Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

É hoje o início do Curso

Amigos, hoje começa o novo ciclo do PRONASCI.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Adolescente é quei­ma­do vivo em Jardim Uchôa

Adolescente é quei­ma­do vivo em Jardim Uchôa

Antes de ser atin­gi­do pelas cha­mas, ga­ro­to, de 16 anos, levou duas fa­ca­das
JOSÉ AC­CIOLY
Um crime, com re­quin­tes de cruel­da­de, fez mais uma ví­ti­ma no Recife. Dessa vez, um ado­les­cen­te de 16 anos foi as­sas­si­na­do com gol­pes de faca pei­xei­ra e teve par­tes do corpo car­bo­ni­za­das. A po­lí­cia acre­di­ta que a ví­ti­ma es­ta­va viva ao ser quei­ma­da. O ga­ro­to teve as mãos pre­sas pelas cos­tas por um fio de nái­lon azul e amar­ra­das a uma cerca de arame far­pa­do quan­do teve o corpo con­su­mi­do pelas cha­mas. O crime ocor­reu na rua Valdemir Teles, no bair­ro de Jardim Uchôa.

“Familiares in­for­ma­ram que ele era vi­cia­do em dro­gas e pra­ti­ca­va pe­que­nos fur­tos na casa de pa­ren­tes para man­ter o vício”, con­tou o sol­da­do do 12º BPM, Anderson Martins. A ví­ti­ma re­si­dia no bair­ro de Areias. Um tio do ado­les­cen­te con­fir­mou a ver­são da po­lí­cia, acres­cen­tan­do que o jovem co­me­çou a usar en­tor­pe­cen­tes há seis meses, so­bre­tu­do ma­co­nha. “O pai dele tam­bém mor­reu quei­ma­do, quan­do a mãe ainda es­ta­va grá­vi­da. Não temos ideia de quem po­de­ria ter feito isso”, des­con­ver­sou o pa­ren­te, de 19 anos, que é pro­fes­sor de dança.

O local onde o corpo foi en­con­tra­do é co­nhe­ci­do como Vacaria. Lá, ocor­re in­ten­so trá­fi­co de dro­gas. Onde o ado­les­cen­te foi acha­do, havia muito lixo en­tu­lha­do nas pro­xi­mi­da­des, e ani­mais, como por­cos e ca­va­los. Moradores ne­ga­ram que ouviram gri­tos ou pe­di­dos de so­cor­ro. Uma mu­lher, que pre­fe­riu não se iden­ti­fi­car, che­gou a ver as cha­mas. “Vi o fogo, mas não sabia que era um ga­ro­to sendo quei­ma­do vivo. Quando me apro­xi­mei e vi o corpo, corri. Fiquei com muito medo. Nunca vi algo pa­re­ci­do aqui”, re­ve­lou.

A pe­rí­cia do Instituto de Cri­minalística (IC) iden­ti­fi­cou duas per­fu­ra­ções na re­gião entre o ab­dô­men e o tórax da ví­ti­ma. As le­sões foram fei­tas por um ob­je­to per­fu­ro-cor­tan­te, pro­va­vel­men­te uma faca pei­xei­ra. De acor­do com o pe­ri­to Sérgio Al­meida, a arma do crime não foi lo­ca­li­za­da e não foi cons­ta­ta­do qual o com­bus­tí­vel usado para quei­ma do corpo do jovem. Ele acre­di­ta que o ga­ro­to ago­ni­zou e foi quei­ma­do vivo. “A ri­gi­dez ca­da­vé­ri­ca apon­ta que o crime foi co­me­ti­do por volta das 4h. Ele re­ce­beu os gol­pes e, ainda vivo, foi quei­ma­do. As vís­ce­ras es­ta­vam ex­pos­tas. Pelas ca­rac­te­rís­ti­cas, mais de uma pes­soa par­ti­ci­pou desse as­sas­si­na­to”, ana­li­sou.

O caso foi re­gis­tra­do pela equi­pe de plan­tão da Força Tarefa da Capital do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Para o de­le­ga­do Humberto Ramos, o crime tem li­ga­ção com o trá­fi­co de dro­gas. “Tudo leva a crer que o ho­mi­cí­dio pode ter sido co­me­ti­do por uma dí­vi­da de dro­gas que a ví­ti­ma tinha com tra­fi­can­tes, já que fa­mi­lia­res con­fir­ma­ram que ele era usuá­rio. Isso é uma pena, pois cada vez mais as dro­gas vêm sendo o prin­ci­pal mo­ti­vo para a maio­ria dos as­sas­si­na­tos”, aler­tou o po­li­cial. O corpo do ado­les­cen­te foi en­ca­mi­nha­do para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro. O crime será in­ves­ti­ga­do pelo DHPP.

19 menores já foram recapturados

MOTIM -
19 menores já foram recapturados

Renata Coutinho
Depois da fuga e do motim entre internos da Funase de Caruaru, o clima foi tranquilo na unidade ontem. Após mais uma contagem dos jovens realizada pela manhã, o número oficial de fugitivos passou de 30 para 42. Desse total, 19 já foram recapturados, segundo o diretor da unidade, João de Deus, até o fechamento desta edição. Ontem pela manhã, as mães de jovens infratores foram recebidas pela direção da unidade para uma conversa sobre o motim.

“Fizemos uma recontagem com mais calma e vimos que mais adolescentes haviam fugido”, explicou diretora socioeducativa da Funase, Elizabeth Viana. Entre os jovens que foram conduzidos novamente à Funase, a maioria foi pega pela Polícia Militar, um dos jovens se entregou livremente acompanhado de um advogado e outro foi reconduzido pela mãe. “Este último caso foi até uma surpresa para nós”, comentou a diretora.

A direção da unidade socioeducativa ainda está fazendo um levantamento para identificar com precisão ca­da adolescente infrator que continua foragido.

Brasileiros somam 191,8 mi­lhões

Brasileiros somam 191,8 mi­lhões

Fecundidade tam­bém cres­ceu. Dados são de pes­qui­sa rea­li­za­da pelo IBGE

RIO DE JA­NEI­RO (Folha­press) - A po­pu­la­ção bra­si­lei­ra cres­ceu 1% e to­ta­li­zou 191,8 mi­lhões de pes­soas em 2009, se­gun­do es­ti­ma­ti­vas do Institu­to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) in­cluí­das na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, di­vul­ga­das ontem. A pes­qui­sa mos­tra que, pela pri­mei­ra vez na atual série his­tó­ri­ca, ini­cia­da em 2001, a taxa de fe­cun­di­da­de au­men­tou no País. Em 2009, era 1,94 filho por mu­lher, ante 1,89 filho por mu­lher no ano an­te­rior. Em 2001, eram 2,33 fi­lhos por mu­lher, taxa re­cor­de na série.

A po­pu­la­ção mais velha con­ti­nua em as­cen­são. A faixa etá­ria acima de 60 anos au­men­tou em 697 mil pes­soas de 2008 para 2009, alta de 3,3%. Essa par­ce­la da po­pu­la­ção já soma 21,7 mi­lhões de pes­soas, o equi­va­len­te a 11,3% do total. Em 2004, essa pro­por­ção era de 9,7%.

Ao mesmo tempo, na po­pu­la­ção de 0 a 24 anos houve re­du­ção de 642 mil pes­soas, para 79,8 mi­lhões de pes­soas. Em 2009, re­pre­sen­ta­vam 41,6% da po­pu­la­ção, ante 46,3% em 2004. A faixa de 25 a 39 anos re­pre­sen­tou 23,7% do total. A po­pu­la­ção de 40 a 59 anos já sig­ni­fi­ca 23,4% da po­pu­la­ção.

Do total da po­pu­la­ção, 51,3% são mu­lhe­res, e os 48,7% res­tan­tes são ho­mens. A Pnad cons­ta­tou que 48,2% da po­pu­la­ção se de­cla­rou bran­ca; ou­tros 44,2% afir­ma­ram ser par­das, e 6,9% dis­se­ram ter cor preta. Já 0,7% ob­ser­va­ram ser ama­re­las e in­dí­ge­nas.

A rede mun­dial de com­pu­ta­do­res já é aces­sa­da por 41,7% da po­pu­la­ção acima de 10 anos, o equi­va­len­te, em nú­me­ros ab­so­lu­tos, a 67,9 mi­lhões de pes­soas, se­gun­do dados da Pnad 2009. No ano an­te­rior, 34,8%, ou 55,9 mi­lhões de pes­soas, dessa par­ce­la da po­pu­la­ção havia aces­sa­do a rede mun­dial de com­pu­ta­do­res. Em 2005, ape­nas 20,9% ti­nham na­ve­ga­do, nos três meses an­te­rio­res à pes­qui­sa, pela in­ter­net. A Pnad foi feita na úl­ti­ma se­ma­na de se­tem­bro de 2009.

Os mais jo­vens são os que mais uti­li­zam a in­ter­net. Do total da po­pu­la­ção de 15 a 17 anos, 71,1% ti­ve­ram aces­so à rede de com­pu­ta­do­res em 2009. Um ano antes, essa pro­por­ção era de 62,9%, e, em 2005, não pas­sa­va de 33,7%.

A menor pro­por­ção coube à po­pu­la­ção acima de 50 anos. Apenas 15,2% ti­ve­ram algum tipo de aces­so à rede mun­dial de com­pu­ta­do­res. Essa faixa etá­ria, no en­tan­to, apre­sen­tou a maior ex­pan­são entre os gru­pos pes­qui­sa­dos, com alta de 148,3% entre 2004 e 2009.

Entre as re­giões, o Sudeste se man­te­ve com a maior pro­por­ção de usuá­rios: 48,1%. Ante 26,2% ob­ser­va­dos em 2005.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Amanhã é dia de Desfile Cívico

Amanhã é dia de Desfile Cívico

Cinco mil militares, além de estudantes e entidades civis, participarão do evento
VANESSA ARAÚJO


ARQUIBANCADAS estão sendo montadas. Público esperado é de dez mil pessoas

O tradicional Desfile Cívico Militar, que este ano comemora o 188° aniversário da In­dependência do Brasil, irá reunir um total de cinco mil militares no Centro do Recife, amanhã. A concentração acontece em frente ao Shopping Tacaru­na e segue por toda a avenida Cruz Cabugá, em direção ao parque Treze de Maio. Arqui­ban­cadas estão sendo montadas para o público, em frente ao IEP e ao parque, com capacidade para 1,5 mil lugares. A expectativa de público é de cerca de dez mil pessoas. Par­ticipam também da cerimônia estudantes e entidades civis. A solenidade inicia a partir das 8h e o desfile militar, às 10h.

O palanque principal para as autoridades ficará na avenida Mário Melo. A partir das 8h, haverá revista da tropa, realizada pelo governador do Estado, Eduardo Campos, acompanhado pelo Comandante Militar do Nordeste (CMNE), general de Exército Américo Salvador, e pelo Comandante do Desta­ca­mento Militar, general de Brigada Geraldo Gomes de Mattos Filho. Em seguida, desfilam cerca de 3,6 mil estudantes dos ensinos Fundamen­tal e Médio de 55 escolas, sen­do 40 unidades da rede estadual e 15 entre particulares e municipais. A abertura será feita pelos alunos do Ginásio Per­nam­­bucano.

Para o general de Exército Amé­rico Salvador, a finalidade do evento é enaltecer a data da Independência do País. “Este é um momento muito importante para fortalecer valores e celebrar a data, já que, graças à Independência, foi possível termos um País livre e democrático”, afirmou. O comandante do CMNE destacou, ainda, a importância da participação e integração da sociedade no desfile, principalmente dos jovens.

Haverá também a participação de cerca de 500 pessoas vindas de instituições e entidades como o Grupo de Esco­tei­ros do Brasil em Pernambu­co, associação dos ex-alunos do CPOR, desbravadores, LBV, Exército de Salvação e o Ensino Especializado Pré-Militar (ASA). A partir das 10h, o comandante do Destacamento Militar, general Gomes de Mattos, abre a solenidade militar com um representante de cada uma das Forças Armadas e corporações que participam do evento.

O público poderá, então, assistir aos desfiles da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, seguidos da Banda de Música do Exército. Após a passagem das tropas a pé, tem início o desfile motorizado. Este ano, desfilarão as viaturas operacionais do Exército Brasileiro, PM, bombeiros, Polícia Civil, Sistema Penitenciário, Polícia Rodoviária Federal, Samu e Correios. Ao to­do, cerca de 170 viaturas serão empregadas na cerimônia.

Haverá ainda desfiles compostos pelas bandeiras históricas, conduzidas a cavalo por alunos do Colégio Militar do Re­cife e do Colégio da Polícia Mili­tar, além do desfile motorizado, que vai demonstrar a diversidade da atuação do Exér­cito (Selva, Paraquedista, Polícia do Exército, Saúde, Manuteção, Guar­da, Aviação, Montanha, entre outros). Veteranos da For­ça Expedicionária Brasileira (FEB) e ex-integrantes das diversas missões de paz no exterior (ex-combatentes do Bra­sil, ex-integrantes do Batalhão Suez, Missões de Angola, Timor Leste, Haiti, além da Maçonaria, Associação de Oficiais da Re­serva e veteranos paraquedistas. O término do des­file será feito pela cavalaria da PM.