Total de visualizações de página

sábado, 19 de junho de 2010

Assassinos de PM são identificados

Assassinos de PM são identificados

Polícia fez o retrato falado dos dois acusados pela morte do policial Lindinaldo
Marcela Alves
O delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Paulo Furtado, apresentou, na manhã de ontem, o nome dos acusados pela morte do policial militar Lindinaldo da Silva, de 39 anos. Lindinaldo foi morto no último dia 16 de maio, após uma discussão em um bar, na UR-1, no bairro do Ibura. Marcílio Rúsivo Feitosa, de 20 anos, e Paulo de Tarso da Silva, de 26 anos, são os acusados do homicídio, sendo Paulo o executor e Marcílio o que colaborou com a fuga do comparsa.

No momento, os dois estão foragidos. Tanto Marcílio como Paulo, entretanto, já tem o mandado de prisão preventiva expedido e estão indiciados por homicídio qualificado. “Agora, o inquérito está concluído, mas essas conclusões foram alcançadas antes do fim das investigações”, declarou o delegado, que pede a ajuda da população na busca aos acusados. “Nesse momento, nós precisamos da ajuda da população para encontrar os dois por meio de denúncias que indiquem onde eles possam estar”, pediu.

“O crime teria sido motivado porque Paulo teria encostado o escape da moto na perna do policial e este teria ameaçado sacar a arma para ele. Paulo, então, foi embora e voltou com outra moto e com Marcílio”, contou o delegado Paulo Furtado. Antes de disparar cinco tiros contra o policial, os dois chegaram por trás, e Paulo ainda deu uma coronhada com uma pistola 380 em Lindinaldo, que foi surpreendido com o golpe. Ele ainda tentou se defender com a arma que portava, mas não disparou com a mesma rapidez e precisão. O tiro de Lindinaldo atingiu o banco no qual ele estava sentado.

Os dois acusados, segundo o delegado Paulo Furtado, têm uma vasta ficha criminal. Marcílio, inclusive, tinha ganho o direito a liberdade dias antes do homicídio do policial. Ele já foi detido por formação de quadrilha, tráfico de drogas e roubo. Já Paulo acumula prisões por roubo e formação de quadrilha, também. “Os dois trabalhavam juntos, mas nunca foram presos na mesma ocasião, pelo mesmo crime”, concluiu o delegado.

Serviço

DHPP: 31843553
Disque Denúncia: 3421-9595

Um dos líderes do tráfico instalado em Petrolina é preso

Um dos líderes do tráfico instalado em Petrolina é preso

Na casa dele, a polícia encontrou muita droga escondida no forro do teto
Marcela Alves
Na tarde da última quarta-feira, policiais civis do município de Petrolina encontraram na residência de Erivaldo Vieira Santos, 29 anos, acusado de ser grande fornecedor de drogas da região Nordeste, seis quilos de cocaína, nove de pasta base da droga, além de um fuzil calibre 762 escondido no forro do teto do imóvel dele. Esse material, somado aos 70 quilos de maconha prensada e pronta para o consumo, três quilos de pasta base de cocaína e 800 gramas de crack, também apreendidos na casa do traficante dias antes, representam a maior apreensão de drogas dos últimos dez anos realizada em Petrolina.

Erivaldo foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes por meio da Operação Quebra Pedra II, deflagrada na última segunda-feira. Ele, segundo o delegado e coordenador da operação, Manuel Martins, era um dos traficantes mais procurados do Estado. “Um dos líderes do tráfico na região. Um indivíduo de alta periculosidade. Temos conhecimento de que existem cerca de nove mandados de prisão em São Paulo contra ele”, explicou o delegado, acrescentando que Erivaldo era considerado o braço de uma organização nacional de traficantes de drogas.”Ele fornecia droga para a Bahia e para Pernambuco”, acrescentou o delegado.

A prisão de Erivaldo foi realizada na última segunda-feira, no bairro de Vila Eduardo, no centro de Petrolina. Além dos entorpecentes, também foram encontrado na residência dele, que funcionava como laboratório de refino de cocaína e ponto de distribuição de drogas, insumos químicos para serem misturados aos entorpecentes, como formol e fermento em pó, uma máquina de prensar, mais de R$ 1,6 mil em dinheiro e vários documentos falsos. O veículo do acusado, um carro modelo Fiat Strada, trambém foi apreendido.

“Essa foi só a primeira prisão. As investigações continuarão. Nós sabemos que ele não trabalha sozinho, mas temos certeza de que ele era o cabeça”, disse o delegado que dá continuidade às investigações com o intuito de deter os cúmplices de Erivaldo. “Nós já vínhamos monitorando há cerca de 30 dias, desde que ele se instalou em Petrolina”, colocou o delegado. Erivaldo será recambiado do Presídio Eduardo Gomes, em Petrolina, para o presídio de Vitória da Conquista, de onde é foragido e já cumpria pena por tráfico de drogas.

PF apreende 6kg de pasta de coca

PF apreende 6kg de pasta de coca
Entorpecente foi encontrado dentro de um veículo no município de Quipapá, Mata Sul
DIEGO MENDES
O trabalho de investigação de 20 dias dos policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) foi concluído com a prisão de dois homens acusados de tráfico de drogas. Alexsandro de Aquino Correia, de 26 anos, e Ricardo Melo da Silva, 29, foram detidos na tarde da última quinta-feira, por volta das 17h, em Quipapá, na Zona da Mata Sul, distante 190 quilômetros do Recife. Com os traficantes foram encontrados aproximadamente seis quilos de pasta base de cocaína, o suficiente para produzir 18 quilos de crack, que seria comercializado na Capital pernambucana. Essa quantidade apreendida corresponde a 72 mil pedras de crack.

De acordo com as informações da Polícia Federal (PF), Alexsandro Correia, que trabalhava como mototaxista, não possuía antecedentes criminais, diferentemente de Ricardo da Silva, que já havia sido preso por falsidade ideológica. As informações colhidas pelos policiais federais davam conta de que um veículo de marca Fiat Palio, de cor cinza e placa HMC-3759 de Belo Horizonte, Minas Gerais, estaria transportando uma certa quantidade de pasta base de cocaína vinda da cidade de Maceió, Alagoas.

Diante dessas informações e com as características físicas e cor das vestimentas dos suspeitos, foi montada uma operação, que contou com três equipes da Polícia Federal. Os policiais foram para os principais pontos de acesso do Recife, tendo como referência a capital alagoana. O desfecho do caso aconteceu por volta das 17h da última quinta-feira, próximo à cidade de Quipapá.

Durante a abordagem policial, um dos suspeitos conseguiu fugir correndo por dentro de um matagal, mas os outros dois foram contidos de imediato pelos agentes e, como o local, de acordo com a PF, não oferecia segurança, os acusados foram levados até o posto da Polícia Rodoviária Federal de Quipapá, onde o veículo foi vistoriado. Lá, veio a surpresa. No carro só haviam três engradados de madeira, além de um aparelho de som e uma televisão usada.

Ao analisar o material encontrado, os policiais descobriram que a madeira utilizada no engradado estava recheada de pasta base de cocaína. Os dois presos foram autuados por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico com o agravante de estarem cometendo crime entre estados da federação. A pena prevista varia de cinco a 20 anos de reclusão.

Polícia reconstitui a morte de Milena Silva

Polícia reconstitui a morte de Milena Silva
Estudante, após colisão, ficou presa em carro e foi arrastada
JULIANA ARETAKIS
Mais de uma semana após a morte da estudante Milena Patrícia da Silva, de 23 anos - que foi arrastada por 3,3 quilômetros na BR-101 Norte, no bairro da Guabiraba -, a Polícia Civil realizou no fim da tarde de ontem a reconstituição do crime com a presença dos envolvidos no episódio, além dos familiares da vítima. De acordo com a versão apresentada pelos peritos do Instituto de Criminalística (IC), o condutor do veículo Crossfox prata, o eletricitário Ernane de Carvalho Neres, dirigia a uma velocidade de 90 quilômetros por hora, e não a 60 quilômetros por hora (velocidade máxima permitida neste trecho da via). Segundo os peritos, o eletricitário teria reagido mais rapidamente e evitado a colisão caso conduzisse o veículo na velocidade máxima permitida. O acusado responderá pelo crime de homicídio culposo decorrente de acidente de trânsito e lesão corporal.

Na reconstituição, foi utilizado um decibelímetro, aparelho que mede a intensidade sonora, com o intuito de provar se o acusado tinha possibilidade de ouvir algum tipo de barulho no momento da colisão e os gritos de socorro da vítima. No entanto, o resultado deste teste ainda não foi divulgado. Durante a simulação, foram apresentadas quatros versões: a do condutor da moto, o namorado de Milena, Telmo Henrique Timóteo; a do motorista do Crossfox, a de uma testemunha e a dos peritos do IC.

De acordo com a versão de Telmo Henrique, ele trafegava na faixa esquerda da via quando sua moto foi atingida pelo condutor do Crossfox. Já Ernane, por sua vez, acusa o motoqueiro de ter realizado uma manobra brusca ao ultrapassar um caminhão, que, segundo Telmo, não existia. A testemunha, entretanto, afirma que a moto realizou uma ultrapassagem, porém de forma prudente, e confirma a presença de um caminhão na via. “A versão do kombeiro foi semelhante a de ambos. Essa simulação é importante para subsidiar as investigações e fazermos um melhor juízo de como realmente ocorreu o crime”, relatou o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, Newson Motta.

Segundo o advogado do eletricitário, Marconi Dias, a versão do condutor da moto é falsa. “O rapaz tenta demonstrar que não deu causa ao acidente para não ter mais um trauma na cabeça”, disse. A simulação teve seu desfecho nas proximidades do Centro de Treinamento do Náutico, de onde a jovem foi socorrida e levada para o Hospital da Restauração, onde faleceu no último 9 de junho.
Servidor estadual recebe salário antes do São João
Antecipado, pagamento ocorrerá entre os dias 21 e 23

Por determinação do governador Eduardo Campos, os salários do mês de junho dos servidores estaduais serão antecipados. O pagamento, que estava previsto para ser efetuado de 28 a 30 deste mês, será feito uma semana antes, a partir da próxima segunda-feira, entre os dias 21 e 23.

Como de costume, no primeiro dia, recebem o pagamento os aposentados e pensionistas; no segundo dia, 22, é a vez dos servidores ativos da Secretaria de Educação e Conservatório Pernambucano de Música (CPM), e no último dia, quarta-feira, 23, recebem os demais servidores ativos do Estado. Segundo a Secretaria de Administração, o valor da folha de pagamento de junho é de R$ 480 milhões para 215 mil contracheques.

O Governo informou que, desde o começo da gestão, foi organizado o calendário e firmado compromisso com os servidores estaduais de que todos os pagamentos seriam feitos em dia. Desde 2007, o Governo estadual tem antecipado salários em meses com feriados tradicionais no Estado e, desde dezembro, os pagamentos vem sendo feitos em três dias.

Presídio Aníbal Bruno passa por outra revista

Aníbal passa por outra revista
Varredura na unidade prisional é a quinta em pouco mais de um mês
JOSÉ ACCIOLY




FORAM apreendidas bebidas, drogas e armas artesanais. Material estava em celas


Em pouco mais de um mês, o Presídio Professor Aníbal Bruno (PPAB), em Tejipió, passou pela quinta revista, ontem pela manhã, desde a rebelião que resultou na morte de três detentos, em maio deste ano. Dessa vez, a varredura aconteceu no pavilhão C, onde 400 homens dividem o espaço. Bebidas, drogas e armas artesanais foram recuperados por policiais. O material estava dentro das celas. O trabalho durou, aproximadamente, três horas. Atualmente, o PPAB abriga 3.475 apenados, quando a capacidade é para 1.448 homens.

Foram apreendidos 70 litros de cachaça artesanal, 500 gramas de maconha, guardadas dentro de uma caixa de achocolatado; e aproxidamente dez gramas de um pó branco, que pode ser cocaína. Além disso, policiais recuperaram sete facas, entre industriais e artesanais; dois botijões de gás, um amperímetro, sete barrotes de madeira, oito celulares, nove carregadores. Ainda foram pegos um garfo ciscador e fios de cobre. Participaram da revista 28 soldados BPChoque, oito da Radiopatrulha, dez do CIPcães, dez policiais militares, 17 agentes penitenciários, seis do Cioe e uma viatura do Corpo de Bombeiros.

Segundo o superintendente de Segurança Penitenciária da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), coronel Isaac Wanderley, as contínuas apreensões vêm reduzindo a entrada de materiais ilícitos dentro do presídio. “A gente vê que houve redução bastante acentuada da entrada desses materiais. Essas vistorias são determinações do secretário (Humberto Vianna). Depois dos eventos (dois motins em maio), adotamos, como rotina, as revistas periódicas semanais dentro do presídio”, explicou. Porém, ele reconheceu que armas continuam entrando na unidade prisional, através das muralhas. “Eles jogam as facas e drogas por cima do muro”, disse.

Isaac Wanderley adiantou que a Seres está debatendo com a Secretaria de Defesa Social (SDS) a possibilidade de adotar novos procedimentos de revista para as visitas. Isso porque, segundo ele, parte dos materiais ilícitos entra na unidade prisional por esse canal. “Há dias de visitas que chegamos a receber dez mil pessoas. Esse número é muito grande para revistar, principalmente, porque algumas são mulheres e elas trazem as drogas na parte íntima. Por isso, estamos conversando com os órgãos para ter mais uma opção de revista”, declarou. Por enquanto, não nenhum protocolo definido

terça-feira, 15 de junho de 2010

Pec 300 ( Votação)

Mesmo com a realização do jogo do Brasil na Copa do Mundo, á uma grande expectativa quanto a possibilidade de votação da PEC 300 nesta terça (15/06) ou quarta-feira (16/06). A Associação dos Cabos e Soldados (ACS - PE) estará acompanhando tudo de perto através do diretor Otoniel Cosmo que estará em Brasília - DF nesses dois dias. Qualquer novidade será repassada para a tropa.

Ladrão morre durante assalto em Vitória de Santo Antão

Zona da Mata // Zona da Mata
Ladrão morre durante assalto em Vitória de Santo Antão
Publicado em 15.06.2010, às 00h30
Do Jornal do Commercio

Um jovem morreu e um adolescente ficou ferido, no final da tarde de ontem, quando, segundo a polícia, tentavam assaltar um posto de combustíveis em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com informações de testemunhas, um segurança do estabelecimento viu o assalto e reagiu à investida. José Vitor Inácio de Santana, 18 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O adolescente, de 17 anos, foi baleado no braço e acabou apreendido por policiais militares do 21º BPM.

O segurança que teria reagido ao assalto não foi localizado pela polícia. “Fomos acionados para um tiroteio no Posto São Severino, localizado na PE-50. Ao chegar ao local, encontramos um rapaz morto e outro baleado”, explicou o soldado David Carvalho. Ainda segundo o PM, o adolescente confessou que a intenção da dupla era assaltar um ônibus da empresa Borborema. “Eles estavam dentro do coletivo. Quando se preparavam para assaltar, perceberam que no ônibus havia um policial militar. Desistiram, desceram do ônibus e resolveram assaltar o posto de gasolina”.

Após levar o adolescente ao Hospital João Murilo, em Vitória, onde recebeu os primeiros socorros, a polícia foi até a casa do menor e encontrou quatro espingardas calibre 12 e um revólver calibre 38. O adolescente seguiu para a Delegacia de Vitória de Santo Antão e prestava depoimento até o fechamento desta edição, às 23h30. O corpo de José Vitor Inácio de Santana foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. O caso será investigado pela Delegacia de Vitória.

Dunga valoriza vitória, mas diz que time pode fazer mais

Dunga valoriza vitória, mas diz que time pode fazer mais
Agência Estado

Johannesburgo - Dunga valorizou a vitória na estreia da Copa do Mundo, mas admitiu que a seleção brasileira pode render mais do que mostrou nos 2 a 1 sobre a Coreia do Norte, nesta terça-feira, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo. "Estou satisfeito pela vitória, mas a gente quer sempre mais, nunca se contenta", explicou o treinador.

Durante a entrevista coletiva após o jogo, Dunga lembrou que a estreia é sempre "muito difícil". "Tem a ansiedade e o nervosismo", explicou o treinador. Para piorar a situação, ele contou que enfrentar um adversário "totalmente fechado", como a Coreia do Norte, dificultou a vida da seleção brasileira.

"O Brasil fez uma boa partida, principalmente no segundo tempo. No primeiro, faltou um pouco de velocidade", avaliou Dunga, que ainda elogiou a atuação do adversário. "Vocês têm que ver também que a movimentação da Coreia para fechar os espaços na defesa era quase perfeita".

O treinador lamentou o gol sofrido no final do jogo. "A princípio, gostaria de marcar gols e não levar nenhum. Mas isso acontece, é normal do futebol", disse Dunga, que também revelou que a saída de Kaká aos 32 minutos do segundo tempo já estava prevista, pois ele está voltando de contusão.

Além da troca de Kaká por Nilmar, Dunga fez mais duas mudanças no segundo tempo: Daniel Alves e Ramires entraram, respectivamente, nos lugares de Elano e Felipe Melo. Apesar disso, ele garantiu que não deve mexer no time titular para o próximo jogo do Brasil, no domingo, contra a Costa do Marfim.
Agência Estado

Governo sanciona aumento de 7,7% para aposentados

Governo sanciona aumento de 7,7% para aposentados
Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje o reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo, depois de cerca de quatro horas de reunião com a equipe econômica do governo, além do ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, e o líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza. A queda do fator previdenciário foi vetada.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, ao deixar a reunião, que Lula orientou a equipe econômica a fazer os cortes necessários em outras despesas para compensar os gastos com o reajuste. Ele voltou a afirmar que não haverá redução em investimentos, mas em custeio e em emendas parlamentares.

“Além dos cortes que já fizemos [no Orçamento], de R$ 10 bilhões, cortaremos R$ 1,6 bilhão para não alterar o Orçamento”.

O deputado Vacarezza disse que deixou claro para o presidente que não passaria na Câmara ou no Senado qualquer percentual que fosse inferior aos 7,7%

Preso assume assassinatos

MURIBECA -
Preso assume assassinatos
Marcela Alves
Agentes da Delegacia de Prazeres prenderam Edson da Costa, de 39 anos, ontem. Ele é acusado de cometer três homicídios, o último deles no dia 30 de maio, quando assassinou o vizinho, Amaurílio Antônio Marcelino, de 30 anos, à pauladas na Muribeca. Os demais assassinatos foram cometidos em Arcoverde, cidade de origem de Edson, contra dois homens identificados por Eliesér e Nenêm.

De acordo com o delegado Francisco Santos, ele foi preso por um dos homicídios cometido no Interior do Estado e fugiu quando ganhou o direito do regime semiaberto. Hoje, ele foi preso em cumprimento ao mandado de prisão preventiva por outros dois homicídios cometidos em Arcoverde, localizada a 276 quilômetros do Recife. “Agora que ele foi preso, poderemos concluir o inquérito desse terceiro caso, já que também admitiu ter assassinado o vizinho porque ele tentou baixar o som da casa dele”, colocou o delegado.

Edson, que foi preso no Conjunto Muribeca, assumiu os três homicídios e garantiu que os fez em legítima defesa. “Elieser me ameaçava porque tinha inveja de mim porque trabalhava como retalhador em um açougue. Nenêm matava todo mundo que bebia com ele, quando percebi que ele ia fazer isso comigo, me adiantei e minha briga com Amaurílio já era antiga. Ele já tinha puxado a faca para mim e invadia meu barraco”, contou Edson.

Desvio de carga flagrado pela PM ( 6º BPM em ação)

Desvio de carga flagrado pela PM
Material da Rapidão Cometa seria furtado por funcionários da própria empresa
Marcela Alves
Policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) conseguiram evitar que parte de uma carga da transportadora Rapidão Cometa fosse desviada, na manhã de ontem, na rua Josefa Maria da Conceição, próximo ao Galpão Josapar, no bairro de Jordão Baixo. A carga de uísque, máquinas de lava-rápido e aparelhos de TV LCD ia ser furtada por três funcionários da própria empresa: Edmar Vera Cruz, 39, João Ricardo da Silva, 26, e Cícero Leite da Silva Júnior, 29.

“Estávamos em diligências na BR-101, nas proximidades da avenida Ana Barreto, por volta das 8h25, trabalhando em uma outra ocorrência, quando fomos acionados por funcionários da empresa, que nos comunicaram de um possível desvio de carga. Quando chegamos ao local indicado nos deparamos com o caminhão parado, aberto e o material sendo transportado para dois carros de passeio”, relatou o soldado Valdir Rodrigues. Os veículos, dois Palios, pertenciam a dois dos três acusados: Edmar e Cícero.

De acordo com Valdir Rodrigues, os três homens aproveitaram-se do momento em que o motorista do caminhão cumpria o protocolo de entrega do material para desviar parte da carga.“João Ricardo, que estava no caminhão, articulou para que o motorista saísse de perto para poder separar a carga, enquanto os outros dois funcionários, que estavam no dia de folga, foram com seus carros particulares pegar a carga, que já tinha comprador certo”, acrescentou o policial militar.

A abordagem policial foi rápida e não houve chance dos três homens reagirem. “O que nos foi passado é que esse tipo de ação é comum e que a empresa já vinha monitorando essa atividade”, disse o soldado. O caso foi registrado na Delegacia de Prevenção e Repressão ao Roubo de Carga. O delegado titular, Nelson Barbosa, autuou os três acusados, em flagrante, por furto qualificado. No entanto, ele garantiu que o inquérito não será concluído rapidamente.

“Inicialmente, estamos autuando esses três acusados. Entretanto, também estamos investigando a participação de outros funcionários que ajudam na articulação do desvio de carga. Pelo menos mais dois, pois para a carga sair da empresa é necessário que ela passe por muitas pessoas que deem autorização”, concluiu o delegado, que continuará à frente das investigações.

A assessoria de comunicação da Rapidão Cometa confirmou que a empresa estava ciente da ação e informou a situação à polícia e esclareceu que todos os encaminhamentos serão feitos à Justiça e que todos os trâmites legais serão acompanhados.

Inscrições do ProUni abrem hoje

EDUCAÇÃO -
Inscrições do ProUni abrem hoje

SÃO PAULO (Folhapress) - O Ministério da Educação (MEC) abre hoje as inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre. Serão oferecidas 60.488 bolsas de estudo, sendo 39.113 bolsas integrais e 21.375 bolsas parciais - de 50% da mensalidade - em 1.255 instituições de ensino superior. As inscrições vão até o próximo dia 19.

Podem concorrer às bolsas os candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e redação). A inscrição será feita exclusivamente pela internet (http://siteprouni.mec.gov.br). O candidato poderá escolher até três opções de curso e instituição. Para efetuar sua inscrição, o estudante deverá informar seu número de inscrição no Enem e seu CPF.

A relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será divulgada no dia 21 de junho. Esses estudantes deverão comprovar suas informações junto às instituições de ensino de 22 de junho a 2 de julho. Caso sobrem bolsas, poderá haver mais cinco chamadas.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (por pessoa). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2009, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, ter cursado na condição de bolsista integral.

Executor (da Advogada) tranquilo em reconstituição

Executor tranquilo em reconstituição

Com frieza, tranquilidade e, em alguns momentos, sorriso no rosto, o presidiário Paulo Henrique, 22, explicou detalhadamente sua participação no homicídio de Karina Lígia de Amorim durante a resconstituição do crime, ontem pela manhã. O executor recebeu R$ 2 mil de José Ricardo Cavalcanti de Amorim e da amante dele, a funcionária do Poder Judiciário Federal, Somália Celestino da Silva.

O assassino contou aos policiais que chegou no escritório da advogada, localizado no quilômetro 26 da BR-101 Norte, por volta das 11h. No local, a secretária pediu que ele aguardasse porque a advogada estava em atendimento. Neste meio tempo, Paulo Henrique foi, por duas vezes, até a entrada do estabelecimento conferir se os dois homens que fariam a fuga continuavam na rodovia o aguardando.

“Ele também aproveitou para verificar se não havia a presença da polícia naquela área”, explicou o perito criminal Antônio Neto. Quando entrou na sala da advogada, ela estava ao telefone, mas fez gesto para que ele sentasse. Prontamente, apontou a arma e efetuou os três disparos. Os tiros atingiram a região da orelha, a boca e o ombro da vítima. Após a investida, Paulo Henrique cruzou a sala da secretária, que, por medo, manteve a cabeça abaixada. Saiu ao encontro dos colegas que o aguardavam na pista, em um Celta preto.

Dois dias antes do crime, Somália teria encontrado com Paulo Henrique no Terminal de Ônibus de Caetés I, II e III, em Abreu e Lima, para entregar uma foto de Karina. “Mas ele só ficou sabendo que aquela pessoa se tratava de uma advogada no dia do homicídio”, complementou o delegado do GOE, Cláudio Castro. No mesmo dia do crime, por volta das 15h, um novo encontro com Somália foi marcado na praça São José, também em Abreu e Lima, dessa vez para o recebimento do pagamento do crime.

Acusada de envenenar biscoitos é capturada

INQUéRITO -
Acusada de envenenar biscoitos é capturada
PRISCILLA AGUIAR
O DHPP cumpriu ontem o mandado de prisão preventiva em desfavor de Vera Lúcia Tereza Carneiro, 40, acusada de colocar veneno nos biscoitos ingeridos por Jéssica Lopes da Silva, de 13 anos, no último dia 4. Por apresentar sinais de disturbios mentais, Vera Lúcia foi encaminhada para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá.

De acordo com o delegado Victor Hugo Rondon, responsável pelo caso, a prisão foi solicitada com base no depoimento das testemunhas. “Os laudos do IML e IC ainda não estão prontos, mas as testemunhas afirmam que observaram claramente o chumbinho no biscoito. Ela havia sido intimada para depor na última sexta-feira e não compareceu. Eu representei e o juiz concedeu o mandado na sexta”.

Vera Lúcia chegou a apresentar uma Carteira de Passageiro Especial (Bilhete Único Especial), exclusivo para pessoas com deficiência física, mental, auditiva e visual. “O interrogatório dela (Vera Lúcia) é inconsistente. Uma hora ela diz que sim outra hora diz que não”, observou Victor Hugo Rondon. Jéssica, um primo e uma tia passaram mal depois de ingerir biscoitos supostamente recheados com veneno.

Segundo o delegado, ela já teria mandado outros alimentos envenenados para um desafeto, também no bairro da Guabiraba, mas ninguém havia chegado a comer. Depois de ingerir os cinco biscitos Jéssica passou mal e foi socorrida na Policlínica Professor Barros Lima, em Casa Amarela, mas morreu 40 minutos depois.

Agentes penitenciários decretam greve

Imprimir E-mail
PRESÍDIOS -
Agentes penitenciários decretam greve
JOSÉ ACCIOLY
Em decisão aprovada em assembleia na noite de ontem agentes penitenciários do Estado decretaram greve geral da categoria - iniciou a 0h de hoje. O movimento se estende até o próximo domingo. No dia 19, haverá outro encontro, para avaliar os ganhos dos servidores. Serviços como apresentação à Justiça, contagem de prisioneiros, visitas internas e revistas não serão feitas, segundo avisou o presidente da Aspepe, Nivaldo de Oliveira Júnior.

“Os agentes realizarão liberação de detentos com alvará de soltura, recolhimentos mediante mandados de prisão preventiva, socorro a prisioneiros e segurança interna nos presídios. Decidimos esse movimento porque o Governo do Estado descumpriu os termos da pauta de negociação”, explicou Nivaldo de Oliveira.

A Aspepe solicita o enquadramento dos profissionais por tempo de serviço. Esse foi o mesmo critério adotado pela Polícia Civil na implantação do PCCV. Além disso, os agentes querem a inclusão da cláusula que garanta a revisão do PCCV a partir de janeiro de 2011.

Com a greve, 30% dos 851 funcionários trabalharão nas 19 unidades carcerárias. A Secretaria Estadual de Administração (SAD) informou que vai aguardar ser comunicada oficialmente sobre a decisão da categoria e esperar que os agentes formalizem o resultado do encontro.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

ACS - PE verifica condições de trabalho dos PMs no Aníbal Bruno

ACS - PE verifica condições de trabalho dos PMs no Aníbal Bruno
Imprensa | Publicado: 11/06/2010 às 16:08:58 | Visitas: 279


O coordenador da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE), Renílson Bezerra, realizou na manhã desta sexta-feira (11/06) uma importante visita. Ele esteve no Presídio Aníbal Bruno para verificar as condições da tropa que atua na guarda externa e interna daquela casa de detenção.

A visita aconteceu atendendo às solicitações da tropa. São muitas as reclamações sobre falta de efetivo, não pagamento de gratificações, excesso de carga horária de trabalho, além da precariedade dos alojamentos. Faltam colchões e ar-condicionado.

Juntamente com o representante de Base, Arlécio Ferreira e o advogado Dr. Adalberto, Renílson esteve reunido com o gerente Executivo, Cel. Geraldo Severiano. A comitiva da ACS – PE também fez questão de avaliar cada um dos alojamentos dos policiais, além de conversar com a tropa.

Diante da precariedade do que foi encontrado, Renílson vai entrar em contato com a Secretaria de Defesa Social em busca de soluções. “São quase 4 mil presos para pouco mais de 20 homens. O trabalho é estressante e não há o reconhecimento devido”, conclui Renílson.



Por: Paula Costa | Jornalista

Coordenador Renílson e representante Arlécio com a guarda externa do Annibal Bruno
Reunião com o Cel. Severiano
Conversa com a guarda interna
PMs da guarda interna conversam com Renílson e Arlécio
Comitiva da ACS - PE no Presídio Annibal Bruno
Visão geral do presídio

Parabéns aos novos Cb PMPE

1.1.0. Conclusão – Aprovação – Menção - Classificação
I – De conformidade com o disposto na Legislação em vigor, participaram e concluíram com
aproveitamento o Curso de Formação de Cabos PM (Programa de Certificação Nível Básico – 2010/2),
no período de 22 ABR a 09 JUN 2010, os policiais militares abaixo relacionados, com as respectivas
médias, menções e classificações.
Mat. Nome Média Menção Clas.
26439-3 Valmir João de Lima 9,64 MB 1º
26377-0 Manoel Severino Vieira Júnior 9,62 MB 2º
26412-1 José Carlos de Andrade 9,52 MB 3º
26366-4 Joaquim da Silva Mendes 9,50 MB 4º
26480-6 Antônio Fragoso Canto 9,44 MB 5º
26951-4 Paulo Sérgio de Barros 9,44 MB 6º
25607-2 José Rosevaldo dos Santos 9,41 MB 7º
26921-2 Célio Santos e Silva 9,39 MB 8º
26949-2 Isaac da Silva Ribeiro 9,39 MB 9º
26902-6 João Hortêncio Cruz Filho 9,36 MB 10º
26865-8 Mauro Sérgio Calixto 9,32 MB 11º
26438-5 Sérgio Antônio de Santana 9,29 MB 12º
26914-0 Robson Milano Lins 9,29 MB 13º
26497-0 Inácio Carlos de Souza Filho 9,28 MB 14º
26460-1 Israel Bernardo da Silva 9,28 MB 15º
26424-5 Leonildo Barbosa dos Santos 9,27 MB 16º
26919-0 Moacy Ferreira da Silva 9,27 MB 17º
27120-9 Petrônio Ferreira de Albuquerque 9,27 MB 18º
26920-4 Glaudstony Wanderley Galvão 9,25 MB 19º
27079-2 Alberto Fernando da Silva 9,25 MB 20º
26383-4 Rivaldo Belarmino da Luz 9,23 MB 21º
26494-6 Gilmar Felício de Miranda 9,23 MB 22º
26379-6 Pedro Antônio de Andrade Silva 9,22 MB 23º
26859-3 Israel Antônio da Silva 9,22 MB 24º
26890-9 Abinoan Cavalcante da Silva 9,22 MB 25º
26986-7 José Edson Monteiro 9,22 MB 26º
26987-5 Ricardo Miranda dos Santos 9,22 MB 27º
26903-4 Rosenildo Pereira de Barros 9,19 MB 28º
27370-8 Josemi Evangelista Santos 9,19 MB 29º
26969-7 Samuel Ramos da Silva 9,18 MB 30º
26997-2 Carlos Alberto Barbosa da Silva 9,17 MB 31º
26475-0 Severino Ramos da Silva 9,16 MB 32º
26938-7 Antônio Carlos da Silva 9,15 MB 33º
26418-0 José Raimundo Pereira da Silva 9,14 MB 34º
26933-6 Sérgio Pedroza dos Santos 9,14 MB 35º
26365-6 James Miguel Ferreira de Souza 9,13 MB 36º
27136-5 José Antônio de Lima 9,13 MB 37º
26481-4 Antônio Rodrigues de Lima Filho 9,12 MB 38º
04 BOLETIM GERAL Nº A 1.0.00.0 108
10 DE JUNHO DE 2010
_____________________________________________________________________________________
Mat. Nome Média Menção Clas.
26507-1 José Miranda da Rocha Filho 9,12 MB 39º
26944-1 Maurício Vieira de Melo 9,11 MB 40º
26984-0 Roberto Alves Rodrigues 9,10 MB 41º
26849-6 Deusdedite Alves da Cruz 9,07 MB 42º
26344-3 Adilson David Alexander 9,02 MB 43º
26876-3 Vladimir José de Souza 9,02 MB 44º
26940-9 Ronaldo José Cardoso 9,02 MB 45º
26963-8 Edivaldo Barbosa de Lima Filho 9,02 MB 46º
26452-0 Gerson Azevedo Teixeira 9,01 MB 47º
26384-2 Rivaldo Gomes do Monte 9,00 MB 48º
26512-8 Luiz Carlos Pereira de Santana 9,00 MB 49º
26395-8 Artur de Souza Freitas Neto 8,99 MB 50º
26446-6 Edmilson José dos Santos 8,98 MB 51º
26912-3 José Carlos Leite 8,98 MB 52º
26975-1 Nilson Carneiro da Silva 8,98 MB 53º
26350-8 Carlos Roberto da Silva 8,97 MB 54º
26498-9 Isaac José Marcelino Gomes 8,97 MB 55º
26927-1 Bartolomeu Alves Galdino 8,97 MB 56º
26000-2 George Augustinho da Silva 8,95 MB 57º
26440-7 Walfrido Bezerra de Melo 8,95 MB 58º
26476-8 Valdevino José da Silva 8,95 MB 59º
20017-4 Ronaldo Alexandre da Silva 8,94 MB 60º
26411-3 José Carlos da Silva 8,94 MB 61º
26495-4 Gilson dos Santos 8,90 MB 62º
26883-6 Gilson Vieira Matos 8,89 MB 63º
26844-5 Neemias da Silva 8,87 MB 64º
26414-8 José de Alencar Gomes da Silva 8,86 MB 65º
26499-7 Jairo Batista Gonçalves 8,86 MB 66º
26374-5 Luciano Correia de Amorim 8,85 MB 67º
26915-8 Vanderlei Cabral de Sá 8,85 MB 68º
27094-6 Sandro José de Menezes 8,84 MB 69º
26387-7 Sérgio Andrade da Silveira 8,82 MB 70º
26407-5 João Augusto da Silva 8,82 MB 71º
26459-8 Iraquitan Vicente da Silva 8,82 MB 72º
26503-9 José Edson de Santana 8,82 MB 73º
26976-0 Abimael Lelis da Silva 8,82 MB 74º
26965-4 Inaldo de Assis Gomes 8,81 MB 75º
26410-5 José Cândido Pereira 8,80 MB 76º
26846-1 Genival José Filho II 8,78 MB 77º
27062-8 Edilson Firmino de Andrade 8,78 MB 78º
27398-8 Everaldo de Oliveira Lima 8,78 MB 79º
26500-4 Jorge José da Cruz Filho 8,77 MB 80º
26861-5 Fernando Antônio Carneiro da Silva 8,77 MB 81º
26864-0 José Luiz da Silva 8,77 MB 82º
26369-9 José Félix dos Santos Neto 8,75 MB 83º
26493-8 Gabriel Marinho de Lima 8,75 MB 84º
26502-0 José Carlos da Silva 8,74 MB 85º
BOLETIM GERAL Nº A 1.0.00.0 108 05
10 DE JUNHO DE 2010
_____________________________________________________________________________________
Mat. Nome Média Menção Clas.
27128-4 Valdereis Bernardino de Amorim 8,74 MB 86º
26354-0 Edmilson José da Silva 8,73 MB 87º
26409-1 José Bezerra da Silva Filho 8,73 MB 88º
26458-0 Ilton José Félix da Silva 8,73 MB 89º
26910-7 Laelson Santos Januário 8,73 MB 90º
26878-0 Everaldo Alberto de Barros 8,72 MB 91º
26966-2 Jonas Manuel Vilar 8,71 MB 92º
27368-6 Josenildo Pires da Silva 8,71 MB 93º
30805-6 Marcus Antônio da Silva Cavalcanti 8,71 MB 94º
26361-3 Heráclito Francisco da Silva 8,70 MB 95º
26479-2 Aguinaldo Serafim da Silva 8,70 MB 96º
26485-7 Diocy Lourenço dos Santos 8,70 MB 97º
26941-7 Fernando Miguel da Silva 8,70 MB 98º
26511-0 Luiz Carlos dos Reis 8,69 MB 99º
26228-5 Eraldo Carlos da Silva 8,67 MB 100º
27323-6 Jobson Severino Silva 8,67 MB 101º
25877-6 Carlos Roberto Martins da Silva 8,66 MB 102º
27229-9 João Batista de Albuquerque Pessoa 8,64 MB 103º
26899-2 Joab Gomes da Silva 8,63 MB 104º
18009-2 Francisco Ferreira de Lima 8,62 MB 105º
26434-2 Ricardo Cândido dos Santos Oliveira 8,62 MB 106º
26897-6 Jailton Batista Carneiro 8,62 MB 107º
26892-5 Renato Alexandre da Silva 8,61 MB 108º
26980-8 Max Gell Bacelar 8,60 MB 109º
26847-0 José Ricardo de Oliveira 8,58 MB 110º
26519-5 Armando Domingos dos Santos Filho 8,57 MB 111º
26448-2 Elenildo Galdino de Lima 8,55 MB 112º
26483-0 José Nivaldo de Arruda 8,55 MB 113º
26393-1 Amaro Inácio da Silva Filho 8,52 MB 114º
26425-3 Lúcio Mário da Silva 8,53 MB 115º
26510-1 Jurandir Moura da Silva Filho 8,53 MB 116º
26848-8 Antovaldo Alves de Souza 8,53 MB 117º
26855-0 Fernando Timóteo Soares da Silva 8,53 MB 118º
26929-8 Sérgio Carlos Morais Sales 8,53 MB 119º
26948-4 Roberto Amâncio da Silva 8,53 MB 120º
26961-1 André Afonso da Silva Barbosa 8,53 MB 121º
26972-7 Marcos Bezerra da Silva 8,53 MB 122º
26472-5 Reginaldo Coloia de Souza 8,52 MB 123º
26957-3 Ricardo Rodrigues de Souza 8,52 MB 124º
26962-0 Genildo Gomes da Silva 8,52 MB 125º
27797-5 Amauri Antônio Alves Barreto 8,52 MB 126º
26378-8 Paulo Roberto do Nascimento 8,51 MB 127º
26443-1 Arlindo José da Silva Filho 8,51 MB 128º
26995-6 Assuelo Antônio Dias 8,50 MB 129º
26404-0 Gilvan Rodrigues Bezerra 8,49 MB 130º
26453-9 Gilbernam Xavier de Freitas 8,48 MB 131º
27084-9 José Valter de Oliveira 8,48 MB 132º
06 BOLETIM GERAL Nº A 1.0.00.0 108
10 DE JUNHO DE 2010
_____________________________________________________________________________________
Mat. Nome Média Menção Clas.
26430-0 Manoel Pedro de Oliveira 8,47 MB 133º
26870-4 Antônio Quaresma da Silva 8,46 MB 134º
26362-1 Ivaldo Ferreira de Mesquita 8,45 MB 135º
26496-2 Herman de Souza Freire 8,45 MB 136º
26908-5 Manoel Agostinho Davino 8,45 MB 137º
27406-2 Mariano Francelino da Silva 8,45 MB 138º
26345-1 Alexandre Jorge Urbano de Andrade 8,43 MB 139º
26352-4 Edilson Fernandes de Oliveira 8,43 MB 140º
26842-9 Elson de Aguiar Santana 8,43 MB 141º
26856-9 Edilson Luiz Moura dos Santos 8,42 MB 142º
27076-8 Romildo Lemos dos Santos 8,42 MB 143º
27159-4 Ozias Ferreira da Hora 8,41 MB 144º
26441-5 Antônio Marculino do Prado Filho 8,40 MB 145º
26401-6 Flávio de Assis Marcolino 8,39 MB 146º
26474-1 Severino Francisco da Silva 8,39 MB 147º
26370-2 José Francisco da Silva Neto 8,38 MB 148º
26435-0 Roberto José da Silva 8,38 MB 149º
26524-1 Eliel Ferreira da Silva 8,38 MB 150º
26135-1 Félix Alexandre Gomes da Silva 8,37 MB 151º
26931-0 Damião Vicente Ferreira 8,37 MB 152º
26954-9 Ricardo Lourenço Marques 8,37 MB 153º
27130-6 Edi Tenório de Almeida 8,37 MB 154º
27299-0 Severino Júlio da Silva 8,36 MB 155º
26937-9 Jailton Luiz Vieira 8,35 MB 156º
27240-0 Paulo Vieira de Moraes 8,35 MB 157º
23221-1 Edilberto Ferreira Santos 8,33 MB 158º
26447-4 Eduardo Augusto Ferreira 8,33 MB 159º
27129-2 Antônio Odilon da Silva 8,33 MB 160º
26904-2 José Ubiraci de Oliveira 8,32 MB 161º
26918-2 Alexandre Sodre Pimentel Santos 8,32 MB 162º
26396-6 Edmilson Francisco de Aguiar 8,31 MB 163º
27400-3 Moises de Souza Cordeiro 8,31 MB 164º
26388-5 Sérgio Gomes Xavier 8,30 MB 165º
26398-2 Ednaldo Luiz da Silva 8,30 MB 166º
26473-3 Sérgio Custódio da Silva 8,30 MB 167º
26979-4 Genival Ferreira dos Santos 8,30 MB 168º
26348-6 Antônio Felipe da Silva 8,27 MB 169º
27394-5 Antônio Carlos Xavier ds Santos 8,27 MB 170º
27396-1 Carlos Roberto Francisco Gomes 8,27 MB 171º
27206-0 José Antônio da Silva 8,26 MB 172º
26875-5 Mário José da Silva 8,25 MB 173º
26970-0 Heromarques Campos 8,25 MB 174º
26436-9 Romero Geraldo de Mercês 8,23 MB 175º
26522-5 Diogenes Vieira de Melo Filho 8,22 MB 176º
26528-4 Joel Marcolino do Nascimento 8,22 MB 177º
26888-7 Givaldo Ferreira Cabral 8,22 MB 178º
26405-9 Itamar Valeriano da Silva 8,20 MB 179º
BOLETIM GERAL Nº A 1.0.00.0 108 07
10 DE JUNHO DE 2010
_____________________________________________________________________________________
Mat. Nome Média Menção Clas.
26880-1 Joelson Ferreira Martins 8,20 MB 180º
26454-7 Gildo do Nascimento de Melo 8,18 MB 181º
26515-2 Manoel Joaquim da Silva 8,18 MB 182º
26934-4 Remison Ferreira de Carvalho 8,17 MB 183º
26408-3 José Ailton Alves 8,15 MB 184º
26488-1 Eduardo Correia de Lima 8,15 MB 185º
26386-9 Sebastião Cláudio do Nascimento 8,13 MB 186º
26357-5 Elias Gusmão da Silva 8,12 MB 187º
26422-9 Josué Rosa de Aguiar 8,12 MB 188º
26433-4 Paulo Soares Bezerra 8,12 MB 189º
26943-3 Marcos José dos Santos 8,12 MB 190º
26417-2 José Mendes Correia 8,10 MB 191º
26508-0 José Pequeno Ferreira 8,10 MB 192º
26955-7 Antônio Carlos Gomes 8,10 MB 193º
26358-3 Eraldo Monteiro Pimentel Júnior 8,08 MB 194º
27081-4 Célio da Silva Lima 8,08 MB 195º
26977-8 Flávio José da Silva 8,07 MB 196º
26416-4 José Gildo Pereira de Melo 8,03 MB 197º
26461-0 José Rivaldo de Oliveira 8,03 MB 198º
26462-8 Josias Fernandes da Rocha 8,03 MB 199º
26380-0 Pedro Geraldo de Oliveira 8,02 MB 200º
27069-5 Manoel Batista da Silva 8,01 MB 201º
26402-4 Fernando Maximiano da Silva 8,00 MB 202º
25147-0 Daniel Carneiro da Cunha 7,98 B 203º
26924-7 Geraldo Carlos Pimentel 7,98 B 204º
26399-0 Edvaldo Cipriano Tenório de Lima 7,97 B 205º
26464-4 Lindembergue Ferreira 7,97 B 206º
26923-9 Mércio Correia de Albuquerque 7,97 B 207º
26885-2 Reginaldo Gomes Muniz 7,95 B 208º
25005-8 José Jaime Correia Ferreira 7,93 B 209º
26860-7 José Reinaldo de Lima Bezerra 7,92 B 210º
26359-1 Francisco Orlando Gomes de Sá 7,88 B 211º
27404-6 Helmiton José G. de Figueiredo 7,88 B 212º
26457-1 Heriston Peixoto da Silva 7,87 B 213º
27338-4 Josenildo Mendes de França 7,87 B 214º
26403-2 Gerson Dionísio da Silva Filho 7,82 B 215º
26974-3 Miguel Gonçalves de Siqueira Júnior 7,82 B 216º
26391-5 Wilson Rafael Alves 7,81 B 217º
26906-9 Macário Magno Noia 7,80 B 218º
27214-0 João Roque da Silva Filho 7,80 B 219º
27066-0 Carlos Alberto dos Santos 7,79 B 220º
26397-4 Edmilson João de Aguiar 7,77 B 221º
26958-1 Gerson Alves do Nascimento 7,77 B 222º
26392-3 Amarildo Pedro de Lima 7,73 B 223º
27363-5 Severino Amaro dos Santos 7,73 B 224º
26869-0 Jairo José Mendes Ferreira 7,72 B 225º
26471-7 Pedro José de Lima 7,71 B 226º
08 BOLETIM GERAL Nº A 1.0.00.0 108
10 DE JUNHO DE 2010
_____________________________________________________________________________________
Mat. Nome Média Menção Clas.
24975-0 Paulo Lourenço do Nascimento 7,70 B 227º
26989-1 Ricardo dos Reis Gonçalves Filho 7,68 B 228º
25985-3 Aurélio Barbosa Castanha 7,66 B 229º
26449-0 Euclides Dantas de Andrade 7,66 B 230º
25280-8 José Alves dos Santos 7,65 B 231º
27293-0 Jorge Souza dos Santos 7,63 B 232º
27065-2 Edson Francisco da Silva 7,62 B 233º
27090-3 Aguinaldo Galdino de Farias 7,58 B 234º
26896-8 Valter Gomes Ramos 7,57 B 235º
26862-3 Wilson Pedro da Costa 7,52 B 236º
26889-5 Gildo Ferreira Cabral 7,50 B 237º
26916-6 Edmilson Pereira da Silva 7,47 B 238º
26389-3 Valdomiro Rodrigues do Nascimento 7,42 B 239º
26978-6 José Edson de Miranda 7,30 B 240º
26991-3 Ricardo Barroso Barbosa 7,28 B 241º
27251-5 Romero Dias do Nascimento 7,28 B 242º
26426-1 Luiz Brasilino do Nascimento 7,11 B 243º
27124-1 Luiz Fernandes Borges 6,93 B 244º

Estuprador é amarrado, após violentar menina de 12 anos

Polícia // VIOLÊNCIA
Estuprador é amarrado, após violentar menina de 12 anos
Publicado em 13.06.2010, às 12h06
Do JC Online

Mesmo sem o resultado dos exames sexológicos, a Polícia Civil de Pernambuco confirmou o estupro de uma menina de 12 anos, neste sábado (12), na zona rural de Taquaritinga do Norte, Agreste do Estado.

A polícia ouviu a criança, que tem problemas mentais, e constatou que houve violência sexual.

De acordo com as autoridades locais, o acusado Amaro Francisco da Silva, de 46 anos, foi amarrado por populares, facilitando assim, a prisão.

Ainda segundo a polícia Civil, os resultados dos exames serão divulgados nos próximos dias.

Grávida é morta com um tiro de espingarda na porta de casa

Polícia // CRIME
Grávida é morta com um tiro de espingarda na porta de casa
Publicado em 13.06.2010, às 13h51
Do JC Online

A polícia Civil de Pernambuco registrou mais um homicídio no interior do Estado. O crime aconteceu na noite deste sábado, no bairro São João da Escócia, em Caruaru, no Agreste pernambucano.

Ana Clécia Alves da Silva, de 27 anos, estava em frente à residência da sogra conversando com os familiares, quando quatro homens se aproximaram, disparando um tiro de espingarda calibre 12, contra a vítima.

Ana Clécia, que estava grávida, ainda foi levada ao Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, mas não resistiu e morreu na Unidade de Saúde.

A polícia ainda não tem o nome dos suspeitos, mas garante que vai intensificar as investigações para esclarecer também os motivos do crime.

Duas mulheres assassinadas no Grande Recife

Duas mulheres assassinadas no Grande Recife
Publicado em 13.06.2010, às 07h19
Do Jornal do Commercio

A violência contra a mulher fez duas novas vítimas na Região Metropolitana do Recife. Em Água Fria, Zona Norte da capital, a dona de casa Keila Marusca de Souza Portela, 44 anos, foi assassinada com um tiro de revólver no peito, na madrugada desse sábado (12). O suspeito do crime é o ex-marido dela, Gilberto Carlos Carneiro de Souza. No Bairro de Guadalupe, em Olinda, dois homens mataram com três disparos de arma de fogo, a desempregada Carla Maiara Sena de Oliveira, 22, por volta das 5h de ontem.

O crime no Recife ocorreu após uma discussão entre Keila e Gilberto, no apartamento da dona de casa, na Rua da Regeneração. Vizinhos escutaram um bate-boca e depois o barulho de um disparo de arma de fogo.

Minutos depois, o suspeito deixou o local dirigindo um Gol. Keila Marusca de Souza Portela estava sem vida dentro da residência. A Força-Tarefa de Homicídios da Capital registrou o caso, que será investigado pela Delegacia de Água Fria.

Em Olinda, Carla Maiara voltava para casa a pé, por volta das 5h, quando foi abordada por dois homens. Eles dispararam três vezes contra a desempregada e fugiram. O crime chamou a atenção de dezenas de moradores da área e ocorreu a poucos metros da casa da vítima.

Os peritos do Instituto de Criminalística (IC), ao examinar o corpo da mulher, encontraram duas pedras de crack escondidas dentro da calcinha dela. O material foi encaminhado para análise.

ESTATÍSTICAS - Em 2009, o número de mulheres assassinadas em Pernambuco chegou a 299. Nove ocorrências a mais do que o anotado em 2008, de acordo com dados da Agência Condepe/Fidem.

Nos três primeiros meses de 2010, o total de execuções tendo mulheres como vítima alcançou 56 casos, contra 83, no mesmo período do ano passado.

A redução no primeiro trimestre é de 32%. De janeiro a março de 2010, o percentual de mulheres assassinadas corresponde a 5% de todos os homicídios ocorridos no Estado.

Polícia prende em Limoeiro homem que tentou matar a filha e a esposa

Agreste // Crime
Polícia prende em Limoeiro homem que tentou matar a filha e a esposa
Publicado em 14.06.2010, às 08h12
Do JC Online
Hematomas em garota de 14 anos teriam sido provocados pelo pai
Hematomas em garota de 14 anos teriam sido provocados pelo pai
Foto: Divulgação

A polícia prendeu em Limoeiro, Agreste do Estado, na noite desse domingo (13), um homem suspeito de tentar matar a própria filha, uma garota de 14 anos, e também a esposa. Luiz carlos da Silva, 35, teria usado uma faca para tentar cometer o crime.

Após receber a denúncia, os policiais militares da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar foram até a residência da família. Ao chegar ao local, o suspeito havia fugido, e as vítimas se encontravam machucadas.

A garota estava com vários hematomas e a mãe dela, com um corte no joelho. O ferimento teria sido provocado durante uma queda que a mulher levou ao tentar se defender do marido.

Mãe e filha foram socorridas para o Hospital de Limoeiro. O suspeito foi detido no bairro dos Coqueiros em uma outra residência. Luiz Carlos ainda tentou fugir, mas foi preso.

Segundo a polícia, ele machucava a esposa e a filha quando estava alcoolizado.

Curso de Inglês e Espanhol gratuito pela Internet

IDIOMA -
Cursos de línguas gratuitos

Os recifenses que quiserem aprender outro idioma terão agora a oportunidade de forma gratuita. O “Olá, Turista”, projeto do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e com apoio no Recife da Prefeitura Municipal irá capacitar nacionalmente 80 mil pessoas em inglês e espanhol até junho de 2011.

Os cursos oferecidos pelo “Olá, Turista” são flexíveis, pois devem ser acessados pela Internet, a qualquer hora do dia. Eles foram organizados em três módulos: Básico, Profissional e Regional. A inscrição será analisada pelo Ministério do Turismo. O cadastro no curso poderá ser feito através do site www.olaturista.org.br.

Outra grande novidade do projeto é que o Recife e São Paulo ganharam “Salas de Conexão Olá, Turista” que permitem aos alunos que não têm internet em casa ou no trabalho estudar em um local com infraestrutura adequada e monitoria. No Recife, a Sala de Conexão fica na Faculdade Maurício de Nassau, bloco B.

Segundo o Ministério do Turismo, cerca de seis mil alunos e 95 instituições de ensino do Estado estão cadastrados no projeto. “Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, é ótimo que cada vez mais recifenses tenham o entendimento em outro idioma”, afirma Samuel Oliveira, secretário de Turismo do Recife.

Em Pernambuco, segundo o Ministério do Turismo, 40% das pessoas que estão cadastradas no “Olá, Turista” são mulheres. Aproximadamente 35% tem entre 31 e 40 anos. Cerca de 40% tem nível superior completo, número maior que os outros estados participantes. Além disso, 56% tem renda entre dois e cinco salários mínimos.