Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Perícia em galpões da SDS deve ser iniciada hoje

Perícia em galpões da SDS deve ser iniciada hoje

Procedimento não iniciou no sábado porque havia focos de incêndio
BÁRBARA FRANCO




SINISTRO aconteceu na quarta-feira e destruiu mais de um milhão de balas



Hoje, cinco dias após do incêndio ocorrido no depósito da Secretaria de Defesa Social (SDS), localizado na Ilha Joana Bezerra, pode ter início os primeiros processos de perícia para investigar o fato. Os quatro galpões atingidos pelas chamas ficaram totalmente destruídos e com riscos de desabamento, o que tem dificultado a entrada dos peritos criminais do Instituto de Criminalística (IC). São quase 12 mil metros quadrados de destruição. Mais de um milhão de munições de pistola ponto 40, munições de fuzis, metralhadoras e revólveres, além de inquéritos concluídos, prontuários de funcionários e outras informações sigilosas da secretaria foram destruídos.

Apesar de o Corpo de Bombeiros já ter realizado o rescaldo no local, os peritos ainda não conseguiram entrar no espaço para realizar o serviço. “Tínhamos planejado uma análise do local para a sexta, mas teve que ser adiada. Depois marcamos para o sábado, mas mesmo assim ainda não conseguimos entrar no local porque ainda havia focos de incêndio”, afirmou o perito criminal Diego Costa, responsável pela análise do local. O especialista afirmou ainda que os riscos de desabamento também impedem os trabalhos. “Ainda não temos condições de entrar nos galpões. Temos que aguardar a vistoria da Defesa Civil antes”.

A reportagem da Folha de Pernambuco tentou contato com a assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. Ainda não foi contabilizado o prejuízo financeiro total provocado pelo incêndio. No dia do ocorrido, foram necessários mais de 180 mil litros de água para apagar o incêndio que provocava explosões, devido à enorme quantidade de munições guardadas no espaço.

Como o galpão também armazenava produtos apreendidos pela Delegacia de Repressão à Pirataria, mais de 400 mil mídias, 34 mil peças de roupas e 600 mil carteiras de cigarro, que seriam usadas como provas em processos, foram destruídos. Apesar das proporções do acidente, não houve feridos. Um dos fatores favoráveis para isso foi que no momento em que o incêndio teve início haviam poucos funcionários no estabelecimento. As investigações do caso estão a cargo da Delegacia da Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário