Total de visualizações de página

domingo, 10 de outubro de 2010

Greve pode estar perto do fim (Bancários)

BANCÁRIOS -
Greve pode estar perto do fim

GABRIELA LÓPEZ
O fim da greve dos bancá­rios está mais próximo. Pela primeira vez desde o início da paralisação, no último dia 29, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Con­traf-CUT) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) vão retomar as negociações. O encontro está mar­cado para hoje, às 11h, em São Paulo. De acordo com a confederação, esta greve foi a maior dos últimos 20 anos, registrando o fechamento de 8.278 agências ontem. Em Pernambuco, 285 estabelecimentos pa­raram, representando cres­cimento em torno de 50% em relação ao primeiro dia.


O secretário de Imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, afirmou que a categoria espera uma proposta global dos bancos. “Com os lucros astronômicos que têm, as instituições não têm motivos para deixar de atender às nossas reivindicações, que envolvem remuneração, questões relativas a melhorias nas condições de trabalho e segurança”. A Fenaban não se pronunciou. Os bancários do Estado serão representados pela presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Sindbancários-PE), Jaqueline Mello.



O principal ponto de divergência entre a categoria e os bancos está no reajuste salarial. Os bancários reivindicam 11%, enquanto os bancos propuseram 4,29%, alegando que este valor é um ponto de partida para a negociação do reajuste final, que corrigirá o piso da categoria e os salários com aumentos reais. Outras reivindicações são medidas de combate ao assédio moral e ao estabelecimento de me­tas de trabalho consideradas abusivas, aumento das contratações, fim dos correspondentes bancários, incentivo à qualificação profissional e proteção contra riscos do trabalho, como doenças ocupacionais.
Comentários Busca

Nenhum comentário:

Postar um comentário