Amanhã é dia de Desfile Cívico
Cinco mil militares, além de estudantes e entidades civis, participarão do evento
VANESSA ARAÚJO
ARQUIBANCADAS estão sendo montadas. Público esperado é de dez mil pessoas
O tradicional Desfile Cívico Militar, que este ano comemora o 188° aniversário da Independência do Brasil, irá reunir um total de cinco mil militares no Centro do Recife, amanhã. A concentração acontece em frente ao Shopping Tacaruna e segue por toda a avenida Cruz Cabugá, em direção ao parque Treze de Maio. Arquibancadas estão sendo montadas para o público, em frente ao IEP e ao parque, com capacidade para 1,5 mil lugares. A expectativa de público é de cerca de dez mil pessoas. Participam também da cerimônia estudantes e entidades civis. A solenidade inicia a partir das 8h e o desfile militar, às 10h.
O palanque principal para as autoridades ficará na avenida Mário Melo. A partir das 8h, haverá revista da tropa, realizada pelo governador do Estado, Eduardo Campos, acompanhado pelo Comandante Militar do Nordeste (CMNE), general de Exército Américo Salvador, e pelo Comandante do Destacamento Militar, general de Brigada Geraldo Gomes de Mattos Filho. Em seguida, desfilam cerca de 3,6 mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de 55 escolas, sendo 40 unidades da rede estadual e 15 entre particulares e municipais. A abertura será feita pelos alunos do Ginásio Pernambucano.
Para o general de Exército Américo Salvador, a finalidade do evento é enaltecer a data da Independência do País. “Este é um momento muito importante para fortalecer valores e celebrar a data, já que, graças à Independência, foi possível termos um País livre e democrático”, afirmou. O comandante do CMNE destacou, ainda, a importância da participação e integração da sociedade no desfile, principalmente dos jovens.
Haverá também a participação de cerca de 500 pessoas vindas de instituições e entidades como o Grupo de Escoteiros do Brasil em Pernambuco, associação dos ex-alunos do CPOR, desbravadores, LBV, Exército de Salvação e o Ensino Especializado Pré-Militar (ASA). A partir das 10h, o comandante do Destacamento Militar, general Gomes de Mattos, abre a solenidade militar com um representante de cada uma das Forças Armadas e corporações que participam do evento.
O público poderá, então, assistir aos desfiles da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, seguidos da Banda de Música do Exército. Após a passagem das tropas a pé, tem início o desfile motorizado. Este ano, desfilarão as viaturas operacionais do Exército Brasileiro, PM, bombeiros, Polícia Civil, Sistema Penitenciário, Polícia Rodoviária Federal, Samu e Correios. Ao todo, cerca de 170 viaturas serão empregadas na cerimônia.
Haverá ainda desfiles compostos pelas bandeiras históricas, conduzidas a cavalo por alunos do Colégio Militar do Recife e do Colégio da Polícia Militar, além do desfile motorizado, que vai demonstrar a diversidade da atuação do Exército (Selva, Paraquedista, Polícia do Exército, Saúde, Manuteção, Guarda, Aviação, Montanha, entre outros). Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e ex-integrantes das diversas missões de paz no exterior (ex-combatentes do Brasil, ex-integrantes do Batalhão Suez, Missões de Angola, Timor Leste, Haiti, além da Maçonaria, Associação de Oficiais da Reserva e veteranos paraquedistas. O término do desfile será feito pela cavalaria da PM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário