Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo

Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo


SILVA: é preciso estar sempre atento às novidades



Uma pesquisa da Interbrand, divulgada na última semana, apontou a Coca-Cola como a marca mais valiosa do mundo - US$ 70,4 bilhões. Mas esse número já foi bem maior. Segundo a publicação “The Real Thing: Truth and Power at The Coca-Cola Company” (“A realidade: verdade e poder na Coca-Cola”, em tradução literal), entre as décadas de 1980 e 1990, o valor de mercado da empresa chegou a US$ 145 bilhões. Ainda de acordo com o livro, essa era a época da presidência do cubano Roberto Goi­zueta, a quem a publicação credita a valorização da marca. No auge, ele instalou um placar em um dos corredores do escritório da sede, em Atlanta, Estados Unidos, para que todos acompanhassem a evolução da cotação na Bolsa de Valores de Nova York.

O professor de Marketing da Fa­culdade Boa Viagem (FBV) e es­pecialista em comportamen­to do consumidor, Paulo Rober­to Silva, atrela a qualidade do pro­duto ao marketing para uma receita aparentemente simples de sucesso. “Marca nenhuma po­de ignorar o mercado, mas deve estar sempre atenta às novidades”, comenta.

Então, com 70 anos de mercado, a pomada Hipoglós é também líder, de acordo com a pesquisa realizada pela Nielsen (maio-junho), com 56,7%, do segmento de cremes para assaduras. “O público-alvo da Hipoglós sempre foi as mães, mas durante todos estes anos, elas se tornaram mais exigentes e o produto tem evoluído para atender as novas exigências”, diz a gerente de Marketing da Hipoglós, Danielle Panissa. Em 2006, a Proc­ter&Gamble, fabricante da pomada, lançou a versão econômica com objetivo de aumentar as vendas. “No ano passado, a Hipoglós teve uma extensão da linha com a chegada do Hipoglós Amêndoas. Esse novo produto foi criado a partir da opinião dos consumidores e hoje já é individualmente a segunda marca do mercado, com 14% de participação em volume atrás apenas da Hipoglós Tradicional, que tem participação de mercado de 42,8% em volume”, explica Danielle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário