Total de visualizações de página

sábado, 4 de setembro de 2010

Soldado da PM acusado de crime

Soldado da PM acusado de crime

Militar do GATI é o principal suspeito de atirar em um homem na última 5ª feira
LEOPOLDO MONTEIRO

Um sol­da­do do Grupo de Ações Táticas Itinerantes (GATI), lo­ta­do do 12º Batalhão da Polícia Militar, é o prin­ci­pal sus­pei­to de ter ten­ta­do matar um homem, na ma­dru­ga­da da úl­ti­ma quin­ta-feira, no Posto de Gasolina Santa Luzia, lo­ca­li­za­do na ave­ni­da Doutor José Rufino, no bair­ro de Areias, no Recife. O nome do PM não foi di­vul­ga­do pelos agen­tes do Departamento de Homicídio e de Proteção à Pessoa (DHPP), se­gun­do eles, para não atra­pa­lhar as in­ves­ti­ga­ções. A ví­ti­ma do aten­ta­do foi o ope­ra­dor de som Jéfferson Fernando Roberto da Silva, de 29 anos. Moradores da área de­nun­ciam que o posto de ga­so­li­na já foi palco para vá­rios as­sas­si­na­tos, entre eles, um duplo ho­mi­cí­dio, ocor­ri­do no mês de maio do ano pas­sa­do. O sol­da­do en­con­tra-se fo­ra­gi­do.

De acor­do com a po­lí­cia, o crime teria sido mo­ti­va­do por conta de uma dis­cus­são entre o sol­da­do e Jéfferson, que es­ta­vam be­ben­do em uma loja de con­ve­niên­cia do posto de ga­so­li­na. Uma mu­lher, que acom­pa­nha­va o PM, teria sido o pivô do de­sen­ten­di­men­to. Ainda se­gun­do a po­lí­cia, o sus­pei­to, du­ran­te a dis­cus­são, teria sa­ca­do uma arma e ati­ra­do con­tra a ví­ti­ma. Os tiros acer­ta­ram as cos­tas do ope­ra­dor de som, que foi le­va­do por po­pu­la­res para o Hospital da Restauração, no bair­ro do Derby, no Recife. Até o fe­cha­men­to desta edi­ção, a ví­ti­ma per­ma­ne­cia in­ter­na­da no HR, mas o es­ta­do de saúde dela era con­si­de­ra­do es­tá­vel.

O de­le­ga­do de plan­tão da Força Tarefa do Núcleo de Homicídios da Capital, Victor Hugo Rondon, in­for­mou que di­li­gên­cias foram fei­tas na ten­ta­ti­va de pren­der o PM, mas ele não foi en­con­tra­do. “Confirmamos que o sol­da­do teria ten­ta­do matar o homem no local do crime. Várias pes­soas es­ta­vam be­ben­do no posto de ga­so­li­na quan­do acon­te­ceu a con­fu­são. O PM acu­sou a ví­ti­ma de ter as­se­dia­do a mu­lher que es­ta­va em sua com­pa­nhia”, disse o de­le­ga­do. Segundo mo­ra­do­res vi­zi­nhos ao posto de ga­so­li­na, du­ran­te a noite, vá­rias pes­soas se reú­nem no es­ta­be­le­ci­men­to para con­su­mir be­bi­da al­coó­li­ca.

“Não é a pri­mei­ra vez que acon­te­ce um ti­ro­teio en­vol­ven­do pes­soas que bebem na loja de con­ve­niên­cia. As bri­gas tam­bém são cons­tan­tes”, con­tou um re­si­den­te da área. Um co­mer­cian­te, de 32 anos, que tra­ba­lha pró­xi­mo ao local há cerca de dois anos, disse que, no pe­río­do da noite, é pe­ri­go­so pas­sar pelo local. “Tenho medo de es­ti­car o ho­rá­rio do meu co­mér­cio. Quando chega ao final da tarde, já fecho as por­tas”, co­men­tou. A re­por­ta­gem da Folha ten­tou en­trar em con­ta­to com o co­man­dan­te do 12º Batalhão da Polícia Militar, te­nen­te-co­ro­nel Gilmar de Araújo, res­pon­sá­vel pela se­gu­ran­ça do bair­ro de Areias, porém, as li­ga­ções não foram aten­di­das. O caso será in­ves­ti­ga­do pelos agen­tes do DHPP.

PIB per­nam­bu­ca­no cres­ce 12,4% no se­gun­do tri­mes­tre

PIB per­nam­bu­ca­no cres­ce 12,4% no se­gun­do tri­mes­tre

Setor in­dus­trial é um dos prin­ci­pais pro­pul­so­res da eco­no­mia
AU­GUS­TO LEITE

Só uma super crise eco­nô­mi­ca fará com que Pernam­buco não cres­ça em ritmo chi­nês, como as vá­rias ins­tân­cias do Governo re­pe­tem por aí. Ao menos os in­di­ca­do­res já são chi­ne­ses. De acor­do com a pro­je­ção da Agên­cia Condepe/Fi­dem di­vul­ga­da ontem, o Pro­duto Interno Bru­to (PIB) do Estado teve um au­men­to de 12,4% no se­gun­do tri­mes­tre deste ano, na com­pa­ra­ção com o mesmo pe­río­do de 2009. No se­mes­tre, o acu­mu­la­do cor­res­pon­de a um acrés­ci­mo de 9,9%. A ex­pec­ta­ti­va é de que ao final de 2010 o PIB atin­ja a casa de dois dí­gi­tos.

Os es­for­ços de atra­ção do Estado, cons­ta­ta­dos no anún­cio de novas em­pre­sas quase to­das as se­ma­nas, co­lo­cam o seg­men­to in­dus­trial como um dos prin­ci­pais pro­pul­so­res da eco­no­mia per­nam­bu­ca­na. O setor cres­ceu 17,5% no úl­ti­mo tri­mes­tre, im­pul­sio­na­do pela in­dús­tria de trans­for­ma­ção (22%) e pela cons­tru­ção civil (21,2%). O re­tra­to da área de ser­vi­ços, que subiu 11%, ca­mi­nha na mesma di­re­ção. Foram ve­ri­fi­ca­das altas no co­mér­cio (9,9%), trans­por­tes (21,2%) e nas ati­vi­da­des imo­bi­liá­rias (13,7%), in­di­ca­do­res que com­põem o PIB de ser­vi­ços.

“O cres­ci­men­to está an­co­ra­do no mer­ca­do imo­bi­liá­rio, além dos in­ves­ti­men­tos em es­tra­das, bar­ra­gens e na fer­ro­via. Tudo isso está li­ga­do di­re­ta­men­te ao con­su­mo”, ana­li­sou o di­re­tor Executivo de Estudos, Pesquisas e Es­ta­tística da Agên­cia Conde­pe/Fidem, Mau­rí­lio Lima. O co­­mér­cio au­tô­no­mo se man­te­­ve es­tá­vel, en­quan­to o va­re­jis­ta e o ata­ca­dis­ta com­pu­ta­ram altas de 13,2% e 10,4%, res­pec­ti­va­men­te. Resultado das ações de ór­gãos pú­bli­cos para tirar os tra­ba­lha­do­res do co­mér­cio in­for­mal e ainda do sur­gi­men­to de novas opor­tu­ni­da­des de em­pre­go.

Para Maurílio Lima, há uma ten­dên­cia de mu­dan­ça no com­por­ta­men­to da eco­no­mia per­nam­bu­ca­na, prin­ci­pal­men­te no que diz res­pei­to ao seg­men­to de ser­vi­ços, que, hoje, tem um peso de 73%. Segun­do o es­pe­cia­lis­ta, o “ritmo chi­nês” tam­bém não deve durar muito tempo. “Os in­ves­ti­men­tos irão al­te­rar esse per­fil, em­bo­ra os ser­vi­ços con­ti­nuem a in­fluen­ciar mais. O cres­ci­men­to vai acon­­te­cer, mas de ma­nei­ra es­­ta­­bi­li­za­da, pos­si­vel­men­te com uma taxa média me­lhor”, re­fle­tiu.

Depois de so­frer uma que­da de 4,2% no pri­mei­ro tri­mes­tre do ano, a agro­pe­cuá­ria cres­ceu 5,8% nos úl­ti­mos três meses, sem­pre no in­ter­va­lo de tempo si­mi­lar ao de 2009. A pro­du­ção de cana-de-açú­car, que re­pre­sen­ta quase 60% do seg­men­to, re­gis­trou acrés­ci­mo de apro­xi­ma­da­men­te 8%. Entre os tra­ba­lhos agrí­co­las, ape­nas a pe­cuá­ria (-2,1%) caiu, por conta das que­das de pro­du­ção de bo­vi­nos, suí­nos, aves e leite.

PF bate recorde em apreensões de droga

PF bate recorde em apreensões de droga

Renata Coutinho
As apreensões de maconha realizadas pela Delegacia de Polícia Federal, em Caruaru, no mês de agosto, superaram em quase dez vezes as apreensões feitas durante todo o ano passado. O relatório de operações da unidade foi divulgado ontem pelo delegado Humberto Freire. A delegacia tem atuação no Agreste e Sertão, abrangendo 69 cidades do Interior.

Freire classificou agosto como o mês “negro” para os traficantes que agem no Interior do Estado. Segundo os dados, no período, foram apreendidos 146 quilos de maconha, 2,3 quilos de pasta base de cocaína, 500 gramas de cocaína e 25 gramas de crack. Em 2009, foram 15 quilos de maconha e 70 quilos de cocaína. O delegado explicou que as ações de repressão ao tráfico este ano são reflexo de coleta de dados da inteligência da PF. “No primeiro semestre demos ênfase ao mapeamento do tráfico”.

Humberto Freire destacou entre as operações realizadas o fechamento de um laboratório de produção de crack em Caruaru, no dia 13 de agosto. No local foram apreendidos muitos produtos químicos e balanças de precisão, além de droga. Outro caso que chamou a atenção foi a apreensão de 65 quilos de maconha, em São Caetano, no dia 15 do mesmo mês. Durante o mês foram presas 11 pessoas, sendo duas mulheres.

PRISÕES

Três homens foram presos na madrugada de ontem em Caruaru acusados de matar uma grávida, no mês de junho. O delegado Bruno Vital, informou que o trio foi ao bairro São João da Escócia à procura de um vizinho de Ana Clécia Alves, 26, que estava com sete meses de gravidez. O grupo acabou efetuando disparos na rua e atingindo a mulher. Tanto a jovem como o bebê, morreram. Os homens eram ex-presidiários e podem ter relação com outros crimes na cidade. “Os três são envolvidos em assaltos e homicídios”.

Kombeiros são ab­sol­vi­dos por qua­tro votos a três (Quem Matou?)

Kombeiros são ab­sol­vi­dos por qua­tro votos a três

Danúbia Julião, Juliana Aretakis, José Accioly, Priscilla Aguiar e Rochelli Dantas


NA FREN­TE do Fórum de Ipojuca, po­pu­la­ção fes­te­jou sen­ten­ça fa­vo­rá­vel aos réus com fogos de ar­ti­fí­cio


“Foi feita jus­ti­ça” e “a ver­da­de che­gou”, de­sa­ba­fa­ram os kom­bei­ros Marcelo e Valfrido Lira a 0h02 de hoje, de­pois de serem ab­sol­vi­dos por qua­tro votos a três da acu­sa­ção de ten­ta­ti­va de es­tu­pro e de ho­mi­cí­dio du­pla­men­te qua­li­fi­ca­do. “Registre-se”, pro­fe­riu a juíza Andréa Calado Venâncio, após a lei­tu­ra da sen­ten­ça. De um lado o alí­vio e de outro a frus­tra­ção. Os kom­bei­ros co­me­mo­ra­ram ti­mi­da­men­te a ab­sol­vi­ção, mo­men­to em que o co­mer­cian­te José Vieira, pai da ado­les­cen­te Tarsila Gusmão, fe­chou os olhos e co­lo­cou a mão na ca­be­ça. O pai de Maria Eduarda, Antônio Dourado, per­ma­ne­ceu sen­ta­do. Do lado de fora do ple­ná­rio, Marilene de Carvalho Pádua e Lenilda Maria da Silva re­ce­be­ram a no­tí­cia e en­tra­ram para co­me­mo­rar com os pa­ren­tes. “Eu disse e sem­pre acre­di­tei e pedi muito a Deus pen­san­do neles. Sempre acre­di­tei na ino­cên­cia deles. Vai ser uma festa enor­me”, de­sa­ba­fou a mu­lher de Valfrido, Lenilda Maria da Silva, pu­xan­do Marilene para ver a co­me­mo­ra­ção feita em fren­te ao fórum. “ Estou feliz de­mais”. Já no Centro de Triagem, Marcelo che­gou a dizer que era im­pos­sí­vel con­si­de­rar uma acu­sa­ção ba­sea­da em pa­péis de bom­bom e bar­bea­dor. Já Valfrido afir­mou: “foi feita Justiça. Deus sabe de tudo”.

O re­sul­ta­do foi co­me­mo­ra­do com fogos de ar­ti­fí­cio e gri­tos de guer­ra. Nem mesmo a chuva in­ti­mi­dou os ma­ni­fes­tan­tes, que pas­sa­ram horas em fren­te ao fórum a es­pe­ra de um re­sul­ta­do fa­ro­vá­rel aos ir­mãos Lira. Os ad­vo­ga­dos Bruno Santos e Jorge Wellington foram acla­ma­dos pela po­pu­la­ção, que che­gou a car­re­gar no colo o ex-pro­mo­tor de Justiça Miguel Sales. Na tré­pli­ca feita antes da vo­ta­ção dos ju­ra­dos, a de­fe­sa pediu pelo “in dubio pro reo”, ex­pres­são la­ti­na que sig­ni­fi­ca li­te­ral­men­te na dú­vi­da, a favor do réu. “Quem ab­sol­veu eles na ver­da­de foram os pe­ri­tos do IC que, no alto da com­pe­tên­cia deles, es­cla­re­ce­ram todas as dú­vi­das atre­la­das aos autos. Foram os pe­ri­tos que le­va­ram os kom­bei­ros à ab­sol­vi­ção”, des­ta­cou o ad­vo­ga­do Jorge Wellington.

Para Antônio Dourado, a luta não ter­mi­nou. “Perdemos o pri­mei­ro round. Este foi qua­tro a três, mas virão os pró­xi­mos”, sa­lien­tou. José Vieira, que pas­sou boa parte da tré­pli­ca emo­cio­na­do, disse que não de­sis­ti­ria de lutar por Justiça. “Não foi um jul­ga­men­to im­par­cial. Tarsila, olhe, não foi dessa vez ainda, mas pode dizer para Maria Eduarda que pai­nho está firme e forte. Seu pai não sabe quan­to tempo vai viver ainda, mas a gente vai se en­con­trar”, de­sa­ba­fou.

De acor­do com o pro­mo­tor de Justiça Salomão Abdo Aziz, foi in­ter­pos­to um re­cur­so de ape­la­ção junto ao TJPE por de­ci­são con­trá­ria a prova. A as­sis­tên­cia de acu­sa­ção pediu ainda a anu­li­da­de do jul­ga­men­to, pela par­ti­ci­pa­ção do ad­vo­ga­do Bruno Santos na de­fe­sa. “O sen­ti­men­to é de in­jus­ti­ça, em­bo­ra a gente se sinta em parte re­co­nhe­ci­do pelos três votos do con­se­lho de sen­ten­ça”, disse. A ma­nei­ra com que os kom­bei­ros cum­pri­men­ta­ram os ju­ra­dos le­van­tou na acu­sa­ção a sus­pei­ta de que ha­ve­ria algum pa­ren­te dos dois em meio ao Conselho. Ao re­ce­ber os cum­pri­men­tos dos réus, uma ju­ra­da que es­ta­va sen­ta­da no cen­tro da mesa che­gou a co­men­tar que avi­sou que iria dar certo. “Dos sete ju­ra­dos, três eram de Camela e dois de Nossa Senhora do Ó, ci­da­des dos kom­bei­ros. Eu sem­pre disse que o júri é uma sur­pre­sa. Mas já apre­sen­ta­mos o re­cur­so em ple­ná­rio”, sa­lien­tou o pro­mo­tor Ricardo Lapenda.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O policial poderá se aposentar agora com 20 anos de serviço

segunda-feira, 30 de agosto de 2010
O policial poderá se aposentar agora com 20 anos de serviço

Os policiais civis, assim como os demais servidores públicos de todo
País, que exercem atividade de risco já podem entrar com pedido de
aposentadoria especial no momento em que completarem 20 anos de
atividade policial. A previsão foi dada recentemente pelo Mandado de
Injunção 755, ajuizado pelos advogados Roberto Tadeu de Oliveira e
Fabíola Machareth, que representam a Adpesp. O voto foi relatado pelo
ministro Eros Grau.

O recurso fora ajuizado para garantir um direito negado por omissão do
poder público, nesse caso por falta de regulamentação da Constituição.
De acordo com a advogada Fabíola Machareth, a Previdência Social
publicou no Diário Oficial da última quarta-feira (28/7)uma instrução
normativa que só vem a corroborar com a decisão dada pelo Supremo
Tribunal Federal anteriormente.

A Instrução Normativa de número 1 estende ao servidor público um
benefício que já é concedido aos trabalhadores das empresas privadas,
que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em 2005, a Emenda Constitucional 47 alterou o parágrafo 4.º do artigo
40 da Constituição e passou a prever a aposentadoria especial também
aos servidores. A falta de regulamentação, contudo, fez com que
diversos mandados de injunção chegassem ao Supremo. Um deles foi o
755/2007 ajuizado pela Adpesp.

Atualmente, a lei estadual está derrogada na parte em que exige 30
anos de contribuição e idade mínima. Basta, portanto, cumprir o
requisito de 20 anos de efetivo exercício da atividade policial,
dispensando, pois, os demais requisitos.

Por fim, o advogado Roberto Tadeu explica que os interessados, que se
encaixam nessas especificidades, devem entrar com pedido
administrativo para requerer a aposentadoria especial. Caso seja
negado, ele deverá recorrer ao Judiciário.

Fonte: Blog Policial Br

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O "dinheiro do Lula"

Bando rou­ba ban­cos e dá moe­das


SÃO PAULO (Folhapress) - Oito ho­mens ves­ti­dos com rou­pas do Exército e for­te­men­te ar­ma­dos as­sal­ta­ram na manhã da úl­ti­ma se­gun­da-feira duas agên­cias ban­cá­rias em Condeúba, a 700 qui­lô­me­tros de Salvador. O grupo agiu si­mul­ta­nea­men­te nas agên­cias do Banco do Bra­sil e do Bradesco, que são as úni­cas da ci­da­de e ficam a cerca de 30 me­tros uma da outra. A ação durou 28 mi­nu­tos, se­gun­do a po­lí­cia, e nin­guém ficou fe­ri­do.


Os as­sal­tan­tes fi­ze­ram um “cor­dão hu­ma­no” com clien­tes nas por­tas, para evi­tar ações da po­lí­cia, e fu­gi­ram com três re­féns. Na saída, dis­tri­buí­ram moe­das a quem es­ta­va fora dos ban­cos, di­zen­do que era “di­nhei­ro do Lula”, con­for­me in­for­mou a po­lí­cia. O valor rou­ba­do não foi di­vul­ga­do, mas a po­lí­cia es­ti­ma que era alto, pois segunda foi o dia de pa­ga­men­to a ser­vi­do­res pú­bli­cos.



Nas duas agên­cias, os as­sal­tan­tes ati­ra­ram em vi­dros e re­ti­ra­ram todo o di­nhei­ro dos co­fres e cai­xas. Os bandidos fugiram em uma ca­mi­nho­ne­te Ranger de cor bran­ca e, após seis quilômetros, li­be­rou os re­féns e in­ci­ne­rou o veí­cu­lo. Não há pis­tas dos as­sal­tan­tes.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Soldado permanece em estado grave ( Foi uma Fatalidade)

Soldado permanece em estado grave

Vítima passou por uma cirurgia e encontra-se entubada na UTI do HR
Marcela Alves
Continua em es­ta­do grave o sol­da­do do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Anderson Luiz Borges do Nascimento. Ele se en­vol­veu em um aci­den­te na úl­ti­ma sexta-feira, quan­do ele e o sol­da­do Paulo Cosme da Silva es­ta­vam no alo­ja­men­to da sede do ba­ta­lhão, no Cais de Santa Rita, bair­ro de São José. A arma de Paulo dis­pa­rou aci­den­tal­men­te e atin­giu Anderson no ab­dô­men. O po­li­cial pas­sou por ci­rur­gia e per­ma­ne­cia en­tu­ba­do na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o fe­cha­men­to desta edi­ção.

De acor­do com a as­ses­so­ria da Polícia Militar (PM), ambos ti­nham aca­ba­do de sair do ser­vi­ço po­li­cial e es­ta­vam se pre­pa­ran­do para ir em­bo­ra. “Os dois es­ta­vam no alo­ja­men­to, tro­can­do de roupa, quan­do a bolsa de Paulo, onde a arma es­ta­va guar­da­da, caiu e o re­vól­ver dis­pa­rou aci­den­tal­men­te”, ex­pli­cou a Assessoria de im­pren­sa da cor­po­ra­ção. A arma que feriu Anderson era um re­vól­ver ca­li­bre 38, que não pos­sui me­ca­nis­mo de trava de se­gu­ran­ça. Ander­son é recém in­gres­so da po­lí­cia. Ele atua na ins­ti­tui­ção desde o pri­mei­ro se­mes­tre deste ano, na úl­ti­ma turma de po­li­ciais for­ma­da.

Logo após o aci­den­te, An­derson foi ime­dia­ta­men­te so­cor­ri­do para o Hospital da Restauração (HR), no Derby. “Ele che­gou aqui ainda na noite da sexta e du­ran­te a ma­dru­ga­da ele pas­sou por uma ci­rur­gia, mas ainda está em es­ta­do grave”, con­tou o co­mis­sá­rio do Posto Policial do HR, o sol­da­do Isaías Car­neiro.

O co­man­dan­te do 16º Batalhão, te­nen­te-co­ro­nel Gilvandir Vicente, in­for­mou que o sol­da­do Paulo Cosme foi au­tua­do por lesão cor­po­ral e re­co­lhi­do para o Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Cre­ed). “A bolsa onde a arma es­ta­va guar­da­da apre­sen­ta­va uma per­fu­ra­ção do tiro. Isso con­fi­gu­rou como a lesão e o po­li­cial foi re­co­lhi­do para o Creed”, ex­pli­cou o ofi­cial. Durante a ma­dru­ga­da do úl­ti­mo sá­ba­do, uma co­mis­são de plan­tão da Cor­regedoria já ini­ciou os tra­ba­lhos de in­ves­ti­ga­ção e rea­li­zou as pri­mei­ras ou­vi­das, in­clu­si­ve, de Paulo Cosme. A cor­re­ge­do­ria abri­rá um pro­ces­so ad­mi­nis­tra­ti­vo para in­ves­ti­gar o caso.

domingo, 29 de agosto de 2010

Bando detido com pequeno arsenal

Bando detido com pequeno arsenal

Com o grupo foi apreendido um fuzil das Forças Armadas, pistola e revólver
JOSÉ ACCIOLY

Cartuchos de fuzil 7.62, ex­clu­si­vo das Forças Armadas, uma pis­to­la 380, um re­vól­ver ca­li­bre 38, duas far­das de vi­gi­lan­tes, peças de car­ros da po­lí­cia, cinco ce­lu­la­res e dois veí­cu­los rou­ba­dos. Todo esse ma­te­rial foi en­con­tra­do num sítio em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, du­ran­te ope­ra­ção da Polícia Militar. No mesmo local, cinco pes­soas, sendo uma ado­les­cen­te de 15 anos, foram de­ti­das. Entre os acu­sa­dos está um homem que foi preso du­ran­te o as­sal­to à agên­cia do Banco do Bra­sil, no mu­ni­cí­pio de Alagoa No­va, na Paraíba, em março desse ano.

Milena Morgana da Conceição Alves, de 21 anos; Tarcísio Hen­rique da Silva, de 23 anos; Ander­son Fausto Guimarães, de 21 anos; e José Florêncio de Lima, de 30 anos, o Duda, es­ta­vam no sítio Areial quan­do foram presos por po­li­ciais do 18º Ba­talhão da PM.

No local, os sol­da­dos en­con­traram as armas, guar­da­das num dos quar­tos do local, mu­ni­ções do fuzil de­fla­gra­das e ou­tras in­tac­tas, além dos ce­lu­la­res. En­terrados pró­xi­mo à casa, a po­lí­cia lo­ca­li­zou duas far­das de vi­gi­lan­tes e um par de al­ge­mas, usa­dos pela qua­dri­lha em as­sal­tos na lo­ca­li­da­de. Um ca­mi­nhão F-4000, de placa KHH-9983, e um Uno bran­co, de placa KIK-3625, todos rou­ba­dos, tam­bém foram apre­en­di­dos.

De acor­do com a po­lí­cia, o grupo pla­ne­ja­va as­sal­tar um banco no mu­ni­cí­pio de Ipojuca. Eles foram des­co­ber­tos por meio de uma in­ter­cep­ta­ção te­le­fô­ni­ca feita pela Inteligência da PM. Na li­ga­ção, Duda con­ver­sa­va com os de­mais com­par­sas, re­pas­san­do pla­nos para a pró­xi­ma in­ves­ti­da cri­mi­no­sa. “Desde que ele fugiu da ca­deia, na Paraíba, veio para Pernambuco e es­ta­va ar­re­gi­men­tan­do um novo grupo para rea­li­zar as­sal­tos a banco. Inter­ceptamos uma li­ga­ção que veio de Ponte dos Carvalhos, onde um grupo pla­ne­ja­va um as­sal­to. A in­ves­ti­ga­ção apon­tou o grupo”, ex­pli­cou o sar­gen­to do 18º BPM, Marcone Wanderley.

As in­ves­ti­ga­ções du­ra­ram mais de um mês, e vi­zi­nhos e in­for­man­tes da po­lí­cia re­ve­la­ram que o sítio fun­cio­na­va como local para trei­na­men­to da qua­dri­lha.”Vizinhos in­for­ma­ram que Duda des­fi­la­va com as armas pelo local. Acreditamos que ele es­ta­va trei­nan­do o pes­soal para as­sal­tar”, acres­cen­tou o sar­gen­to do 18º BPM Sidney Barros.

Durante o as­sal­to na Paraíba, José Florêncio ficou res­pon­sá­vel pela fuga dos ban­di­dos e aca­bou preso pela Polícia Federal (PF), que sur­preen­deu a ação cri­mi­no­sa. A PF e os ban­di­dos tro­ca­ram tiros e qua­tro la­drões mor­re­ram, entre eles o líder do grupo, iden­ti­fi­ca­do por Parazinho.

Ele che­gou a ficar preso, mas con­se­guiu fugir pa­gan­do R$ 75 mil. Há a in­for­ma­ção de que ele “fa­tu­rou”, pelo as­sal­to, R$ 400 mil. Os in­te­gran­tes ne­ga­ram en­vol­vi­men­to na qua­dri­lha e Duda as­su­miu por­tar as armas. Ele des­con­ver­sou estar mon­tan­do novo grupo para rea­li­zar as­sal­tos.

“Fugi da ca­deia e vim para cá, para morar. Saí dessa vida cri­mi­no­sa”, ale­gou. A ado­les­cen­te apreen­di­da foi le­va­da para o plan­tão da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), na Boa Vista, Recife, e foi li­be­ra­da. Os de­mais foram au­tua­dos por for­ma­ção de qua­dri­lha, re­cep­ta­ção de pro­du­to rou­ba­do, posse ile­gal de mu­ni­ção. José Florêncio, Anderson e Tarcísio foram en­ca­mi­nha­dos para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, en­quan­to que Milena Morgana foi para a Colônia Penal Feminina do Recife.

Pesquisas indicam vitória de Humberto e Maciel ( Como o ditado diz: Pernambucanos têm memória fraca)

Pesquisas indicam vitória de Humberto e Maciel

Armando Ne­to apa­re­ce em ter­­cei­ro, e Jungman em quarto
MAGNO MAR­TINS
Apesar da fol­ga­da dis­tân­cia que se­pa­ra o go­ver­na­dor Edu­ar­do Campos de Jarbas, seu prin­cipal opo­si­tor, na cor­ri­da para o Senado o se­na­dor Mar­co Maciel (DEM) ainda con­ti­nua em se­gun­do lugar com 37%, en­quan­to Humber­to Cos­ta, do PT, li­de­ra com 49%. Os nú­me­ros são do Ibo­pe. Armando Ne­to, do PTB, apa­re­ce em ter­­cei­ro com 28%. E Jungman, do PPS, em úl­ti­mo, com 10%.

A pes­qui­sa foi feita entre os dias 24 e 26, com 1.806 en­tre­vis­tas. A mar­gem de erro é de dois pon­tos, para mais ou me­nos. O le­van­ta­men­to está re­gis­tra­do no TRE-PE (pro­to­co­lo nº 41550/ 2010) e no TSE (26038/2010).

Já pelo Datafolha, cuja pes­qui­sa foi feita nos dias 23 e 24, Costa pas­sou de 40% para 44% das in­ten­ções de voto, en­quan­to Maciel, em se­gun­do, está com 33%. O de­pu­ta­do fe­de­ral Armando Monteiro Neto (PTB) pas­sou de 25% para 29%. Raul Jung­mann, do PPS, apa­re­ce em quar­­to lugar, com 11%.

Simone Fontana e Hélio Ca­­bral, ambos do PSTU, apa­re­cem com 2% das in­ten­ções de vo­to cada um, Renê Pa­triota (PV), Jerônimo Ri­beiro (PSOL), Danúbio A­guiar (PCB), Délio Mendes (PCB) e Lairson Lu­cena (PRTB) ti­ve­ram 1% das ci­ta­ções cada um.

O Datafolha ouviu 1.091 elei­to­res em 38 mu­ni­cí­pios per­nam­­bu­ca­nos. Contratada pela Folha e pela Rede Glo­bo, a pes­qui­sa está re­gis­tra­da no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nú­me­ro 25.402/2010.

Contax abre duas mil vagas em Pernambuco

CALL CENTER -
Contax abre duas mil vagas em Pernambuco

ROCHELLI DANTAS
Os que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho podem atualizar o currículo. A Contax, empresa de call center, está selecionando profissionais para pre­encher 7,4 mil vagas em sete es­tados onde opera. Em Per­nam­buco, estão sendo oferta­das duas mil vagas. As demais oportunidades são para o Rio de Janeiro (530), Ceará (540), Bahia (1,1 mil), Minas Ge­rais (1 mil), São Paulo (1,9 mil) e Rio Grande do Sul (370). To­das as ofertas são para o cargo de atendente de contact center.

Para concorrer, os candidatos precisam ter idade mínima de 18 anos, segundo grau completo, boa comunicação verbal e conhecimentos básicos de informática. A seleção será composta por entrevistas, testes de português, matemática e dinâmicas de grupo. Além da carteira assinada, a empresa oferece assistência médica e odontológica, vale-refeição e vale-transporte. Os aprovados também participarão de treinamentos e poderão aproveitar convênios com faculdades.

Os interessados devem entregar o currículo em uma das quatro unidades da empresa instaladas no Estado (rua do Prín­­cipe, 156 - Boa Vista; rua Almeida Cunha, 40 - Boa Vista; rua da Aurora, 1675 - Santo Ama­ro; rua 24 de Agosto, s/n - Santo Amaro). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. O cadastro também pode ser realizado por meio do www.contax.com.br, na área Trabalhe Conosco.

Atualmente, a Contax possui 81,4 mil funcionários em 32 unidades de atendimento localizadas em sete estados do Brasil e no Distrito Federal. Há nove anos no mercado, a empresa atende a 71 clientes corporativos, entre os quais estão os maiores bancos brasileiros, empresas do setor de telecomunicações, de TV a cabo, de processamento de cartões de crédito e distribuidoras de energia elétrica.

Assalto e pânico em banco

Assalto e pânico em banco

Quadrilha invadiu agência, em Olinda, levando 2 malotes de dinheiro
ALEXANDRE FERREIRA
Algumas horas de­pois que a po­lí­cia apre­sen­tou in­te­gran­tes de uma qua­dri­lha de as­sal­tan­tes de ban­cos, du­ran­te uma co­le­ti­va rea­li­za­da na manhã de ontem, para a im­pren­sa, mais um banco foi as­sal­ta­do na Região Metro­politana do Recife. Desta vez o alvo foi a agên­cia Marcos Freire, da Caixa Econô­mica Federal (CEF), lo­ca­li­za­da na ave­ni­da Getúlio Vargas, em Bairro Novo, Olinda. Seis ho­mens che­ga­ram na agên­cia por volta das 12h50, en­tra­ram e saí­ram car­re­gan­do dois ma­lo­tes de di­nhei­ro - a quan­tia rou­ba­da não foi di­vul­ga­da. Antes de saí­rem, eles tro­ca­ram tiros com se­gu­ran­ças de um carro forte que che­gou ao local du­ran­te o as­sal­to e fi­ze­ram, por al­guns mi­nu­tos, uma clien­te de refém. Ninguém ficou fe­ri­do e os as­sal­tan­tes fu­gi­ram.

Segundo a Polícia Federal, a qua­dri­lha foi fil­ma­da por câ­me­ras que estão ins­ta­la­das do lado de fora da agên­cia, o que irá aju­dar no re­co­nhe­ci­men­to do bando. Quando che­ga­ram ao banco, três as­sal­tan­tes en­tra­ram no es­ta­be­le­ci­men­to, com duas pis­to­las de brin­que­do, fei­tas de plás­ti­co, en­quan­to os ou­tros três fi­ca­ram dando co­ber­tu­ra do lado de fora. Dentro da agên­cia, os três ho­mens se apro­xi­ma­ram dos qua­tro se­gu­ran­ças e os ren­de­ram com as armas de plás­ti­co e pe­ga­ram as suas armas. Em se­gui­da, o grupo re­co­lheu dois ma­lo­tes de di­nhei­ro dos cai­xas. Depois se di­ri­gi­ram até o pe­nhor, le­van­do mais di­nhei­ro.

Nesse mo­men­to, um carro forte, que tra­zia di­nhei­ro para a agên­cia, es­ta­cio­nou no local. Os se­gu­ran­ças do carro forte des­ce­ram e os as­sal­tan­tes que ha­viam fi­ca­do do lado de fora do banco tro­ca­ram tiros com eles. A cor­re­ria foi gran­de nas re­don­de­zas da agên­cia, que fica em uma das vias mais mo­vi­men­ta­das de Olinda. Pe­destres cor­re­ram para todos os lados e os lo­jis­tas das ga­le­rias que exis­tem nas pro­xi­mi­da­des fe­cha­ram suas lojas. Todos re­cean­do balas per­di­das. “Foi uma cor­re­ria da­na­da. Todo mundo de­ses­pe­ra­do sem saber di­rei­to para onde ir”, co­men­tou a es­tu­dan­te Maria Eduarda. Durante o ti­ro­teio, um Gol es­ta­cio­na­do ao lado da agên­cia foi al­ve­ja­do, mas nin­guém ficou fe­ri­do.

Os la­drões que es­ta­vam den­tro do banco se as­sus­ta­ram ao ouvir tiros na rua e fi­ze­ram uma clien­te de refém para saí­rem da agên­cia. Na rua, eles li­ber­ta­ram a refém e rou­ba­ram o carro de uma ad­vo­ga­da, um Siena prata de pla­cas de Olinda KLK-9185, para fugir. Usaram ainda um Gol bran­co, que não teve a placa ano­ta­da. Uma se­nho­ra, clien­te do banco, pas­sou mal e foi aten­di­da pelo Samu, mas foi li­be­ra­da logo de­pois. Em se­gui­da, todos os fun­cio­ná­rios foram li­be­ra­dos e a agên­cia foi fe­cha­da. De acor­do com a po­lí­cia, a ação durou cerca de 15 mi­nu­tos.

Policiais rea­li­zam di­li­gên­cias para ten­tar cap­tu­rar os as­sal­tan­tes, mas não ti­ve­ram su­ces­so até o fe­cha­men­to desta edi­ção. “A Polícia Militar man­tém um po­li­cia­men­to os­ten­si­vo aqui nes­sas vias. Temos bas­tan­te aten­ção com os ban­cos, mas não po­de­mos ver o que acon­te­ce lá den­tro. Essas agên­cias têm que ado­tar uma maior se­gu­ran­ça in­ter­na”, des­ta­cou o te­nen­te co­ro­nel do 1º BPM, Marinaldo de Lima.

Diretores do Sindicato dos Bancários es­ti­ve­ram no local e re­cla­ma­ram da falta de se­gu­ran­ça das agên­cias do Estado. Em 2010, já ocor­re­ram 22 as­sal­tos a ban­cos na Região Metropolitana. “No caso de hoje, se exis­tis­se um obs­tá­cu­lo fí­si­co entre os vi­gi­lan­tes e os clien­tes, os as­sal­tan­tes não te­riam se apro­xi­ma­do deles”, des­ta­cou o se­cre­tá­rio do Sindicato, João Rufino.

Quase 50% da po­pu­la­ção está com ex­ces­so de peso (Comer bem não é comer muito!)

Quase 50% da po­pu­la­ção está com ex­ces­so de peso

Dado é de aná­li­se nu­tri­cio­nal rea­li­za­da por pes­qui­sa do IBGE

RIO DE JA­NEI­RO (Folha­press) - O bra­si­lei­ro está mais gordo e o pon­tei­ro da ba­lan­ça está su­bin­do cada vez mais rá­pi­do. Quase me­ta­de da po­pu­la­ção (49%) está acima do peso, de acor­do com a aná­li­se nu­tri­cio­nal dos dados da Pesquisa de Orçamentos Fami­liares (POF). Na úl­ti­ma pes­qui­sa sobre o tema, re­fe­ren­te a 2002 e 2003, 41% da po­pu­la­ção tinha ex­ces­so de peso. Se­gundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), caso man­te­nha o atual ritmo de ex­pan­são, em dez anos o Brasil terá a mesma pro­por­ção de pes­soas acima do peso que os EUA têm hoje, de dois ter­ços da po­pu­la­ção.

“A po­pu­la­ção bra­si­lei­ra está en­gor­dan­do, fa­zen­do pouca ati­vi­da­de fí­si­ca e mu­dan­do seu pa­drão ali­men­tar de ma­nei­ra ina­de­qua­da. Isso acen­de a luz ver­me­lha do ponto de vista da saúde ­pública’’, disse o mi­nis­tro da Saúde, José Gomes Temporão. Entre os as­pec­tos po­si­ti­vos da pes­qui­sa, Tempo­rão co­me­mo­rou a queda da des­nu­tri­ção in­fan­til.

Para o coor­de­na­dor do Nú­cleo de Pes­quisas Epidemioló­gicas em Nutrição e Saúde da USP, Car­los Augusto Monteiro, a obe­si­da­de está to­man­do o lugar do ta­ba­co como prin­ci­pal amea­ça à saúde pú­bli­ca. “Os dois fa­to­res que mais pro­du­zem doen­ça e morte no mundo são a obe­si­da­de e o ta­ba­co. No Brasil, es­ta­mos, fe­liz­men­te, di­mi­nuin­do o per­cen­tual de fu­man­tes”.

A pes­qui­sa mos­tra que 50,1% dos ho­mens estão acima do peso. Para eles, a renda é um dos fa­to­res de­ter­mi­nan­tes no au­men­to de peso. Entre os ho­mens com renda fa­mi­liar men­sal de cinco sa­lá­rios mí­ni­mos ou mais, 63,2% estão acima do peso. O per­cen­tual de ex­ces­so de peso entre as mu­lhe­res não obe­de­ce a mesma regra. Entre as re­giões, o Sul con­cen­tra o maior pa­ta­mar de ho­mens e mu­lhe­res acima do peso.

O ex­ces­so de peso in­clui as pes­soas que estão acima do peso e as obe­sas. A ade­qua­ção do peso é de­ter­mi­na­da pelo Índice de Massa Corporal (IMC), um pa­râ­me­tro de­fi­ni­do pela Organização Mundial de Saúde, que re­la­cio­na peso e al­tu­ra. Pessoas obe­sas têm IMC su­pe­rior a 30 kg/metro qua­dra­do. Pessoas acima do peso têm um in­di­ca­dor entre 25 e 30 kg/m².
AGRI­CUL­TOR -
Pai cap­tu­ra­do por es­tu­prar a filha

ALE­XAN­DRE FER­REI­RA Da edi­to­ria de Grande Recife
A po­lí­cia pren­deu, ontem, em Caruaru, um agri­cul­tor sus­pei­to de es­tu­prar a filha, de 9 anos. O homem de 52 anos foi de­ti­do em cum­pri­men­to a um man­da­do de pri­são pre­ven­ti­va. O agri­cul­tor foi en­con­tra­do no Sítio Guaribas, na zona rural do mu­ni­cí­pio, onde re­si­dia. Ele res­pon­de­rá por es­tu­pro de vul­ne­rá­vel e amea­ça. O agri­cul­tor foi re­co­lhi­do ao Presídio Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.

O agri­cul­tor foi de­nun­cia­do pela pró­pria es­po­sa. A mu­lher des­con­fiou dele no dia em que fla­grou o seu ma­ri­do em um dos quar­tos da re­si­dên­cia da fa­mí­lia com a sua filha, no final do mês de maio. O homem es­ta­va fe­chan­do o ziper de sua calça, en­quan­to a me­ni­na es­ta­va pró­xi­ma ao col­chão. Naquele mo­men­to, a mu­lher ques­tio­nou o ma­ri­do sobre o que es­ta­va acon­te­cen­do, mas ele disse que não era nada e des­con­ver­sou.

“A mãe ficou muito des­con­fia­da e pas­sou a ques­tio­nar a crian­ça, que ini­cial­men­te ne­ga­va tudo. Mas, de­pois, a me­ni­na aca­bou con­tan­do que o pai a es­ta­va vio­len­tan­do há cerca de dois anos”, co­men­tou a ti­tu­lar da Delegacia da Mulher de Caruaru, Sérvula Wallesca. O pai amea­ça­va a me­ni­na para qua não re­ve­las­se nada. Em junho, a mu­lher de­nun­ciou o ma­ri­do.