Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pitbull pega 17 anos de prisão

Grande Recife // Crime
PM é condenado a 17 anos de prisão por morte de dentista
Publicado em 04.11.2010, às 21h16
Do JC Online
Com informações do Jornal do Commercio

O policial militar Douglas Dias de Araújo, o "Douglas Pitbull", foi condenado nesta quinta-feira (4) a 17 anos de prisão, em regime fechado, pela morte do dentista Petrus Soares, ocorrido em 2005. O julgamento durou toda a tarde e o acusado recebeu a sentença do juiz Ernesto Bezerra Cavalcanti, pelo crime de homicídio duplamente qualificado. O policial permanecerá detido no Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), em Paratibe, Paulista, e, depois de processo transitado em julgado, seguirá para a Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá.

O dentista foi assassinado dentro do carro, quando voltava do trabalho (o Hospital Geral de Areias) para casa, em San Martin, Zona Oeste. Ele levou seis tiros. O crime ocorreu depois de Petrus ter se desentendido com um colega de trabalho, o médico José Carlos Spinelli. Este teria assediado a mulher do dentista e por isso os dois se envolveram em uma briga que durou oito anos e resultou na morte de Petrus.

Spinelli já foi condenado em setembro deste ano a 17 anos de reclusão por ser o mandante do crime. O médico responde pelo crime em liberdade e a defesa já anunciou que irá recorrer da sentença. Uma terceira pessoa, acusada de ter dado cobertura aos pistoleiros contratados por Douglas Pitbull. Trata-se de Edinaldo Barbosa da Silva Júnior, o Pirulito, condenado a 15 anos de reclusão, em regime fechado. O acusado cumpre pena na Penitenciária R. Pessoa Guerra, em Limoeiro.

A polícia ainda identificou outras quatro pessoas que teriam participado do assassinato. Três delas, no entanto, estariam mortas e a outra, foragida.

Proposta Apresentada

ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DOS CABOS E SOLDADOS (ACS – PE)
ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DE PERNAMBUCO (ASSPE)
ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES ESTADUAIS DE PERNAMBUCO (AME – PE)
UNIÃO DOS MILITARES DO BRASIL (UMB)
FORÇA ÚNICA

Recife, 04 de novembro de 2010

Da: Comissão das entidades representativas
de policiais e bombeiros militares
Ao: Governo do Estado
Att. Comando Geral da Polícia Militar

As entidades representativas de policiais e bombeiros militares abaixo relacionadas formaram uma comissão de estudos sobre os salários dos policiais e bombeiros militares. Conforme entendimento desta comissão em reunião realizada no dia 03/11, segue em anexo proposta de aumento salarial, contemplando de maneira satisfatória, do Soldado ao Coronel.
A comissão votou pela implantação do subsídio para repor as perdas salariais acumuladas ao longo dos últimos oito anos, bem como contemplar tanto Ativos quanto Inativos e pensionistas, proporcionando uma segurança jurídica estável. Importante frisar que o resultado desta tabela teve como base o piso salarial da PEC 300, ou seja, o valor de R$ 3.500,00 para o soldado, escalonando os demais valores proporcionalmente.


Lembramos que tudo o que discutimos tem como parâmetro os anseios da tropa, cuja expectativa é que a tabela venha a vigorar a partir de janeiro de 2011.
Sem mais para o momento, nos colocamos à disposição para esclarecimentos,

______________________________________________________
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DOS CABOS E SOLDADOS (ACS – PE)

______________________________________________________
ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DE PERNAMBUCO (ASSPE)

______________________________________________________
ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES ESTADUAIS DE PERNAMBUCO (AME – PE)

______________________________________________________
UNIÃO DOS MILITARES DO BRASIL (UMB)

______________________________________________________
FORÇA ÚNICA





ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DOS CABOS E SOLDADOS (ACS – PE)
ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DE PERNAMBUCO (ASSPE)
ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES ESTADUAIS DE PERNAMBUCO (AME – PE)
UNIÃO DOS MILITARES DO BRASIL (UMB)
FORÇA ÚNICA

PROPOSTA DE AUMENTO SALARIAL 2011
ANEXO ÚNICO


POSTO/ GRADUAÇÃO
SUBISÍDIO 1
VALOR 2
%
CORONEL
15.765,77 (1)
100,0 (2)

TEN CORONEL
13.731,99 (1)

87,1 (2)

MAJOR
12.092,35 (1)

76,7 (2)

CAPITÃO
10.988,74 (1)

69,7 (2)

1º TEM
9.159,91 (1)

58,1 (2)

2º TEM
8.324,33 (1)

52,8 (2)

ASPIRANTE
7.567,57 (1)

48,0 (2)

AL OF 3º ANO
3.074,33 (1)

19,5 (2)

AL OF 1º E 2º ANO
2.333,33 (1)

14.8 (2)

SUBTENENTE
7.488,74 (1)

47,5 (2)

1º SARGENTO
6.653,15 (1)

42,2 (2)

2º SARGENTO
5.833,33 (1)

37,0 (2)

3º SARGENTO
4.997,75 (1)

31,7 (2)

CABO
4.430,18 (1)

28,1 (2)

SOLDADO
3.500,00 (1)

22,2 (2)

Entidades entregam proposta de reajuste salarial

Entidades entregam proposta de reajuste salarial


As negociações salariais dos policiais e bombeiros militares
continuam. Na manhã desta quinta-feira (04/11), líderes de entidades
representativas estiveram reunidos no Quartel do Comando Geral e
entregaram uma proposta, a qual foi elaborada em conjunto, com o
objetivo de atender a Praças e Oficiais, Ativos, Inativos e
pensionistas (segue em anexo).

O documento foi elaborado pelas seguintes entidades: Associação
Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE), Associação dos
Subtenentes e Sargentos (ASSPE), Associação dos Militares Estaduais
(AME- PE), União dos Militares do Brasil (UMB) e Força Única.

O consenso entre as entidades é a implantação do subsídio, tal qual já
acontece em estados como Paraná, Bahia e Paraíba. Desta forma, acabam
os “penduricalhos”, ou seja, as gratificações que apenas são
percebidas na Ativa, prejudicando o policial e o bombeiros na
Inatividade.

Importante lembrar que em meados de março, o Governo do Estado
assumiu com as entidades, o compromisso de retomar as negociações
salariais em novembro, após as eleições. A primeira reunião aconteceu
na semana passada, na qual foi repassada a existência de pelo menos
duas propostas, as quais ainda deverão ser analisadas. A expectativa
é que tudo seja definido até o dia 22 de novembro, prazo limite de
envio de projetos a serem votados na Assembléia Legislativa.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Polícia dispara contra homens que instalavam circuito de TV em banco

Polícia dispara contra homens que instalavam circuito de TV em banco

Publicado em 04.11.2010, às 02h47
Do JC Online
Com informações da TV Jornal

Um mal-entendido por pouco não terminou em tragédia no início da madrugada desta quinta-feira (4) no bairro de Peixinhos, em Olinda. Ao notar a presença de quatro homens dentro da agência do banco Itaú da Avenida Presidente Kennedy, policiais militares dispararam contra o grupo, achando que se tratava de mais um caso de assalto a banco no Grande Recife. Os supostos bandidos eram, na verdade, profissionais de uma empresa de segurança que instalavam um circuito interno de TV. Apesar dos tiros e das vidraças estilhaçadas, ninguém ficou ferido.

A confusão começou pouco depois da meia-noite. A viatura passava pelo local, quando os policiais perceberam uma movimentação estranha na agência. Em frente ao banco, duas motos e um Gol sem identificação reforçaram a suspeita dos PMs. Em contato com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), os militares se certificaram que ninguém havia notificado o Ciods sobre o caso e decidiram realizar a abordagem.

Quando os policiais se aproximaram da entrada do banco, os homens que realizavam o serviço teriam corrido e provocado a reação dos militares, que começaram a disparar contra eles. Algumas testemunhas chegaram a relatar que o segurança da agência, que também estaria no local, revidou e atirou contra os policiais. Apesar da intensa troca de tiros, as balas não atingiram ninguém.

Durante a madrugada, os envolvidos na confusão prestavam depoimento na delegacia de plantão de Peixinhos. "Se tratou de um grande mal-entendido. A polícia achou que se tratava de um assalto e agiu com energia. Tivemos alguns danos... A vidraça foi estourada, a parede ficou com marcas de bala, mas graças a Deus ninguém ficou ferido. Estamos ouvindo todos e em seguida iremos liberá-los", explicou o delegado de plantão Carlos Onofre.

O Estado de Pernambuco vive uma onda de arrombamentos de caixas eletrônicos nos últimos tempos. Na última terça-feira (2), a Polícia Federal (PF) conseguiu evitar mais uma investida ao prender dois homens que se preparavam para cometer mais um crime desse tipo. O alvo seria o caixa eletrônico da loja de conveniência de um posto de gasolina localizado no quilômetro 5 da Estrada de Aldeia, no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.

Este ano, em Pernambuco, a polícia já registrou 46 investidas a caixas eletrônicos, das quais em 30 os ladrões conseguiram levar o dinheiro. Na maioria dos crimes, os bandidos utilizaram explosivos e maçaricos para abrir os terminais. As quadrilhas não só atuam em lojas e mercadinhos, como também fazem investidas a caixas eletrônicos localizados na área de autoatendimento das agências bancárias.

MEC vai liberar livro de Monteiro Lobato ( Racismo no Brasil não existe)

MEC vai liberar livro de Monteiro Lobato


BRASÍLIA (AE) - Com base em críticas encaminhadas ao governo, o ministro da Educação, Fernando Haddad, decidiu não acatar o polêmico parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que recomendava excluir “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, da lista de livros distribuídos às escolas. Divulgado na semana passada, o parecer apontou preconceito racial na obra, que conta a história da caçada de uma onça por Pedrinho e personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Mas, por decisão de Haddad, o parecer terá de ser revisto.

No máximo, haverá uma recomendação para que a editora inclua uma explicação do conteúdo do livro, publicado pela primeira vez em 1933, sobretudo quando trata de Tia Nastácia, empregada doméstica negra da história, e de animais como urubu e macaco. “Recebi muitas manifestações para afastar qualquer hipótese, ainda que por razões justificadas, de censura ou veto a uma obra, sobretudo de Monteiro Lobato”, disse o ministro. “Eu relativizaria o juízo que foi feito”, afirmou Haddad, sobre o parecer do CNE. E completou: “Pessoalmente, não vejo racismo”.

A legislação prevê que obras distribuídas à rede escolar tenham o conteúdo analisado e possam ser excluídas da lista por referências homofóbicas ou racistas. “Há casos em que livros devem ser afastados, mas não no caso de um clássico como ‘Caçadas de Pedrinho’.“

Fernando Haddad disse que vai respeitar o prazo de 30 dias para o recurso, contados a partir da divulgação do parecer do CNE, mas antecipou sua decisão de não homologar o texto pela “quantidade incomum” de manifestações de especialistas que, segundo ele, não veem prejuízo à adoção do livro nas escolas. “O conselho pode até recomendar que as editoras se preocupem em contextualizar referências racistas, sem mutilar a obra, puxar uma nota de rodapé e explicar”, disse Haddad.

Governo anuncia pagamento do 13º e antecipação do salário

Governo anuncia pagamento do 13º e antecipação do salário para servidores do Estado

Do Blog da Folha

O governador Eduardo Campos anunciou hoje (03) duas boas notícias para os servidores públicos do Estado. A primeira delas é que o pagamento do 13º salário será feito de uma só vez, entre os dias 06 e 08 de dezembro. A segunda é que o salário do último mês do ano será antecipado e pago antes do natal, entre os dias 21 e 23 do mesmo mês.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ponte de Corte do CFS

Acompanhamento Processual - 1º Grau


Dados do Processo
Número NPU 0025014-86.2010.8.17.0001
Descrição Mandado de Segurança
Vara Quinta Vara da Fazenda Pública
Juiz José Marcelon Luiz e Silva
Data 28/10/2010 18:30
Fase Sentença
Texto VISTOS, ETC...
1. WILSON JOSÉ PEREIRA DA SILVA, CPF nº 829.634.014-34, ROMILDO ALVES BERENGUER, CPF nº 035.835.684-94, EVERALDO GOMES DE ASSIS JÚNIOR, CPF nº 028.399.774-51, MÁRCIO JORGE RODRIGUES DA SILVA, CPF nº 049.397.924-71, CLARISSA ROSA HOLLANDA DOS SANTOS, CPF nº 052.477.384-03, CECÍLIA ANA HOLLANDA DOS SANTOS, CPF nº 033.978.614-03, GEORGE CHARLES BOTELHO, CPF nº 027.288.324-71, WAGNER LIMA DA NÓBREGA, CPF nº 464.612.054-20, ROMERO XIMENES DE ARAUJO, CPF nº 007.554.154-85 e SAVIO RICARDO QUERINO DA SILVA, CPF nº 036.578.874-07, contra o ato tido como ilegal praticado pelo(s) impetrado(s) nominado(s) em epígrafe, que eliminou o(s) impetrante(s) do concurso interno para promoção ao cargo de Sargento da Polícia Militar de Pernambuco por reprovação no exame intelectual.
1.1. Segundo o(s) impetrante(s), a reprovação ocorreu por conta de mudança das regras do edital realizada pelo(s) demandado(s), ao determinar que o ponto de corte deveria ser aplicado considerando-se a pontuação mínima obtida por disciplina e não por prova.
1.2. Requer(em), inclusive em sede de liminar, a inclusão do(s) seu(s) nome(s) na relação dos aprovados no exame intelectual, bem como assegure o(s) seu(s) direito(s) de participar(em) das demais etapas do certame, inclusive do curso de formação.
2. Liminar indeferida à(s) fl(s). 70.
3. A(s) autoridade(s) impetrada(s) foi(ram) devidamente notificada(s) (fls. 107).
4. Informações da autoridade impetrada às fls. 74/91.
5. O Ministério Público opina pela denegação da segurança.

DECISÃO

Da legitimidade passiva ad causam do Gestor de Capacitação da SDS
6. Considera-se autoridade, para fins de mandado de segurança, aquela que praticou o ato e pode por si só desfazê-lo, vale dizer, que pode cumprir diretamente a ordem judicial postulada na ação mandamental.
No caso sob exame, o edital do concurso estabelece, no seu item 5.5, que o recursos administrativos dos candidatos deverão ser interposto perante a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Corporação, "que os encaminhará à comissão competente, a quem caberá a decisão final sobre a questão".
A referida comissão é reafirmada no item 9.9 do mesmo edital.
O ato impugnado, por outro lado, teve origem em comunicação feita à empresa responsável pela realização do concurso, subscrito pelo Gestor de Capacitação de Pessoas da SDS, identificado na correspondência como representante da Comissão do Processo Seletivo, quando assevera que "esta Comissão considera que o pondo de corte a ser adotado pela Banca Examinadora deverá ser por disciplina, não obstante dúvida quanto ao edital ora utilizado".
O Gestor de Capacitação de Pessoas da SDS, portanto, praticou o ato impugnado, consistente na imposição da interpretação ora sob exame à Banca Examinadora do concurso, isto na condição de representante da Comissão do Processo Seletivo prevista no edital do certame, sendo, assim, parte legítima para figurar no polo passivo da presente ação mandamental.
Já entendi de modo diverso do ora exposto. Vejo agora que estava equivocado e corrijo tal entendimento.

Preliminar de litisconsórcio passivo necessário
7. O Estado de Pernambuco afirma que todos os candidatos aprovados no concurso deveriam ser convocados à lide, na condição de litisconsortes passivos necessários.
Não assiste razão ao réu.
Enquanto não definidos o número de aprovados no concurso e o número de vagas existentes, inexiste litisconsórcio passivo necessário com relação aos candidatos aprovados em uma determinada fase do certame. É que a sentença que venha a acolher o pedido dos impetrantes não garante as suas aprovações finais no concurso, sendo também certo que nenhum dos outros candidatos tem a certeza dessa aprovação.
Observe-se, aliás, que sequer se sabe se os autores, aprovados, ao final, no concurso, tirariam a vaga de qualquer dos candidatos que permanecem no certame, pois o número de vagas poderá até ser superior ao número de aprovados.
Rejeito esta preliminar.

Do mérito
8. Face ao princípio constitucional da reserva legal, que norteia toda a atividade pública, à Administração Pública somente é permitido fazer o que expressamente autoriza a lei, diferentemente do que ocorre com o particular, a quem é permitido fazer tudo o que a lei não proíbe.
8.1. O edital do concurso sob exame, expedido pelo Secretário de Defesa Social do Estado (SDS/PE), estabeleceu, no seu item 3.1.6 (fl. 44), como ponto de corte na prova intelectual não ter o candidato: a) alcançado nota mínima igual ou superior a 40% (quarenta por cento) em cada prova; e b) média aritmética global igual ou superior a 5,00 (cinco).
8.2. Interpretando a referida norma editalícia, o Gestor de Capacitação da SDS e membro da Comissão Examinadora do Concurso entendeu - no que foi seguido pela que a base de cálculo para o primeiro ponto de corte seria cada disciplina (fl. 49). A parte autora, no entanto, afirma que o cálculo deveria ser feito por grupo de disciplinas, vale dizer, ter-se-iam duas bases de cálculo: a do grupo "Parte Geral" e a do grupo "Parte Específica."
9. Os autores superaram o segundo ponto de corte (nota média final igual ou superior a 5,0) e, se considerada a forma de cálculos por eles pleiteada, também superariam o primeiro ponto de corte (na Parte Geral, 40% da prova corresponderia a 28 questões; na Parte Específica, 12), conforme documentos de fls. 50/59.
9.1. A cláusula editalícia acima referida suscitaria, efetivamente, dúvida quanto ao seu alcance, uma vez que não define o que venha a ser "prova". Reforça essa conclusão o "QUADRO DE PROVAS" relacionado no item 3.1.8 do mesmo edital divide essas provas em "Parte Geral" e Parte Específica", enquanto que o conteúdo de cada uma dessas partes é denominado de "disciplina".
A dúvida acabou sendo resolvida pela(s) autoridade impetrada(s), quando deveria ser solucionada com o aditamento do edital. Primeiro, porque somente a autoridade que o expediu (o Secretário de Defesa Social) poderia alterar ou esclarecer o seu conteúdo; segundo, porque essa nova manifestação do referido Secretário deveria vir acompanhada da reabertura do prazo para as inscrições.
É certo que se poderia dizer que toda norma jurídica demanda interpretação, de forma que o ato administrativo ora sob exame estaria dentro desse contexto. Ocorre, porém, que é regra basilar de hermenêutica que as normas restritivas de direito devem ser interpretadas restritamente, o que implica em duas possíveis conclusões: a) não se deve aplicar interpretação extensiva; e b) existindo duas interpretações igualmente viáveis, deve-se eleger a que seja menos onerosa, menos restritiva para o destinatário da norma.
No caso sob exame, a expressão "prova" contida nos itens 3.1.6 e 3.1.8 do edital deve ser considerada como sendo "Parte Geral" e "Parte Específica", consideradas isoladamente como base de cálculo para o primeiro ponto de corte, tendo em vista ser interpretação mais favorável aos candidatos.
9.2. O reconhecimento da ilegalidade da eliminação do candidato garante-lhe o direito a ser mantido no concurso, mas com a restrição de que somente será convocado para as fases seguintes do concurso e curso de formação, observados o número de vagas e a ordem de classificação obtida no certame.
10. Com estas considerações, CONCEDO A SEGURANÇA e, em consequência, anulo o ato administrativo que eliminou do certame aquele(s) autor(es), garantindo-se ao(s) mesmo(s) o direito de convocação para as demais fases do certame, observados o número de vagas e a ordem de classificação.
11. Recorro de ofício.
P. R. I.
Recife, 28 de outubro de 2010.


EDVALDO JOSÉ PALMEIRA
Juiz de Direito

Algo mais sobre o aumento salarial da PMPE

BOA TARDE,AMIGOS !

O PL DE PARIDADE SALARIAL DA PMPE COM A POLÍCIA CIVIL SEGUE À ALEPE ATÉ DIA 20NOV1O !
LEBRAMOS AOS AMIGOS QUE PL É UMA PROMESSA E UM COMPROMISSO DO GOVERNO SOCIALISTA,E NÃO UMA PROPOSTA SALARIAL NOSSA,ENTENDE ? A NOSSA PROPOSTA JÁ PRA JANEIRO/2011 É A PEC 300 APLICADA NA PMSE,PMAL,PMPB,PMRN,PMMA,.....,ENTENDEM ????
AGORA,É A HORA DE TODOS SE UNIREM EM PROL DA DIGNIDADE SALARIAL !
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA DE TODOS NAS ETAPAS QUE SE SUCEDERÃO ; PORTANTO,MANTEREMOS OS AMIGOS BEM INFORMADOS,OK !
EDNALDO COSTA,TC CBMPE,COMBATENTE.


NESTE MUNDO DE DEUS,NINGUÉM VEIO A TURISMO; PORTANTO, ENCONTRE A SUA MISSÃO ! " DEUS TI ABENÇOE SEMPRE ! "

EDNALDO COSTA,RECIFE/PE,É OFICIAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PE.




--------------------------------------------------------------------------------
Date: Thu, 28 Oct 2010 15:08:08 -0300
Subject: Negociação salarial na PMPE é reiniciada!
From: nilsonatorres@gmail.com


FONTE: http://dinizk9.blogspot.com/2010/10/negociacao-salarial-na-pmpe-e.html

Negociação salarial na PMPE é reiniciada!

27 de Outubro de 2010 (quinta-feira).

Foi dada a largada para a retomada das negociações salariais com o Governo do Estado. Na manhã dessa terça-feira (26/10), o coordenador da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE), Renílson Bezerra, participou de reunião com integrantes do Comando Geral da PMPE e de outras entidades representativas de policiais e bombeiros militares. O evento aconteceu no Colégio da Polícia Militar. Na ocasião, foram distribuídos questionários dentre os participantes com perguntas referentes às necessidades da tropa, bem como solicitando sugestões de cada uma das entidades. O documento deverá ser respondido e entregue na quinta-feira (28/10), quando haverá nova reunião. Além disso, também serão apresentadas e discutidas duas propostas salariais elaboradas pelo Comando Geral e por uma comissão. “Dentre todos os representantes presentes, a meta é que haja paridade entre Ativos e Inativos, bem como isonomia com a Polícia Civil”, conta Renílson Bezerra. O objetivo é que tudo caminhe de comum acordo, principalmente por conta do curto prazo. O projeto de aumento deverá ser encaminhado a Assembléia Legislativa até o dia 20/11.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Assaltos a bancos não param na RMR

Assaltos a bancos não param na RMR
ALEXANDRE FERREIRA
Uma quadrilha de assaltantes de banco realizou mais um assalto na tarde de ontem, no Recife, provocando pânico entre clientes e funcionários da agência bancária. Dessa vez a investida ocorreu na agência do Bradesco da rua da Praia, localizada no Centro do Recife, nas proximidades do Mercado de São José. Seis homens chegaram ao local por volta das 13h. Quatro deles entraram no banco com armas de brinquedo, enquanto os outros dois ficaram dando cobertura do lado de fora. Cerca de cinco minutos depois, eles saíram com R$ 30 mil distribuídos em alguns malotes. Os assaltantes também levaram dinheiro de alguns clientes. Ninguém foi preso até o fechamento desta edição.

“Foi tudo muito rápido. A maior correria. Todo mundo se abaixando e eles pedindo pelo dinheiro o tempo todo. Foram agressivos. Se a gente fizesse algo iam atirar. Horrível”, comentou muito nervosa a dona de casa Josiane Gouveia de Lima, que teve seu salário, no valor de R$ 510, levado pelos criminosos.

Ao entrar na agência, os homens se aproximaram dos dois únicos seguranças que trabalhavam no local, os renderam com as armas de brinquedo e pegaram seus dois revólveres para, logo em seguida, anunciar o assalto. Eles se dirigiram a bateria de caixas e levaram todo o dinheiro. Depois de recolherem o dinheiro dos caixas e de alguns clientes, os assaltantes saíram do local quebrando uma porta de vidro. Eles fugiram utilizando uma moto, além de outros veículos, que estavam estacionados nas proximidades.

Policiais militares do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram até o banco e realizaram algumas rondas nas proximidades. Por volta das 16h40, uma moto twistter vermelha, que teria sido usada no assalto, foi encontrada em uma residência no Alto José do Pinho. “Transeuntes que estavam no local nos passaram a placa da moto e conseguimos encontrá-la em Casa Amarela. Mas ao chegar no local, o proprietário não estava”, comentou o comandante do 16º BPM, tenente-coronel Gilvandir Vicente. A polícia conseguiu o número do celular do proprietário da moto com a sua mãe e tentou entrar em contato, mas ele não atendeu as chamadas, desligando seu aparelho logo depois.

A moto foi levada para a Delegacia de Casa Amarela e será encaminhada à Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto, onde será aberto inquérito para apurar o assalto e a participação do proprietário do veículo.

SEGURANÇA

Este foi o 28º assalto que ocorreu em uma agência bancária este ano, em Pernambuco. Segundo diretores do Sindicato dos Bancários, ele foi facilitado pela falta de equipamentos de segurança no banco, como câmeras de filmagem e vidros blindados. No mês passado, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei determinando a implantação de alguns equipamentos em agências, que devem se adequar as normas até o próximo mês de abril. A nova lei determina que sejam implantados equipamentos como vidros blindados, câmeras de segurança no interior e exterior da agência, um escudo blindado para proteger os seguranças e divisórias entre os caixas e a fila. “Os funcionários dessas agências estão trabalhando em estado de terror e apreensão permanente”, destacou o diretor do Sindicato dos Bancários, João Rufino.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Reflexão

Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se
Você quer ser feliz para sempre.... Perdoe!

Deus não te dispensa
Só Deus pode criar.
Mas tu podes valorizar o que Ele criou.
Só Deus pode dar a vida.
Mas tu podes transmiti-la e respeita-la.
Só Deus pode dar saúde.
Mas tu podes acautelá-la e tratá-la.
Só Deus pode dar fé.
Mas tu podes dar o teu testemunho e fazê-la crescer.
Só Deus pode infundir a esperança.
Mas tu podes dar confiança ao teu irmão.
Só Deus pode dar amor.
Mas tu podes semear a união.
Só Deus pode dar a coragem.
Mas tu podes ajudar o desanimado.
Só Deus pode dar a alegria.
Mas tu podes sorrir para todos.
Só Deus pode dar o perdão.
Mas tu podes oferecê-lo aos que te ofendem.
Só Deus pode fazer milagres.
Mas tu podes ser aquele que trz os cinco pães e os dois peixes.
Só Deus é o caminho.
Mas tu podes indicá-lo aos outros.
Só Deus é a luz.
Mas tu podes fazê-la brilhar nos olhos dos outros.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

Pastor Gilson Tenório (IGRJA BATISTA DO MONTEIRO fone: 34427403)

Soldado da PM é baleado em ônibus

Soldado da PM é baleado em ônibus

Acusado de assalto tentou roubar a arma do policial, entrando em luta corporal com ele
BRUNO BASTOS

O soldado da Polícia Militar Rogério José da Silva, de 39 anos, levou dois tiros na cabeça e um na perna após uma tentativa de assalto dentro de um ônibus no bairro de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes. Os disparos foram feitos por Josenildo Fonseca de Azevedo, o Nido, que estava foragido do Presídio Professor Aníbal Bruno, em Tejipió, onde, segundo a polícia, cumpria pena por homicídio. Depois da tentativa de roubo, o policial foi levado para a emergência do Hospital da Restauração, onde deu entrada consciente e estável. O soldado foi transferido para o Hospital da Polícia Militar e o seu estado de saúde é estável.

Segundo o tenente-coronel Denys Lima, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Rogério estava cedido temporariamente para fazer a guarda das urnas eletrônicas instaladas em uma escola pública do bairro. “Ele é do 12º BPM, mas estava cobrindo o turno da noite no local de votação. Quando ele largou, na metade da manhã de hoje (sábado), pegou o coletivo da linha Vila Rica/Jaboatão para voltar para casa. O acusado tentou se aproveitar da superlotação do ônibus para roubar a arma do soldado e eles entraram em lutar corporal”, descreveu Lima.

Em meio à briga Josenildo sacou um revólver calibre 38 de cano longo e descarregou quatro vezes contra Rogério. O quarto projétil, porém, ficou preso no tambor da arma e não chegou a atingir o soldado. Sem poder atirar mais contra a vítima, o agressor tomou a arma do policial - também um revólver 38 - e desceu do ônibus. Logo depois ele rendeu o motoqueiro Wellington José da Silva, que estava passando pelo local, e o obrigou a empreender a fuga. “Fizemos diligências pela área até conseguirmos encontrá-lo”, relatou o comandante.

Antes de ser capturado, Josenildo ainda trocou tiros com os policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati). O acusado levou um tiro na perna e foi atendido, sob custódia policial, no Hospital Otávio de Freitas. De lá ele foi levado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, onde foi autuado em flagrante por tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte) e posteriormente encaminhado para o Centro de Triagem em Abreu e Lima. A Força-Tarefa Sul da DHPP informou que vai solicitar à empresa Metropolitana, proprietária do ônibus, a gravação da câmera instalada no veículo. O motoqueiro também deve ser ouvido, já que Josenildo também vai ser autuado por sequestro.

E agora, presidente ou presidenta?

E agora, presidente ou presidenta?

Especialistas recomendam a forma masculina, mas a outra não é incorreta
TATIANA NOTARO

Com a eleição da candidata Dilma Rousseff, o brasileiro vai ter, pela primeira vez, uma mulher ocupando a presidência da República. A partir de agora, é adequar o País à sua nova condição e ao correto uso do substantivo: presidente ou presidenta? Por isso, a Folha de Pernambuco procurou professores de Língua Portuguesa para explicar o uso mais adequado.

Segundo a professora Nei­­­de Mendonça, do Departamento de Letras da Universidade Católica de Pernambuco, gramaticalmente, o feminino de “presidente” é “presidenta”. “Quem faz a língua é o povo. Eu acredito que vai haver uma rejeição em relação ao feminino do substantivo”, diz a professora. No caso da fra­se: “Dilma é a primeira mulher presidente do Brasil”, onde o substantivo tem função morfológica de adjetivo no predicado, a regra é que a palavra fique no masculino para qualquer gênero do sujeito. Neide Mendonça explica que o Vocabulário Ortográfico da Lingua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras, permite os dois usos.

Já a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Nelly Carvalho, explica que a norma canônica diz que “presidente” é um substantivo uniforme e, sendo assim, não tem variação de gênero. “Como em cliente. Ninguém fala clienta. Não existe a forma ‘presidenta’ dicionarizada”, analisa Nelly.

Mas talvez a explicação mais elucidativa seja: como se trata de um cargo, não há variação de gênero. A professora da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e doutoranda em Linguística pela UFPE, Ângela Torres, também defende o uso do vocábulo “presidente”. “A norma gramatical permite certas formações de femininos, mas um estudo recente da UFPE mostra que, quando falamos de cargos, não tem que haver variação. Diante disso, é esquisito chamar ‘soldada’, ‘sargenta’. A língua permite, mas pelo perfil da sociedade, melhor optar pelo formato masculino para não haver mudança brusca. Usar ‘a presidente’ vai soar menos mal”, explica. “Estamos em um momento de transição linguística, pode acontecer que haja uma adequação ao uso de ‘presidenta’, mas não podemos garantir”, finaliza Ângela Torres. Seguindo a orientação das especialistas, a Folha de Pernambuco usará a forma no masculino.

domingo, 31 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 (2º Turno)

ELEIÇÕES 2010
Pernambuco - 31.10.10 - Atualizado às 11h34
12:36:37
resultado
Novo presidente deve ser confirmado até as 21h30
Publicado em 31.10.2010, às 07h15

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ninguém quer se comprometer a cravar o horário no qual os brasileiros saberão quem será o próximo presidente da República. Mas as estimativas são de que isso pode ocorrer entre 20 horas e 21h30 de hoje. Os cálculos são feitos com base no que ocorreu no primeiro turno. Em 3 de outubro, quando estavam em disputa os cargos de presidente, governadores, deputados federais, estaduais e distritais e senadores, às 20h30 já estavam apurados 90% dos votos. Agora se acredita que a apuração será ainda mais rápida.

Se por um lado a apuração de hoje deve ser bem mais ágil, já que estarão em disputa somente os cargos de presidente da República e de governador em oito Estados e no Distrito Federal, por outro haverá uma diferença maior de fuso horário. No primeiro turno não estava em vigor o horário de verão. Agora, sim.

Com isso, a eleição em Estados como Acre só terminará às 19 horas no horário de Brasília. Apenas depois de concluída a votação em todo o País é que o TSE pode começar a divulgar resultados. No primeiro turno, a divulgação das primeiras porcentagens da apuração dos votos ocorreu às 18 horas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.