Total de visualizações de página

sábado, 7 de agosto de 2010

O que é Subsídio? Será que a PMPE vai implantar!?

Subsídio é o "salário" de algumas categorias, como juízes, promotores. Significa ajuda ou contribuição. Quer uma definição mais técnica? Veja aí em baixo. Abraço.

(sí). [Do lat. subsidiu.]
S. m.
1. Contribuição pecuniária ou de outra ordem que se dá a qualquer empresa ou a particular; auxílio, ajuda: 2 2
2. Quantia que o Estado arbitra ou subscreve para obras de interesse público; subvenção: 2
3. Quantia ou auxílio que um Estado concede a outro em virtude de acordos ou convenções.
4. Bras. Vencimentos dos membros do poder legislativo federal, estadual ou municipal.
Fonte(s):
Dicionário Aurélio XXI

Casal é executado no Janga

Grande Recife // Homicídio

Casal é executado no Janga

Publicado em 07.08.2010, às 10h07
Do JC Online
Com informações da Rádio Jornal

Um casal foi executado a tiros na madrugada deste sábado no Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Erivaldo Santana Filho, de 37 anos; e uma mulher identificada apenas como Valda, foram mortos no cruzamento da Avenida Cláudio Gueiros Leite e a rua Honorato Fernandes, próximo à churrascaria Sol na Brasa.

O motivo e os acusados não foram divulgados mas a Polícia levanta a hipótese de acerto de contas, pois Eirvaldo era usuário de drogas.

Revista em presídio feminino

COLÔNIA PENAL -
Revista em presídio feminino

JULIANA ARETAKIS
Após três anos e sete meses sem passar por revistas, a Colônia Penal Feminina do Recife foi vistoriada ontem por agentes penitenciários da Secretaria de Ressocialização e policiais da Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cipcães). Na operação foram recolhidos 42 aparelhos celulares, 24 baterias, 376 pedras de crack, 197 papelotes de maconha, três gramas de cocaína, cachimbos para o uso da droga, 102 comprimidos alucinógenos, barrotes e chuchos, além de roupas de cor preta, permitida apenas para os agentes penitenciários. Todas as 36 celas foram revistadas e a ação foi considerada positiva pelo Superintendente de Segurança Penitenciária da Seres, Isaac Wanderley.

“Nós estamos implantando um novo modelo de gestão e combatendo a chegada da droga dentro do presídio. Iremos incrementar como conduta essas vistorias, que antes aconteciam apenas nas demais unidades prisionais”, disse. A Colônia Penal conta com 150 vagas para uma população atual de 630 mulheres.

Procuradoria Geral do Estado dá parecer favorável a aprovados no concurso da PM

Procuradoria Geral do Estado dá parecer favorável a aprovados no concurso da PM

Júlia Veras
Com o argumento de que o edital do lançamento do Concurso da Polícia Militar de Pernambuco não foi claro quanto ao critério de estabelecimento de um momento para a nomeação, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) deu parecer favorável aos 108 aprovados no concurso da PMPE que haviam sido excluídos do processo por exceder a idade máxima de 28 anos para assumir o cargo. Por meio de nota oficial, a PGE declarou entender que houve falha na elaboração do edital. Na terça-feira desta semana, os candidatos aprovados no certame fizeram um protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual. Eles reclamam da publicação da portaria 1.469, de 30 de julho, que excluiu 108 pessoas do concurso devido ao critério de idade. Segundo o documento, todos vão completar 29 anos antes de 4 de fevereiro de 2011, provável data final do curso de formação, o que impediria os candidatos de assumirem o cargo.

Com o parecer da PGE, os novos integrantes ingressarão na próxima segunda-feira (09), na última fase do concurso, que é o Curso de Formação. A nomeação definitiva para o cargo está prevista para 5 de fevereiro de 2011. A exclusão dos candidatos tinha acontecido no dia 20 de abril, quando eles iniciariam o Curso de Formação, cuja duração é de seis meses. Sob a justificativa de que ao término desse período os alunos teriam excedido a idade máxima, eles foram proibidos de realizar a matrícula. Todos os 108 integrantes já tinham sido aprovados na prova dissertativa e nos exames físicos e psicológicos.

Nota do Tutor Master da Rede EaD/Senasp em Pernambuco

Nota do Tutor Master da Rede EaD/Senasp em Pernambuco

"Estamos avançando rumo ao objetivo de profissionalizar o sistema EaD/ Senasp. A Portaria SDS nº 1452, de 15 de julho de 2010 formaliza institucionalmente o ensino a distância na Secretaria de Defesa Social. Parabéns a todas e a todos, usuárias e usuários em geral, pelos pensamentos positivos, pelas palavras de incentivo, pela firme convicção de que é possível construir um mundo melhor, tendo como base o respeito, a honestidade, a lealdade e o profissionalismo. Continuem a estudar, a investir em conhecimento, pois ele ilumina a alma, amplia a visão de mundo e gera oportunidades. Que a paz esteja com todas e todos. Obrigado! - Geová da Silva Barros" (Notícia publicada em 6/8/2010, às 19h30).

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Juíza da Propaganda vai investigar Soldado Moisés

Juíza da Propaganda vai investigar Soldado Moisés

LAIZIANE SORAES Especial para a Folha
A juíza da Propaganda Eleitoral no Recife, Ana Cláudia Brandão, tomou conhecimento que o deputado estadual e candidato à reeleição Soldado Moisés (PSB) fez uso de material de expediente da Assembleia Legislativa (Alepe) para fazer propaganda política. Segundo a juíza, foi formalizado um processo contra o parlamentar por publicidade irregular e determinada a apreensão do material. “Vamos avaliar e encaminhar os informativos ao Ministério Público para que faça uma apreciação e tome as medidas necessárias”, adiantou a magistrada.

No impresso intitulado “Positivo e Operante”, consta que a publicação está na edição de nº 09, referente ao mês de julho deste ano. No cabeçalho do tablóide de dez páginas está escrito “Informativo do Gabinete do Deputado Soldado Moisés”, enquanto no pé da página aparece o número de sua candidatura. No jornal postado em envelopes brancos oficiais da Alepe, constam o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídico (CNPJ) da candidatura e o número de tiragens. Foram dez mil exemplares publicados com matérias e notas que destacam a trajetória política do postulante, desde os trabalhos realizados no Estado até articulações feitas em Brasília.

A assessoria do socialista informou que houve um equívoco. “Um funcionário trocou os envelopes quando foi encaminhar os informativos da campanha para alguns jornalistas. Trabalhamos de forma séria. A publicação não foi feita com verba do gabinete e sim com o dinheiro da campanha. Nela constam os CNPJs da candidatura e da gráfica onde o material foi impresso”, explicou o jornalista Vlaudimir Salvador.

Segundo Vlaudimir, o informativo é o nono publicado em oito anos de mandato. “Não faz sentido enviar para a Imprensa um material feito com recursos da Assembleia. Hoje, eu sou colaborador e não funcionário do gabinete”, esclareceu o jornalista.

Agente penitenciário é morto na frente de casa

Agente penitenciário é morto na frente de casa

Vítima foi assassinada com tiros na cabeça, em Jaboatão
DIEGO MENDES

Um agente de desenvolvimento social da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) foi brutalmente assassinado na noite de ontem. Henrique César Rodrigues da Silva, de 26 anos, foi morto com tiros na cabeça por pessoas desconhecidas, até o momento. De acordo com policiais militares do 6º Batalhão, que estiveram no local do crime, a vítima estava saindo de sua residência por volta das 21h, na rua João Climaco Cavalcanti, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, quando foi surpreendida pelos seus algozes. A Força Tarefa Sul do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) já iniciou as investigações para que o caso seja elucidado o mais rápido possível.

De acordo com a PM, a vítima estava trabalhando, atualmente, na Funase do Cabo de Santo Agostinho. O tempo que ele exercia essa atividade não foi informado pelos policiais, nem por seus parentes, pois todos estavam completamente transtornados com a violência. Segundo amigos de Henrique, ele estava morando naquele endereço há poucos meses e a esposa dele espera um filho. “Estão todos atordoados, sem acreditar no que está acontecendo com a família”, disse o policial do 6º BPM, José Paulo Vilar.

No momento, existem várias possibilidades para o crime, pois o revólver calibre 38 da vítima foi levado pelos assassinos, assim com sua carteira porta cédulas, que foi encontrada por um cidadão, que não quis se identificar, a cerca de 200 metros da cena do crime. “Ainda é cedo para afirmarmos o que pode ter acontecido aqui. A polícia não deve, no momento, tomar conclusões precipitadas, mas pode ter sido um latrocínio. No entanto, a atividade exercida por Henrique nos leva a cogitar uma vingança, por exemplo”, acredita Vilar.

A possibilidade de uma vingança, de acordo com o policial militar, deve ser bem averiguada. “Não podemos dizer, apenas, que foi latrocínio. A possibilidade de ter sido uma rixa gerada na Funase deve ser analisada, pois é uma possibilidade. A profissão dele é de risco e tudo tem que ser investigado para não ficar dúvidas”, concluiu José Paulo Vilar. Após a perícia realizada pelo Instituto de Criminalística (IC), tanto na cena do crime quanto no cadáver, o corpo do agente de desenvolvimento social foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

Reconvocação de candidatos para o CFSd PM

Foi tornada sem efeito a Portaria SDS nº. 1469, de 30 de julho de 2010, que indeferia as inscrições de 108 candidatos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, constantes no Anexo I do mencionado normativo, reconvocando-os, portanto, uma vez que não extrapolaram a idade limite até o dia 26 de março de 2010. Os candidatos reconvocados devem comparecer no dia 9 de agosto de 2010, no Campus de Ensino Metropolitano I, para a continuidade do curso (Notícia publicada em 5/8/2010, às 22h).
Portaria de reconvocação dos candidatos ver no site da ACIDES.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Investimentos são essenciais ( Investir no CFS também!)

Investimentos são essenciais

Para o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a gestão Eduardo Campos tem realizado importantes investimentos em infraestrutura e em pessoal, tendo contratado, no primeiro semestre de 2010, cerca de 8.400 servidores. Ainda de acordo com o secretário, no próximo dia 9 de agosto, 400 novos bombeiros e 78 novos médicos legistas também passarão a atuar no Estado.

Cerca de três mil novos cargos devem ser preenchidos no segundo semestre, com a admissão de 2,1 mil policiais militares no curso do Campus de Ensino Metropolitano (Cemet) e a nomeação de 659 Policiais Civis. Também está prevista a abertura de concurso, ainda este ano, para cerca de 150 delegados da Polícia Civil e cerca de 150 oficiais da PM, com contratação para o próximo ano.

O investimento em infraestrutura conta com a aquisição de 150 novas viaturas, 230 novas motocicletas, além de ampliação da capacidade de vídeo-monitoramento, hoje com 237 câmeras, um número de dispositivos maior do que o existente na cidade de São Paulo.
Comentários
Busca

Homicídios caíram 19,9% no Estado (Próximo ano tem mais PDS)

Homicídios caíram 19,9% no Estado

Dados são relativos a julho de 2010. Os últimos 7 meses também foram de redução
Paulo Carvalho Especial para a Folha


DAMÁZIO (E), reunido com a cúpula da SDS, destacou a integração das polícias

De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), o número de assassinatos ocorridos no mês de julho de 2010 foi 19,93% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em números globais, a redução foi de 64 assassinatos, tendo sido registrados 272 homicídios no mês passado. Já nos sete primeiros meses deste ano, quando já foram vitimadas 2.158 pessoas (até dia 2 de agosto), a redução registrada foi 13% em relação ao mesmo período do ano passado, ou 318 homicídios a menos.

Os números foram apresentados, ontem, com exclusividade à Folha de Pernambuco, pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o comandante geral da polícia militar, Tavares Lira, e o chefe da Polícia Civil, delegado Manoel Carneiro. Os dados positivos obtidos pela Secretaria de Defesa Social (SDS) nos primeiros sete meses de 2010 enfatizam a importância da administração conjunta das polícias pernambucanas empreendida durante a administração do governador Eduardo Campos.

Segundo Damázio, o principal indicador que atesta a eficiência do modelo gestão integrado das polícias (Militar, Civil e Científica) em Pernambuco é representado pela redução significativa nos números de assassinatos, ou na linguagem técnica, dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

“Gostaríamos que o número de CVLIs fosse zero, mas para o que encontramos, eu acho que é uma vitória expressiva. Um dos maiores problemas é que os índices anteriores não estavam estacionados. Eles eram crescentes, e cada mês que passava, aumentavam. Foi uma grande luta para conseguir equilibrar e começar uma curva descendente”, afirmou o secretário.

Manoel Carneiro chamou atenção para o papel de vanguarda assumido pelo Estado na área de Segurança Pública. “O grande sucesso na redução nos índices de violência em Pernambuco, sem dúvida nenhuma, passa pela integração das polícias Civil e Militar”.

De acordo com Damázio, outro fator importante para melhoria nos índices de violência é o planejamento operacional voltado para ações preventivas e repressivas, com largo efeito pedagógico. O programa de repressão ao tráfico (Operação Crack), por exemplo, conta com ações de debelação de pontos de drogas, identificação dos traficantes e das respectivas quadrilhas.

Como resultado das ações, apenas em 2010 foram suprimidos 1.856 pontos de venda de drogas e apreendidos mais de 74,2 quilos de crack. Outra ação de destaque, a Operação Malhas da Lei, dedicada a cumprir mandados de prisão, pôs na cadeia, nos sete primeiros meses deste ano, 2.492 pessoas e expediu mais de 2.123 mandados.

Para Damázio, um dos mais difíceis fatores no combate à violência contra a vida é o fator cultural. Crimes de proximidade, cometidos dentro de casa, na vizinhança da vítima ou em bares representam um grande desafio às polícias dado que na maioria das vezes são imprevisíveis e conduzidos por motivo torpe. “Não tem polícia no mundo que evite esse tipo de crime”, explicou.

ÁREA 4

A região que apresentou a maior redução no número de assassinatos foi a Área de Integrada de Segurança (AIS) 4 que compreende 34 bairros e 52 comunidades, entre os quais Várzea, Afogados e Jardim São Paulo. Segundo último censo do IBGE, na AIS 4 habitam aproximadamente 472 mil pessoas.

O número de CVLIs na AIS 4 caiu 42,4% nos seis primeiros meses de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o delegado Bruno Chacon, da Delegacia Seccional do Prado, e o tenente-coronel Gilmar de Araújo Oliveira, do 12° BPM, responsáveis pela AIS 4, o resultado positivo pode ser creditado à tolerância zero em relação ao uso de drogas.
Comentários
Busca

Nem no Trabalho estamos seguro!

VIOLÊNCIA -
Mulher é estuprada no trabalho
RENATA COUTINHO
Uma mulher foi estuprada pelo marido de uma colega dentro do local de trabalho, anteontem , na cidade de Bonito, no Agreste. O crime aconteceu por volta das 15h, em um escritório comercial. O suspeito da violência sexual, o comerciante Eriberto Viegas Gomes, 34 anos, foi preso em flagrante e encaminhado para a Cadeia Pública de Bonito.

A prisão foi feita por policiais militares minutos após o crime. “Ele estava andando tranquilo a poucos metros do escritório”, contou o delegado de plantão da 1ª Delegacia de Caruaru, Luciano Soares. Em depoimento, a atendente de 22 anos contou que o suspeito invadiu o escritório e tentou beijá-la à força, sabendo que a esposa não estava. “Ele não estava armado, mas ameaçou usar a força física para matá-la”, explicou o delegado.

Sob ameaças, Eriberto Gomes teria levado a jovem para a cozinha e forçado ela a fazer sexo com ele. Depois do estupro, a vítima ligou para a polícia. Segundo Soares, a vítima informou que o comerciante insistia em paquera-lá sem sucesso. Ela foi encaminhada ao Instituto Médico Legal de Caruaru (IML), onde passou por exames sexológicos que confirmaram o abuso.

Convocação dos alunos para o CFOA PM/ BM

Convocação dos alunos para o CFOA PM/ BM

Todos os candidatos aprovados no processo de seleção interna para o Curso de Formação de Oficiais da Administração PM/ BM estão convocados para apresentarem-se no Campus de Ensino Mata da Acides, localizado na BR 408, km 76, Paudalho, PE, às 8h do dia 23 de agosto do corrente para início do Curso (Notícia publicada em 4/8/2010, às 9h40).

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Polícia prende Luan da Costa , filho de Fernandinho Beira - Mar

DROGAS -
Polícia prende Luan da Costa


SÃO PAULO (Folhapress) - Um dos filhos do traficante Fernandinho Beira-Mar, o paraibano Luan Medeiros da Costa, 26, foi preso ontem à noite carregando uma mochila com quatro quilos de cocaína. A prisão foi feita em flagrante, a partir de uma denúncia anônima, em Campina Grande, distante 120 quilômetros de João Pessoa. A droga foi avaliada em quase R$ 60 mil.

A operação foi realizada entre as policias Federal, Rodoviária Federal e Militar da Paraíba. A polícia ainda não sabe informar se o carregamento tinha alguma relação com os crimes praticados pelo pai de Costa, que cumpre pena num presídio de segurança máxima em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Beira-Mar já foi condenado por crimes cometidos de dentro da prisão, como a montagem de um centro de distribuição de cocaína no Paraguai e a criação de empresas para lavagem de dinheiro. Além de Costa, outros dois jovens, com idades de 21 e 22 anos, foram presos. Eles levariam a droga para João Pessoa, de ônibus.

Os três estão em presídios de Campina Grande e responderão pelo crime de transportar e oferecer drogas para consumo, cuja pena varia de cinco a 15 anos de prisão. OS entorpecentes estavam envolvidos em diversos sacos plásticos para reduzir o cheiro da droga, que, segundo a polícia, vinha do Estado de Pernambuco.

Centro prisional terá uma estrutura moderna

Centro prisional terá uma estrutura moderna

Serão dois pavilhões do regime semiaberto e três do fechado
CAROL PACOBAHYBA

O Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga (CIR), localizado na Zona da Mata Norte do Estado, mal começou a ser construído e já começa a colher os frutos de sua proposta inovadora ao entrar na lista dos 100 empreendimentos mais importantes, em construção ou recém-construídos do mundo, segundo a consultoria KPMG / Infrastructure Journal.

Com 98 hectares e investimentos da ordem de R$ 287 milhões, o CIR terá capacidade de receber 3.126 reeducandos distribuídos em dois pavilhões do regime semiaberto e três pavilhões de regime fechado. O complexo ainda dispõe de um mini fórum - para agilizar o julgamento e facilitar o transporte dos presos -, área agrícola, padaria, biblioteca, além de escola e qualificação profissional nas áreas de manutenção elétrica, hidráulica, automotora, entre outros.

De acordo com o secretário da Ressocialização de Pernambuco, Humberto Viana, a excelência do projeto se dá graças ao estudo feito à cerca das falhas do sistema prisional brasileiro. “Foi um trabalho de mais de um ano para identificar os problemas de uma unidade prisional, que resultou em um projeto moderno, inovador e seguro. O Estado demonstra que acertou no projeto tendo o reconhecimento internacional, explica Viana, que deve viajar para Israel e Chile, para apresentar o projeto.

Para Humberto Viana, a ampliação do CIR já está sendo estudada pelo governo. “Vamos oferecer vagas para os internos das penitenciárias de Itamaracá, retomando o projeto turístico que o governo tem para aquela área, além de um presídio de jovens e mais outras duas mil vagas. Ainda não será suficiente, mas estamos fazendo a projeção para ampliação dessa oferta de vagas”, disse.

O conceito utilizado na penitenciária é voltado para a ressocialização e qualificação da mão de obra, possibilitando empregar a população carcerária após o cumprimento da pena. O alto poder carcerário garante melhor segurança e reformula padrões do dia a dia dos internos. “Os visitantes, não poderão entrar com nenhum tipo de alimento, terão que fazer cadastro para visitas íntimas e passarão por várias revistas”, garante o presidente do Consórcio Reintegra Brasil, Eduardo Fialho.

Preso PM suspeito de matar camareira

CAMARAGIBE -
preso PM suspeito de matar camareira

BÁRBARA FRANCO
Foi decretada prisão administrativa ao soldado do 20º Batalhão da Polícia Militar Jaílton de Lima Correia, 44, suspeito de matar a camareira do Motel Vip, Ana Cristina Barbosa Camelo, 36, no último sábado. O PM se apresentou à Polícia Civil, ontem, após a divulgação de seu retrato falado. Acompanhado do advogado e de colegas da corporação, ele chegou ao DHPP encapuzado.

Após duas horas de ouvida pelo delegado responsável do caso, Alfredo Jorge, Jaílton foi levado para Regimento de Policiamento Montado (RPMon), em San Martin, onde deve ficar preso por até três dias. “Trata-se de uma prisão administrativa disciplinar. Posteriormente, ele poderá ser levado ao Creed (Centro de Re-educação da PM), mas por enquanto não será essa a medida aplicada”, explicou o advogado do policial, Noé Sena.

Segundo o delegado Alfredo Jorge, o homem alegou legítima defesa porque havia se sentido coagido por dois seguranças do local. “Ele contou que estava no motel e havia solicitado o dinheiro de volta, mas não foi atendido. Segundo o policial, foi então que começou a discussão e ele resolveu atirar para cima para intimidar as pessoas”. No entanto, o tiro atingiu Ana Cristina.

Durante o incidente do último sábado, o PM estava com uma mulher que não teve o nome revelado. Ela também foi ouvida ontem, mas continua respondendo ao processo em liberdade. Algumas testemunhas afirmaram à polícia que foi esta mulher que instigou o policial a atirar. “Apesar dessa prisão administrativa, o inquérito continua e será encaminhado à Justiça”, afirmou o delegado.

Policial sofre atentado em posto da PE-15

Policial sofre atentado em posto da PE-15

Vítima abastecia a moto quando foi surpreendida pelos criminosos
JOSÉ ACCIOLY

Um policial do Batalhão de Guarda, da Polícia Militar (PM), foi alvo de um atentado, na manhã de ontem, em Olinda. O soldado Ubirajara Cavalcante de OIiveira, de 43 anos, abastecia sua moto no posto BR, localizado na rodovia PE-15, em Ouro Preto, quando quatro homens chegaram num Siena prata e atiraram contra a vítima. Dois dos criminosos estavam vestidos com fardas da PM. Na fuga, o bando jogou grampos na pista, para impedir perseguição. O crime, inicialmente, está sendo tratado como uma tentativa de assalto, porém outras linhas de investigação serão apuradas.

Era por volta das 8h20 quando o crime ocorreu. Mais de dez clientes estavam no posto, abastecendo os veículos, e a PE-15 estava congestionada. Segundo testemunhas, que preferiram não se identificar, o carro com os criminosos chegou pela rodovia. “Eles pararam perto da bomba onde estava o policial. Ao perceber a chegada repentina, ele (Ubirajara) correu para dentro do posto, mas um dos homens pegou a arma e atirou. O que atirou estava à paisana. Eles queriam a arma do soldado. Dois deles estavam com a farda da PM”, contou uma frentista. Após efetuar o disparo, o carro escapou pela avenida Argentina Castelo Branco.

O tiro acertou o braço esquerdo da vítima e transfixou, atingindo a costela. A bala ficou alojada no abdômen do soldado. Os bandidos usaram uma pistola Ponto 40 para atirar contra Ubirajara. Uma cápsula deflagrada foi encontrada no chão do posto e recolhida por policiais do 1º BPM, que socorreram a vítima numa viatura da PM e levaram para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) fizeram diligências pelo bairro, a procura do Siena e dos bandidos, porém ninguém foi preso até o momento.

A delegada de plantão da Força Tarefa Norte, do DHPP, Morgana Alves, confirmou que dois dos quatros suspeitos vestiam fardas da PM. “Não sabemos se eles são da Polícia Militar ou apenas utilizavam a farda da corporação. A informação é que eles tentaram assaltar a vítima e queriam a arma. Ubirajara estava desarmado”, informou. Ela vislumbra a possibilidade dos criminosos quererem executar o soldado. “A vítima foi transferida de batalhão no início do ano. Ele pode ter alguma intriga e alguém quis encomendar sua morte. Podem ter simulado o assalto para encobrir outro crime. Nada será descartado”, avisou.

Ontem pela manhã, uma testemunha prestou depoimento na Delegacia do Varadouro, que continuará investigando o caso. “Essa pessoa reiterou todas as informações que recebemos. O depoimento da vítima é o mais importante, pois ela pode ter visto quem atirou”, acrescentou Morgana Alves. O delegado Erivaldo Guerra, que assumirá o inquérito, informou que o posto não possui sistema de câmeras de segurança. “Não temos informação da placa do carro. O passo, agora, é chamar as testemunhas para tentar identificar os suspeitos com base nos depoimentos”, avisou.

A assessoria de Imprensa da Polícia Militar afirmou que o soldado Ubirajara Cavalcante estava de folga ontem e está na corporação há 23 anos. Em fevereiro, ele foi transferido do 17º Batalhão, que fica em Paulista, para o Batalhão de Guarda. O motivo da mudança não foi divulgado. Em Olinda e no horário do crime, o órgão desconhece qualquer operação policial. O policial passou por cirurgia na manhã de ontem no HR e estava na sala de recuperação. Até o fechamento desta edição, o estado de saúde dele era estável.

Idade-limete elimina 180 candidatos do Curso de Soldados

Idade-limite causa indeferimento de matrículas no CFSd PM

Cento e oito candidatos, lista disponível no link abaixo, têm as suas inscrições indeferidas no Curso de Formação de Soldados PM devido à idade-limite de 28 anos (Notícia publicada em 2/8/2010, às 10h).

confira no site da GICAP-PE a Lista dos candiatos indeferidos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Liberdade ingrata?!

Morto no primeiro dia de liberdade

BRUNO BASTOS
O primeiro dia de liberdade condicional foi também o último para Emerson Guimarães dos Santos, 21, detento da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá. Ele foi morto a tiros por volta das 16h50 em frente à casa da família, na rua Rio Flores, em Paratibe, Paulista, enquanto andava de bicicleta. O crime acabou com a felicidade dos parentes de Emerson, que fizeram uma festa para recebê-lo na primeira saída do sistema prisional após dois anos de regime fechado. Ele cumpria pena por roubo.

“Eu fui às 5h buscar ele lá em Itamaracá. Esse foi o primeiro fim de semana de indulto dele, que estava muito feliz de ver a rua novamente. Ele mesmo disse que ia se consertar na vida, minha irmã até tinha oferecido para ele uma vaga de trabalho em uma pizzaria que ela tem em Peixinhos. A família está toda arrasada”, declarou Íris Ribeiro dos Santos, tia da vítima e dona da casa. Segundo ela, a avó de Emerson escutou os tiros do primeiro andar da casa, mas não se preocupou em ver o que havia acontecido. Após alguns minutos, o avó da vítima chegou em casa contando a triste notícia.

O delegado Frederico Barros, do DHPP, trabalha com três hipóteses para o homicídio. “A morte pode estar ligada a alguma inimizade com algum outro detento, uma dívida com traficantes de drogas ou vingança de um suposto parceiro nesse roubo, pelo qual ele foi preso, que ele teria delatado”. O delegado explicou que Emerson deve ter passado por uma progressão de pena recentemente, o que justificaria a concessão da liberdade durante finais de semana.

Contratados de Olinda estão sem receber belo serviço e o povo é quem paga!!

Salários atrasados só serão pagos em agosto

PRISCILLA AGUIAR
Profissionais que foram contratados temporariamente pela Prefeitura de Olinda se queixam dos salários atrasados. De acordo com eles, não foi dada nenhuma explicação para o atraso nos salários, que vem causando transtornos. “Nos chamaram para assinar uma renovação de contrato com decreto e, depois disto, o salário não saiu mais. Tem gente que está há dois meses e meio, outros há até três sem receber”, destacou um contratado para a Secretaria de Saúde, que preferiu não se identificar por medo de represália.

Procurada pela reportagem, a secretaria de Saúde do município, Tereza Miranda, disse não estar ciente dos atrasos no pagamento. De acordo com o secretário de Administração e Fazenda de Olinda, João Alberto Costa Faria, o atraso ocorreu por conta de um problema operacional e os contratados receberão os salários retroativos no final do mês de agosto. “A renovação de um contrato precisava ser feita e não foi feita em tempo hábil. Houve apenas um descompasso administrativo ou na renovação de um contrato. Um problema meramente operacional. Eles vão receber tudo na folha de pagamento de agosto”, garantiu.

Homem atira contra o Batalhão da ROTA

Homem atira contra batalhão e é morto


SÃO PAULO (Folhapress) - Um homem foi morto a tiros por policiais militares da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) após supostamente atirar contra o batalhão da corporação, na região da Luz, centro de São Paulo, por volta das 3h30 de ontem. Segundo informações da polícia, dois homens que estavam em um veículo atiraram contra o quartel assim que o automóvel, que trafegava pela avenida Tiradentes, entrou na rua João Teodoro, esquina onde fica o batalhão.

Um deles teria saído do veículo e continuou a atirar contra os policiais que haviam ido até o local verificar a origem dos tiros. No revide, de acordo com a versão dos PMs, ele foi atingido. Outro comparsa, que estava na direção do carro, conseguiu escapar. O criminoso foi levado ao PS Santana, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a polícia, com ele foram encontrados coquetéis molotov e uma pistola ponto 40, mesmo tipo de arma usada no atentado ocorrido ontem contra o comandante da Rota, tenente-coronel Paulo Telhada. Horas depois a PM identificou o homem, que tinha saído da cadeia em fevereiro deste ano. Frank Ligieri Sons, 33, tinha sido preso por roubo e lesão corporal. De acordo com a polícia, ele morava em Guarulhos.

Telhada sofreu o atentado na manhã de sábado, quando saía de casa. Um carro cinza com dois homens parou em frente ao seu veículo e disparou cerca de dez tiros. O oficial se agachou no carro e não foi atingido. Ninguém foi preso. O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), disse que não acredita que os ataques ao comandante da Rota e ao batalhão da corporação sejam uma ação de facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Além do ataque ao batalhão, dez carros foram incendiados em regiões diferentes da Zona Leste de São Paulo, na madrugada de ontem. Ninguém se feriu e não há informações sobre quem teria provocado os incêndios.

domingo, 1 de agosto de 2010

PMs condenados pela morte de deficiente

PMs condenados pela morte de deficiente

SÃO PAULO (Folhapress) - Os policiais militares Rodolfo da Silva Vieira, Moisés Alves Santos, Joaquim Aleixo Neto e Anderson dos Santos Sales foram condenados ontem pelo Tribunal do Júri a 18 anos e oito meses de prisão pela morte de Antonio Carlos Silva Alves, 31. Conhecido como Carlinhos, a vítima era deficiente mental e foi sequestrado pelos quatro PMs em 8 de outubro de 2008, no Jardim Capela, em São Paulo.

O corpo, decapitado e sem as mãos, foi achado no dia seguinte, numa área de despejo de cadáveres em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. A hipótese da Polícia Civil e da Promotoria é que, numa abordagem dos quatro PMs, Carlinhos não tenha conseguido falar direito. Sem saber da deficiência, os policiais teriam interpretado como gozação e decidido matá-lo.

Com mais cinco PMs, os quatro condenados ontem são acusados de integrar o grupo de extermínio “Os Highlanders”, assim chamado porque cinco das 12 supostas vítimas foram decapitadas. A Folha de São Paulo revelou a existência do grupo no dia 23 de outubro de 2008.

Os PMs foram condenados por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e pela impossibilidade de defesa da vítima). Durante a leitura da sentença pelo juiz Antonio Augusto Galvão de França Hristov, os PMs choraram bastante. A mãe de Carlinhos, Maria da Conceição dos Santos, ajoelhou-se.
Comentários

Tutores do SENASP terão que fazer novos cursos para continuarem ministrando!

Cursos de Português Instrumental e Redação Técnica para tutores

Dando prosseguimento à implementação das deliberações da 2ª Reunião Nacional de Tutores Masters (gestores), realizada em abril deste ano, a partir do Ciclo 21 (1º ciclo de 2011), só poderão assumir turmas os tutores que tiverem concluído os cursos de Redação Técnica - RDT e Português Instrumental - PTI. Neste próximo ciclo 20, serão asseguradas vagas para todos os tutores que ainda não tenham estes cursos, sendo consideradas como matrículas extras. Para isso, os tutores que ainda não possuem esses dois cursos, ou um deles, deverá solicitar matrícula através do e-mail gicaptutores@gmail.com, até o dia 17 de agosto, informando os dados constantes no link abaixo para confirmar o interesse em participar da lista de matrículas a ser enviada pelo gestor ao administrador nacional.
Os tutores poderão se inscrever, caso assim desejem, normalmente no período de inscrições para o ciclo 20 em outros cursos da grade, um ou dois, de acordo com a disponibilidade de vagas (Notícia publicada em 29/7/2010, às 10h45).
Requerimento de inscrição