Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Complexo policial é inaugurado

Complexo policial é inaugurado
O local, em Paulista, abrigará Delegacia da Mulher, GPCA e posto do IML
VANESSA ARAÚJO


ESPAÇO, localizado no centro do município, terá 150 policiais trabalhando

Com o objetivo de abrigar os serviços das polícias Civil, Militar e Científica de maneira integrada e melhorar a qualidade do atendimento à população, o Governo do Estado inaugurou, na manhã de ontem, um Complexo Policial no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). O prédio, onde funcionou a Maternidade de Paulista, no centro da cidade, foi recuperado com investimentos de quase R$ 300 mil. Cerca de 150 profissionais, entre delegados, escrivãs e agentes irão compor a equipe que trabalhará diariamente no complexo. No espaço, foi inaugurada a primeira Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) descentralizada e um novo posto de atendimento do Instituto de Medicina Legal (IML), o qual irá realizar exames de corpo delito, sexológico e perícias.

“A realização de exames técnicos que só são feitos no IML do Recife também serão realizados aqui complexo. É, portanto, um reforço que aprimora a segurança da Região Metropolitana Norte. Além da redução de custos, este é um passo inteligente, inovador, na questão da segurança da população. Temos 26 áreas integradas e vamos construir mais complexos como este”, declarou o governador do Estado, Eduardo Campos.

O terreno onde foi construído o complexo possui uma área de cinco mil metros quadrados, dos quais 1.301 correspondem a instalações físicas. Com 60 salas, o espaço irá abrigar também a 8ª Delegacia Seccional do município, a 10ª Delegacia de Plantão, a 28ª Delegacia da Circunscrição, além da 5ª Delegacia da Mulher. A área integrada de segurança que compreende o município de Paulista, a AIS-8, abrange também as regiões de Itamaracá, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Engenho Maranguape, Cruz de Rebouças, Maria Farinha e Araçoiaba. “O funcionamento deste espaço dá início a uma nova fase na questão da segurança pública de Paulista. A descentralização dos serviços de delegacia tem feito parte do projeto Pacto Pela Vida e representa o trabalho de integração no combate à violência e criminalidade no Estado”, afirmou o chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro.

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, destacou a importância de se trabalhar na melhoria da qualidade de atendimento à população, para que os índices de criminalidade sejam reduzidos. “Concentrando o serviço, nós estaremos prestando melhor atendimento aos cerca de 600 mil cidadãos do município de Paulista e circunvizinhanças. Paralelamente a isso, estamos melhorando as condições de trabalho dos profissionais que irão atuar nestes serviços. Graças ao Pacto Pela Vida, Pernambuco não é mais lembrado como o Estado que mais mata. Sabemos que ainda não é o ideal, mas estamos trabalhando no combate à criminalidade”.

A criação de mais uma Delegacia Especializada da Mulher permite atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. “Temos reduzido os índices de criminalidade à mulher, cujos resultados provêm da integração desses serviços em defesa da mulher. Mas precisamos ainda combater essas violências ainda existentes na nossa sociedade”, destacou a secretária Especial da Mulher, Cristina Buarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário