Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PE terá novos equipamentos periciais

PE terá novos equipamentos periciais

Materiais como reagentes e trenas eletrônicas agilizarão trabalhos dos peritos
JOSÉ ACCIOLY

O Ministério da Justiça (MJ) vai investir cerca de R$ 75 milhões na compra de equipamentos de perícia forense para fornecer as polícias científicas de todos os estados e também as unidades da Polícia Federal no País. Pernambuco será contemplado com parte dos instrumentos destinados ao Nordeste. A entrega simbólica dos equipamentos foi feita anteontem, em Brasília, pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Os aparelhos devem chegar ao Estado até o final do ano. Para isso, peritos pernambucanos receberão capacitações para se adaptarem aos novos instrumentos. Alguns dos cursos serão ministrados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada ao MJ.

Para Pernambuco, a Senasp, ligado ao Ministério da Justiça, vai enviar 50 maletas de local de crime. Os conjuntos são equipados com reagentes de sangue e drogas, máquinas fotográficas, trenas eletrônicas, GPS, netbooks, lupas, materiais para coleta de impressões digitais e para isolamento de área. Esses itens ajudarão os peritos a detectar e coletar vestígios de sangue, cabelo, esperma, saliva e outros tipos de provas periciais, contribuindo na melhoria das investigações.

A Senasp também enviará para o Estado um microcomparador balístico, que realiza exames em projéteis e estojos disparados para fazer comparações com armas de fogo; duas câmaras frigoríficas para conversação de cadáveres, com capacidade para armazenar até seis corpos (cada) e um cromatógrafo gasoso, que ajudará nas análises químicas de entorpecentes, agrotóxicos, entre outros produtos. Além disso, peritos pernambucanos receberão luzes forenses multi-espectrais, capazes de fazer varredura em locais de crimes em busca de vestígios que a visão humana não consegue captar, como manchas de sangue; e um scanner radiográfico fixo.


De acordo com o coordenador de Perícia Forense da Senasp, Edson Barroso, para aquisição dos equipamentos, o Ministério da Justiça fez duas pesquisas de âmbito nacional, relativas a qualidade dos laboratórios periciais e as estruturas dos órgãos e detectou a realidade de cada estado quanto a deficiência de equipamentos. De modo geral, o resultado apontou carência nas instalações físicas, onde peritos trabalham em locais inadequados, além da falta de efetivo. Em Pernambuco, o documento identificou a necessidade de interiorização do laboratórios.

“Pernambuco carece de unidades de perícia no Interior, para levar atendimento em locais de crime e fazer perícias nas pessoas e nas evidências. Quando se tem lacunas no atendimento, isso acaba sendo danoso a sociedade, que fica desassistida, gerando cifras ocultas da violência”, explicou Edson Barroso. O coordenador de Perícia Forense da Senasp disse ainda que os novos equipamentos melhorarão os exames nos locais de crime.

O gestor da Polícia Científica de Pernambuco, Francisco Sarmento, comemorou as novas aquisições do Governo Federal e disse que os peritos receberão capacitações para se adaptarem aos novos equipamentos. “Até o final do ano deveremos receber esses materiais. Eles chegaram um boa hora, pois são equipamentos modernos, que melhorarão a qualidade do trabalho pericial”, contou

Nenhum comentário:

Postar um comentário