Total de visualizações de página

sábado, 12 de junho de 2010

Municipio de Recife antecipa salário

ANTECIPAÇÃO -
Prefeitura vai pagar servidor no dia 22

A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) antecipará o salário dos seus servidores para o dia 22 deste mês. Como o montante incluirá o retroativo referente ao reajuste aplicado em março, abril e maio, serão colocados R$ 90 milhões na economia municipal antes do período junino. “O mais importante é isso, o esforço que a Prefeitura faz para antecipar o pagamento e a injeção de recurso no São João”, assinalou o secretário de Finanças, Marcelo Barros.

O pagamento será feito para os 34,5 mil funcionários públicos, entre ativos, inativos e contratados das administrações direta e indireta. “Optamos por pagar todas as instâncias da PCR beneficiando a todos, uma vez que se o pagamento fosse feito dia 12, como tínhamos previsto, não haveria tempo hábil para isso”, disse o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fernando Nunes. Há alguns anos a PCR opta por pagar com antecipação os salários dos servidores, mas teria até o último dia para fazê-lo.

Quanto ao reajuste, para a maioria das categorias prevaleceu o percentual de 6,134%, que inclui o resíduo de 1,47% do ano de 2009 somado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período de maio de 2009 a março de 2010. Porém, alguns profissionais a exemplo dos engenheiros, arquitetos, químicos, agrônomos e veterinários tiveram elevação de 20,55% dos vencimentos, além do estabelecimento de um piso salarial. Para os comissionados, o aumento foi de 4,66%.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Complexo policial é inaugurado

Complexo policial é inaugurado
O local, em Paulista, abrigará Delegacia da Mulher, GPCA e posto do IML
VANESSA ARAÚJO


ESPAÇO, localizado no centro do município, terá 150 policiais trabalhando

Com o objetivo de abrigar os serviços das polícias Civil, Militar e Científica de maneira integrada e melhorar a qualidade do atendimento à população, o Governo do Estado inaugurou, na manhã de ontem, um Complexo Policial no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). O prédio, onde funcionou a Maternidade de Paulista, no centro da cidade, foi recuperado com investimentos de quase R$ 300 mil. Cerca de 150 profissionais, entre delegados, escrivãs e agentes irão compor a equipe que trabalhará diariamente no complexo. No espaço, foi inaugurada a primeira Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) descentralizada e um novo posto de atendimento do Instituto de Medicina Legal (IML), o qual irá realizar exames de corpo delito, sexológico e perícias.

“A realização de exames técnicos que só são feitos no IML do Recife também serão realizados aqui complexo. É, portanto, um reforço que aprimora a segurança da Região Metropolitana Norte. Além da redução de custos, este é um passo inteligente, inovador, na questão da segurança da população. Temos 26 áreas integradas e vamos construir mais complexos como este”, declarou o governador do Estado, Eduardo Campos.

O terreno onde foi construído o complexo possui uma área de cinco mil metros quadrados, dos quais 1.301 correspondem a instalações físicas. Com 60 salas, o espaço irá abrigar também a 8ª Delegacia Seccional do município, a 10ª Delegacia de Plantão, a 28ª Delegacia da Circunscrição, além da 5ª Delegacia da Mulher. A área integrada de segurança que compreende o município de Paulista, a AIS-8, abrange também as regiões de Itamaracá, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Engenho Maranguape, Cruz de Rebouças, Maria Farinha e Araçoiaba. “O funcionamento deste espaço dá início a uma nova fase na questão da segurança pública de Paulista. A descentralização dos serviços de delegacia tem feito parte do projeto Pacto Pela Vida e representa o trabalho de integração no combate à violência e criminalidade no Estado”, afirmou o chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro.

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, destacou a importância de se trabalhar na melhoria da qualidade de atendimento à população, para que os índices de criminalidade sejam reduzidos. “Concentrando o serviço, nós estaremos prestando melhor atendimento aos cerca de 600 mil cidadãos do município de Paulista e circunvizinhanças. Paralelamente a isso, estamos melhorando as condições de trabalho dos profissionais que irão atuar nestes serviços. Graças ao Pacto Pela Vida, Pernambuco não é mais lembrado como o Estado que mais mata. Sabemos que ainda não é o ideal, mas estamos trabalhando no combate à criminalidade”.

A criação de mais uma Delegacia Especializada da Mulher permite atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. “Temos reduzido os índices de criminalidade à mulher, cujos resultados provêm da integração desses serviços em defesa da mulher. Mas precisamos ainda combater essas violências ainda existentes na nossa sociedade”, destacou a secretária Especial da Mulher, Cristina Buarque.

Bomba " Polícia procurar fornecedor"

BOMBA -
Polícia procura fornecedor
JULIANA ARETAKIS


GIOVANE, 18, injetou óleo mineral nos braços há 6 meses

Com os braços ainda inchados e movimentos limitados, o jovem Giovane da Silva, 18, segue internado na emergência do Hospital da Restauração por causa de complicações decorrentes da aplicação de óleo mineral nos braços há seis meses. Enquanto isso, a Delegacia de Tamandaré avança nas investigações sobre a origem do produto, vendido com o falso propósito de aumentar os músculos. Ontem, a delegada Edva Magalhães ouviu o pai e a tia de Giovane, que deram novos rumos ao episódio. A suposição de que o produto era comercializado em uma academia do município foi derrubada e agora a polícia tenta localizar o fornecedor da substância.

De acordo com Edva Magalhães, os depoimentos de ontem já ajudaram na pista do homem que vendia os produtos. “Temos informações de que ele trabalhava em Rio Formoso, onde já aplicava as injeções, e depois alugou uma casa em Tamandaré onde continuou com a prática”, disse. Ainda segundo a delegada, nenhum adolescente ouvido ontem se referiu a esse homem, apenas a tia do rapaz. Para a delegada, apenas com o decorrer das investigações poderá ser definida a pena para o fornecedor. “Como o óleo mineral tem venda permitida nas farmácias, teremos que analisar se houve a culpa ou o dolo eventual”, afirmou.

No HR ainda não se fala em intervenções cirúrgicas em Giovane. “Ele tem a limitação do movimento, não consegue fazer o movimento de extensão do braço, mas até agora não houve a necessidade de procedimento”, disse o diretor médico Hélder Corrêa. Segundo ele, Giovane pode continuar com a limitação e apenas após a retirada da área de fibrose, deverá ser estudada a possibilidade de cirurgia plástica.

A direção da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) se reuniu na tarde de ontem com o Juizado da Infância e Adolescência para definir um plano de ação em conjunto com o Conselho Regional de Educação Física e a polícia.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Corrida Guararapes com mil atletas ( Eu estive lá)

Corrida Guararapes com mil atletas

PM apreveitou evento para reforçar a campanha “Seja um craque contra o Crack”
JÚLIA VERAS
Cerca de mil pessoas estiveram presentes na largada da 35ª Corrida Guararapes de Pedestrianismo, que foi realizada na manhã de ontem, no Quartel do Derby. “A prova é uma das mais tradicionais do País e que já faz parte do calendário das corridas de rua do Brasil. Vem pessoas de vários estados para participar desta corrida tão tradicional”, explicou um dos responsáveis pelo evento, o tenente coronel Jonas Barbosa. Das mil pessoas presentes, 800 estiveram inscritas, das quais 190 eram da Polícia Militar de Pernambuco e 40 de outros estados. Os demais competidores eram da sociedade civil.

O tenente explicou que a prova tem por objetivo estimular o policial cuidar da sua saúde “É uma coisa salutar, usar o esporte na busca da qualidade de vida e do bem-estar”. Ele explicou ainda que a PM aproveitou o evento para reforçar a campanha “Seja um craque contra o Crack”. “Queremos conscientizar as pessoas sobre o perigo dessa droga que vicia em apenas oito segundos de uso. Serão confeccionadas faixas e camisas que serão disponibilizadas para uso em estádios de futebol, escolas e quartéis. Além disso, queremos estimular a congregação da Polícia Militar com a sociedade civil”, pontuou.

Ivaldo Firmino dos Santos, 65 anos, ou, como é mais conhecido dos pernambucanos, Zé do Rádio foi um dos homenageados do evento. “Poucas pessoas sabem, mas sou segundo tenente da Polícia Militar. Estou muito feliz com essa homenagem, que é tão gratificante”, disse, devidamente vestido com bermuda e relógio do time pelo qual é fanático, o Sport Clube do Recife. Além dele também foram agraciados o segundo sargento Ednaldo Santos, que coleciona mais de 105 medalhas de ouro pelo seu desempenho no karatê; e o subtenente Marivaldo Gonçalves de Sena, de 57 anos, mais de trinta anos dedicados à corrida.

A enfermeira Maria Socorro Lima, 50 anos, foi uma das participantes e estava feliz pela marca de 59 minutos que alcançou. “Corro há cerca de oito anos e há quatro venho para a corrida. É uma grande festa. Além da confraternização com os colega que fazem parte da equipe, é um incentivo aos cuidados com a saúde”, declarou. A médica militar Amanda Muniz, de 38 anos, fez o segundo melhor tempo na categoria feminino e militar. Ela corre há quatro anos e já participouaté mesmo maratonas. “Já completei a meia maratona do Rio de Janeiro e a maratona de Santa Catarina”.


Premiação

Os primeiro e segundo lugar geral da corrida são oriundos do município de Garanhuns. O campeão José Márcio Leão, 19 anos, começou a correr na escola, aos 11 anos. “Comecei a fazer atletismo e me destacar. Daí, acabei me tornando profissional”. O segundo lugar ficou com Gilmar de Oliveira Silva, 25 anos, que deu uma lição de superação, já que não tem a visão do olho esquerdo. “Acho que fui bem, me saí melhor do que no ano passado”, comemorou ele. Allan Bezerra de Oliveira, 24 anos, veio de Aracaju e garantiu o terceiro lugar.

Delegados vencem torneio do 13º BPM

Delegados vencem torneio do 13º BPM

Danilo Tenório
O último sábado foi um dia recheado de atividades envolvendo os policiais da corporação. Entre elas, um torneio de futebol organizado pelo 13° BPM. A competição, que aconteceu no minicampo do antigo Colégio Nóbrega, reuniu seis equipes (integrantes da 1ª, 2ª e 3ª companhias independentes, do setor administrativo do 13° BPM, além de delegados e agentes da PC, imprensa policial local e moradores dos bairros de Campo Grande e Iputinga). A equipe dos delegados sagrou-se campeã, derrotando, na final, o time da 3ª CIPM, por 4 a 2.

Comandante do 13° BPM, major Haílton Araújo explicou que a competição serviu para aproximar os policiais das demais entidades e comunidade onde atuam. “Todo ano acontece uma solenidade formal no Quartel do Derby. Este ano, além desta comemoração, o comandante-geral da PM, coronel Tavares Lira, pediu que cada batalhão organizasse uma atividade de sua maneira. Então, decidimos fazer esse torneio para reunir nossos policiais com os demais setores”, destacou