Total de visualizações de página

sábado, 8 de maio de 2010

Carro abandonado provoca susto

Carro abandonado provoca susto
Houve suspeita de uma suposta bomba dentro veículo, o que mobilizou a polícia
Marcela Alves
CARRO estava aberto e com os faróis ligados. Motorista havia abandonado porque estava sob efeito do álcool Uma suposta bomba dentro um carro particular na rua Fernando Lopes, nas Graças, assustou transeuntes, moradores e estudantes de uma faculdade particular localizada na via, no início da manhã de ontem. O veículo, um Palio Wekeend de cor cinza, passou a madrugada ligado, com os faróis acesos e aberto no meio da via. A hipótese de que a cena pudesse se configurar como um atentado surgiu em decorrência da palestra que o juiz federal Fausto de Sanctis iria fazer na Faculdade Maurício de Nassau, no bairro das Graças. O carro, entretanto, não oferecia perigo algum. Inicialmente, os policias militares, que receberam a ocorrência de um carro abandonado, nem imaginaram que o veículo pudesse gerar pânico. “Ao chegar no local, verificamos que o carro estava no meio da rua, aberto, com alguns pertences dentro. De acordo com os vigilantes da faculdade, ele estava desde às 3h, aqui”, relatou o soldado do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), João Lucas Martins, que ficou responsável pelo isolamento do veículo. “Quem supôs que poderia haver uma bomba dentro do carro, foi o superintendente da faculdade, que nos informou da palestra”, contou o soldado, que chegou no local por vota das 8h. Uma equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE) foi até o local para checar a informação. Logo, os agentes invalidaram a possibilidade de um atentado e entraram em contato com o proprietário do veículo, de 39 anos, que deixou carteira e celular dentro do carro, antes de abandoná-lo.De acordo com o soldado Martins, a irmã do condutor estava dormindo quando foi informada do ocorrido. “Segundo informações, ele estava embriagado e em algum momento do seu trajeto saiu do carro e foi andando para casa. Ele não se lembra de nada e teve muita sorte de não ter sido roubado”, comentou o policial. Uma guarnição da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que fazia rondas na localidade só foi informada por volta das 10h. O condutor do veículo não quis falar com a reportagem e o caso não foi registrado em nenhuma delegacia. A ameaça de bomba rendeu à palestra um atraso de uma hora. Ao condutor do veículo uma multa de R$ 85 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por estacionar o carro na contramão. Como a infração não foi presenciada, não foi realizado teste do bafômetro e o carro e o condutor foram liberados.

BOA VISTA

No fim do ano passado, outra suspeita de bomba em um posto da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), na avenida Conde da Boa Vista, também provocou tumulto. A suposta bomba era, na verdade, uma intervenção urbana do artista plástico Flávio Emanuel, que desejava levar o público a refletir sobre o poder exercido por grandes empresas sobre os cidadãos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Tutores só poderão exercer a tutoria de cursos já realizados (PRONASCI)

Tutores só poderão exercer a tutoria de cursos já realizados

A partir do ciclo 20, os tutores da Senasp só poderão exercer a tutoria se tiverem feito os cursos para os quais pretendem ser tutores. Desse modo, os tutores devem estar atentos para realizar, a partir do ciclo 19, até dois cursos por ciclo para cumprir essa exigência. As cinco opções de cursos disponíveis para tutoria podem ser modificadas e enviadas para o e-mail gicaptutores@gmail.com através do formulário específico abaixo (Notícia publicada em 3/5/2010, às 14h55).

As inscrições para o ciclo 19 ocorrerão em duas etapas

As inscrições para o ciclo 19 ocorrerão em duas etapas

No dia 7 de maio iniciam-se as inscrições para o ciclo 19 dos cursos a distância da Senasp, que pela, primeira vez, ocorrerão em duas etapas.Na primeira etapa, do dia 7 ao dia 9, será permitida apenas uma inscrição por aluno. Se no final do dia 9 não for alcançadas as 200 mil inscrições no Brasil, será aberta a segunda etapa nos dias 10 e 11 para completar as vagas disponíveis. Nessa segunda etapa, os alunos já cadastrados e não evadidos no ciclo anterior poderão se inscrever em um segundo curso até completar o limite de vagas (Notícia publicada em 3/5/2010, às 14h50).

DESTAQUE

DESTAQUE -
Aprovada em quatro vestibulares

Rosália Vasconcelos




ESTUDANTE Larissa, de 18 anos, recebeu um laptop do governador Eduardo Campos



Ana Larissa Reis Torres, de 18 anos, é uma daquelas pessoas que ganham destaque graças à sua garra e determinação. Oriunda de uma família classe média baixa e de um colégio da rede estadual - Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho - a mais nova universitária foi convidada para conhecer e conversar com o governador Eduardo Campos, que a recebeu, ontem pela manhã, em seu gabinete, e a parabenizou pela aprovação em quatro vestibulares de cursos bastante concorridos. Além das aprovações, a estudante ainda se destacou nas colocações. Foi primeiro lugar em Direito, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb); primeiro lugar em Psicologia, na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf); segundo lugar em História, na Universidade de Pernambuco (UPE) e terceiro lugar em Medicina, também na Univasf. “Passar de primeira em Medicina, sem fazer cursinho, não é para qualquer um. Essa menina é uma danada mesmo”, elogiou Campos. Dos quatro cursos em que foi aprovada, Ana Larissa optou por estudar Direito, que, segundo ela, foi uma escolha feita com a ajuda da família e a partir do que ela considera aptidão para a área. “Eu sempre quis mesmo Direito. E depois que começaram as aulas, eu descobri que quero trabalhar na Promotoria de Justiça”, conta Larissa, mostrando-se bem decidida. Antes de ingressar na Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho, Larissa foi aluna do colégio Aplicação, também gratuito, vinculado à unidade da UPE localizada em Petrolina. “Eu sempre gostei de estudar”, contou, orgulhosa, ao governador, que lhe presenteou com um laptop.

Polícia confecciona retrato falado

Homem, que foi visto com Narda Biondi no dia 4 de abril, está sendo procurado
JOSÉ ACCIOLY
A polícia já tem o retrato falado do homem visto com a administradora de empresas Narda Alencar Nery Biondi, de 33 anos, no dia 4 de abril em Paulista. O jovem tem aproximadamente 1,65 metro de altura, entre 25 a 30 anos, é pardo, de porte médio e possui cabelo preto levemente ondulado. Ele usava bermuda clara e camiseta branca no dia e não possuía tatuagens ou piercing. Seu sotaque é da região. A imagem, confeccionada por peritos papiloscopistas do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), foi feita a partir de relatos de uma vigilante que observou o casal de uma parada de ônibus por mais de dez minutos e é 90% do real. “O tempo que ela passou perto do homem foi suficiente para memorizar as feições dele. Ela estava muito segura durante a descrição”, detalhou o perito do IITB, Márcio Mendes. Foi mais de uma hora de depoimento, na manhã de ontem. Ele explicou que para uma pessoa conseguir lembrar os traços de outra, basta apenas visualizar por dez segundos. O retrato falado usou a mesma tecnologia utilizada no caso Jennifer. “A imagem está em 3D e em movimento, onde permite olhar as laterais do rosto, auxiliando a polícia a desvendar o caso”, completou.
Com a divulgação do retrato falado em movimento, o gestor do DHPP, Joselito Kehrle, espera que a população traga informações sobre o paradeiro de Narda e, sobretudo, sensibilizar o taxista que negou viagem para o casal. “Pedimos às pessoas que, vendo o retrato, auxiliem a polícia. Sobretudo, o taxista que teve contato com a vítima e esta pessoa. Queremos saber o motivo da desistência, uma vez que os dois iam pagar pelo serviço”, disse. Kehrle orientou o motorista a procurar o DHPP ou relatar o fato através do Disque-Denúncia. O telefone é 3421.9595.



INVESTIGAÇÕES

A delegada Gleide Ângelo, que preside o caso, informou que a investigação seguirá duas linhas. A primeira é que Narda teria sido levada voluntariamente por esse homem. Já a segunda tenta descobrir se o desaparecimento tem relação com sequestro ou até mesmo homicídio, uma vez que o homem estava muito nervoso na ocasião. O que intriga à polícia é o fato de a administradora não ter sacado o benefício do filho, de R$ 510, no mês de abril. Outra questão também é que relatos de parentes, amigos e dos dois ex-companheiros de Narda sugerirem que a vítima, em algumas ocasiões, afirmava que “sumiria por uns tempos” ou que “as pessoas vão sentir falta de Narda”.

“Se ela planejava fugir, por que ela não sacaria o dinheiro?”, questionou a Gleide Ângelo. A última movimentação bancária de Narda data de 8 de março, quando houve o saque do benefício neste mês. A delegada informou que a administradora não possui trabalho com carteira assinada e é sustentada pelos pais e pelo benefício que recebe em decorrência do problema de saúde do filho, de 7 anos. A Polícia Federal informou à Polícia Civil que o passaporte de Narda Biondi está vencido desde o dia 11 de junho de 2006 e que nenhum aeroporto registrou a saída dela para outros países que exigem o documento.

terça-feira, 4 de maio de 2010

DESVIO

Polícia localiza depósito de remédios

JOSÉ ACCIOLY

A Polícia Civil descobriu, na madrugada do último sábado, uma casa no bairro da Mustardinha, no Recife, usada como depósito para medicamentos desviados pela mesma quadrilha desarticulada pela Polícia Federal na última quinta-feira. Cerca de 2,7 mil unidades de remédios e materiais hospitalares estavam nos fundos da residência de número 107-B, localizada na rua Adolfo Taquis. Alguns dos produtos apreendidos, como anticoagulantes e anti-inflamatórios, são de uso exclusivo de hospitais e outros têm a venda controlada pelo Ministério da Saúde. Além disso, 18 talões com 50 folhas de notas fiscais foram recolhidos. Ninguém foi preso.

De acordo com a titular da Delegacia da Mustardinha, a delegada Genezil Coelho, o local estava sendo investigado há cinco dias, depois do distrito policial receber denúncias anônimas. As informações indicavam que o imóvel estaria sendo utilizando como depósito de medicamentos. “Neste mesmo dia, a PM estava em operação na região e aproveitamos o efetivo para confirmar o fato. Os produtos estavam num quarto, nos fundos da casa”.
Genezil Coelho informou ainda que uma testemunha reconheceu um dos integrantes da quadrilha presa pela PF como o locatário da residência. O imóvel estava alugado há três meses. “Mostramos a foto dele e essa pessoa confirmou. Precisávamos agir com rapidez, pois havia informações de que eles poderiam remover o material para outro lugar”, completou a delegada.

O material apreendido seguirá para a Polícia Federal e deverá ser analisado nos próximos dias pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Pernambucana de Vigilância Ambiental (Apevisa), além da PF. Segundo o chefe de Comunicação da PF, Giovani Santoro, os produtos poderão ser entregues as unidades de saúde. “Dependendo das condições de uso, os medicamentos poderão ser devolvidos aos hospitais de origem. Tudo depende do resultado da análise”, comunicou.

OPERAÇÃO DESVIO

Na última quinta-feira, a PF prendou dez pessoas durante operação que apreendeu milhares de medicamentos desviados de unidades mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os produtos estavam distribuídos em 74 locais e eram vendidos para farmácias, clínicas, e hospitais particulares do Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e São Lourenço. A quadrilha envolvia técnicos de enfermagem, maqueiros e auxiliares gerais do Procape, da Farmácia do Estado e dos hospitais das Clínicas, da Restauração, Otávio de Freitas, Oswaldo Cruz e Getúlio Vargas.

Assaltante morre em abordagem na av. Recife

Ação foi observada por outro motorista que atirou no acusado

Uma tentativa de assalto na tarde de ontem, na avenida Recife, resultou na morte de um dos acusados. Luciano Liberato da Silva, 28 anos, foi morto com um tiro na nuca, depois de ter tentado roubar um homem que estava ao volante de um Ssangyong, um carro importado da Coréia. O motorista, que pediu para não ser identificado, havia realizado um saque no banco Itaú, em Boa Viagem, e estava se dirigindo em direção a BR-101 Norte. Ao parar seu veículo em um sinal de trânsito, na Estância, próximo a entrada de Jardim São Paulo, uma moto parou ao seu lado com dois homens. Nesse momento, Luciano, que estava na garupa da moto, sacou um revólver calibre 38 e pediu para que o motorista abrisse o vidro. Como ele tentou engatar a marcha-a-ré, Luciano atirou contra o vidro que segurou a bala, por ser blindado. Ao ver a cena, um outro motorista que estava em um outro veículo, desceu do carro, se aproximou de Luciano e desferiu um tiro contra ele.

Ao notar que Luciano havia caído no chão, seu comparsa saiu em velocidade do local. Quando chegaram, policiais do DHPP receberam informações de que já existia um mandado de prisão contra a vítima por seu envolvimento na tentativa de assalto ocorrido no último mês de março deste ano, que resultou na morte do inspetor da Guarda Municipal de Jaboatão dos Guararapes, Jurandir Severino da Silva. Naquela ocasião, os guardas foram abordados por dois homens em uma moto e Jurandir, mesmo sem reagir, foi baleado no abdômen e no ombro.

O homem que desferiu o tiro contra Luciano, durante a tentativa de assalto de ontem, aguardou a chegada da polícia para se apresentar. “Ele nos disse que viu a cena e desceu do veículo para tentar impedir o assalto. Afirmou que o assaltante acabou apontando a arma em sua direção e, para se defender, atirou contra ele”, informou o sargento do Gati, Paulo Roberto, que atendeu a ocorrência. Na ocasião, o autor do disparo apresentou um documento de registro e porte de arma. No entanto, a licença para portar a arma estava vencida e ele foi preso em flagrante por porte ilegal. A vítima da tentativa de assalto e o autor do disparo contra Luciano foram encaminhados ao DHPP para prestarem depoimentos. “Consideramos que houve legítima defesa e ele não será preso pela morte, mas o porte da arma estava ilegal por isso será conduzido ao Cotel”, explicou o delegado Humberto Ramos.