Total de visualizações de página

sábado, 1 de maio de 2010

Descoberto laboratório de crack na Iputinga

Foram presos três homens e apreendidos dois adolescentes

Substâncias químicas, armas e drogas foram apreendidas pela polícia, ontem, em um laboratório de crack que funcionava na 1ª travessa da rua Monteiro Lobato, na comunidade do Detran, no Recife. Três homens foram presos e dois adolescentes de 16 anos apreendidos, ontem, durante uma operação que contou com mais de 40 policiais do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e do Grupo de Operações Especiais (GOE). Além de substâncias químicas utilizadas na fabricação do entorpecente, foram apreendidos 2, 3 kg de crack pronto para consumo e 20 gramas de maconha, além de duas pistolas, dois revólveres, duas motos e aproximadamente R$ 1,8 mil em espécie.

Considerados pela polícia fornecedores de droga de médio porte, Anderson Soares da Silva, o Tinho, de 27 anos, Martonelli Pereira de Araújo, o Léo, de 22 anos, e Kleiton Roberto Valderino Cruz, o Galego, de 29 anos, foram autuados em flagrante por tráfico, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo e foram encaminhados para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. Os dois adolescentes, que, segundo a polícia, atuavam como “aviãozinho”, - pessoas que repassam a droga - foram levados para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA).

De acordo com o gestor do Denarc, o delegado Luiz Andrey, a droga seria comercializada durante a semana nas proximidades da avenida Caxangá e bairros do Recife e Região Metropolitana do Recife. “As investigações foram iniciadas em janeiro. Solicitamos quatro mandados de busca e apreensão e, durante a abordagem de hoje (ontem), efetuamos a prisão de três deles em flagrante. O quarto integrante continua sendo procurado”, frisou. A operação foi realizada por volta das 5h de ontem. Martonelli chegou a fugir usando apenas uma cueca, mas foi preso dentro de um ônibus a caminho do Cabo de Santo Agostinho.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o envolvimento do grupo em homicídios, enquanto policiais do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) investigam o envolvimento deles com o roubo de carros, já que também foi encontrado um Celta roubado com o grupo. A delegada Maria Helena Couto Fazio, chefe da 1ª Delegacia de Narcotráfico do Denarc, destacou a conduta de cada integrante do grupo. “O Tinho (Anderson) era o chefe deles, que comandava o grupo. Léo (Martonelli) movimentava a droga e o Galego (Kleiton) também movimentava e comercializada o entorpecente”, detalhou.

Segundo o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, 70% dos homicídios que acontecem em Pernambuco têm relação direta ou indireta com o tráfico de droga. “Quando juntamos com pessoas egressas do sistema penitenciário, esse índice chega a 90%. Cada boca de fumo fechada é uma ferramenta de atividade criminosa a menos. Estamos incrementando o trabalho de inteligência e da polícia judiciária para instauração e conclusão de inquéritos e cumprimento de mandados”, salientou o secretário.


ADOLESCENTES

O Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu, ontem, também na comunidade do Detran, quatro adolescentes com R$ 1.080 em espécie, 30 gramas de maconha, dez pedras de crack, uma pistola ponto 40, um revólver calibre 22, uma algema e uma balança de precisão, além de oito cartuchos de ponto 40 e três de calibre 22. Uma jovem de 17 anos e os três garotos de 15, 16 e 17 anos estavam em uma residência na rua Sucupira, onde o material foi encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário