais militares gestor fez revista nos espaços e apreendeu celulares e armas artesanais. Três detentos foram levados para o pavilhão de isolamento por guardar os objetos nas celas.

“Hoje, por volta das 9h30, o diretor chegou ao presídio e subiu com alguns dos policiais. Eles foram aos pavilhões para fazer revistas nas celas”, contou a fonte. “Eles pegaram celulares e facas. Mas o que o diretor queria era que os presos apontassem quem fez a denúncia”, revelou a pessoa, que manteve anonimato. Segundo o detento, a revista durou até às 11h30. “Ele disse que tinha vindo para conversar e que precisa saber quem tinha feito isso para que essa pessoa pagasse”, acrescentou.

O detento contou que policiais fizeram pressão psicológica, alegando que já tinha informações sobre o denunciante. “Eles disseram que as ligações eram grampeadas e que tinham descoberto quem tinha feito isso. Tudo para forçar os presos a apontar o autor das denúncias. Eles disseram que era questão de tempo para essa pessoa cair”, contou o prisioneiro.

Geraldo Severiano foi procurado pela reportagem e, por telefone, não quis comentar sobre a denúncia. A Seres, por sua vez, informou que o secretário Humberto Vianna não se posicionaria sobre o fato.

terça-feira, 1 de junho de 2010

O Arrastão continua em Boa Viagem

ARRASTÃO -
Operação deve acontecer nos próximos domingos

BÁRBARA FRANCO
O cenário repleto de viaturas e policiamento militar pela zona sul do Recife deve se repetir, pelo menos, nos próximos finais de semana. Esta é a afirmação do Comandante do 19º BPM, coronel Paulo Figueirêdo, responsável pela área de Boa Viagem, que nos finais de semana referentes aos domingos 16 e 23 de maio foi alvo de vândalos. Grandes centros de compras, feiras populares, praias e as principais vias de acesso foram tomadas por criminosos, assustando os moradores e frequentadores da área.

No último domingo a mesma ação foi impedida pelos 80 policiais militares do 19º BPM e Batalhão de Choque, além de quase 30 policiais civis da GPCA que, em conjunto, realizaram a Operação Risco Zero. Apesar da incidência de arrastões ser maior durante os domingos, por causa da grande quantidade de populares circulando pelo bairro, a fiscalização será intensa também aos sábados.

“O policiamento é feito todos os dias, mas durante os finais de semana tivemos que intensificar porque foram dois domingos seguidos de atos de vandalismo. Eles (os criminosos) escolherem o bairro de Boa Viagem para cometer seus delitos, mas todos os bairros são monitorados com nossa ação”, destacou o comandante Paulo Figueirêdo. Vias de acesso ao bairro, paradas de ônibus e, sobretudo, abordagens aos transportes coletivos são algumas das medidas adotadas. “Até mesmo os terminais integrados são monitorados, para evitar a dispersão das pessoas envolvidas”, afirmou.

A polícia montou quatro pontos de bloqueio das vias de acesso para a zona sul. Neste último domingo, um grupo formado por nove pessoas - dois maiores e sete adolescentes - foi capturado na altura da avenida Herculano Bandeira, no bairro do Pina. De acordo com o delegado da GPCA, Thiago Uchôa, quatro menores foram autuados em flagrante porque portavam droga para consumo próprio e bombinhas explosivas. “O caso foi levado para o MPPE que vai direcionar a melhor medida socioeducativa para eles”, explicou.

Vereador solidário a PMs

FLAGRANTE -
Vereador solidário a PMs


O vereador do Recife Gilvan Cavalcanti (PMN) demonstrou solidariedade aos dois policiais militares que foram fotografados pela Folha de Pernambuco, na última quarta-feira, fazendo necessidades fisiológicas nas dependências internas do Presídio Professor Aníbal Bruno, no bairro de Tejipió. O parlamentar foi à tribuna da Casa de José Mariano solicitar o envio de um requerimento da Mesa Diretora da Câmara à Secretaria de Ressocialização em prol da “humanização” do episódio. Ele argumentou que os dois policiais estavam trabalhando há muito tempo, sem possuir um local adequado para a realização de suas necessidades.

Na semana passada, a assessoria de Imprensa da Polícia Militar informou que as investigações a cerca do ocorrido seriam realizadas com máxima brevidade, entretanto, ressaltando que os autores da ação ainda não haviam sido identificados. O fato ocorreu durante inspeção realizada no presídio, que durou seis horas. Na ocasião, foram apreendidas nas 500 celas diversos objetos proibidos aos detentos, como roupas pretas, aparelhos de televisão 29 polegadas (permissão é até 14), micro-ondas, talheres e butijões de gás, fogões de duas bocas, além de armas artesanais.

Preso anuncia nova rebelião domingo

Preso anuncia nova rebelião domingo
Segundo ele, logo após a visita dos parentes será realizado o movimento
JOSÉ ACCIOLY
Detentos do Presídio Professor Aníbal Bruno (PPAB), no bairro do Tejipió, Recife, planejam realizar uma nova rebelião no próximo domingo, logo após a visita dos parentes. Os presidiários reivindicam a transferência de parte dos internos, sobretudo dos chaveiros, dos pavilhões G, H, I, J, e do galpão - onde atua uma milícia - para outras penitenciárias. A denúncia foi feita por uma fonte da Folha de Pernambuco, que telefonou no início da tarde de ontem, de dentro do presídio. Além da possibilidade de nova rebelião, informações extraoficiais indicam que no último confronto, no dia 14 de maio, 23 presos foram assassinados, ao contrário do que foi divulgado, oficialmente, pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), totalizando três pessoas mortas. Procurado pela reportagem, o secretário Humberto Vianna informou, através da assessoria de Imprensa, que não vai rebater as acusações. Entretanto, o comandante do Batalhão de Choque, major Almir Umberto, endossou o posicionamento da Seres.

Segundo a denúncia, mesmo com a transferência de 40 detentos no mês passado, dentro do pavilhão J continua atuando uma milícia com o consentimento da direção do presídio. Os chaveiros, alvos da revolta da maioria dos demais detentos, são escolhidos pelo diretor do PPAB, coronel Geraldo Severiano, para controlar os demais presidiários a base de agressões físicas.

“Aqueles que destoam ou não cumprem as ordens repassadas pela direção, são espancados. Eles andam armados e os policiais não fazem nada, porque são protegidos por ele (Geraldo Severiano)”, denunciou a fonte. Ele acrescentou que os milicianos são conhecidos por “gatos”, enquanto que o restante dos detentos são chamados de “ratos”, fazendo referência a disputa pelo poder dentro do PPAB. “A situação é humilhante nesses pavilhões. Os detentos têm que pagar R$ 7 por domingo para eles comprarem suas drogas. Caso contrário, somos espancados”, contou.

Sobre o motim que resultou na morte de três presos, a fonte revelou que 23 presidiários foram assassinados por policiais militares. “O diretor divulgou que só três morreram, porque esse dado é conveniente para ele. Os outros 20 mortos, ele cuidou. Eles esperaram a Imprensa sair no dia para remover os corpos. Teve morto que saiu dentro de viaturas da Seres”, escancarou. Ele disse ainda que os policiais, depois de atirarem contra os detentos, foram ordenados a usar facas e outras armas brancas para perfurar os corpos, na tentativa de encobrir a ação bélica. “Ele tentou passar a culpa das mortes para os presos”, destacou.



REVISTA

Essa pessoa, que manteve sigilo, revelou que, apesar da revista feita pelo Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) na quinta-feira passada, onde apreendeu armas, drogas, televisores, celulares e outros objetos proibidos dentro do presídio, grande parte dos materiais permanecem no presídio. A fonte revelou que, na tarde de ontem, traficantes presos aguardavam a entrega de um malote contendo drogas. O material não foi repassado, porém a reportagem flagrou detentos próximos a pedaços de madeiras e barras de ferro, que podem ser usados com armas artesanais. O entulho é da obra de requalificação da unidade prisional.

A fonte detalhou ainda a fragilidade na segurança do PPAB, no que se refere a entrada de objetos no presídio. “Quem quiser pode levar objetos ou pessoas para dentro, basta pagar os policiais da entrada. Para entrar qualquer pessoa que não seja um familiar, é só pagar a partir de R$ 50 ao policial”.