Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Alunos do Colégio Militar vencem Olimpíada

HISTÓRIA -
Alunos do Colégio Militar vencem Olimpíada

ANDERSON BANDEIRA
Após dois meses disputando a 2ª Olimpíada Nacional de História, realizado pela Universidade de Campinas (Unicamp/SP), nove alunos do Colégio Militar do Recife (CMR) puderam comemorar as nove medalhas de ouro conquistadas. O concurso contou com cinco fases online e teve, no seu último dia, a participação de 900 estudantes em todo o Brasil, que responderam, presencialmente, as três questões abertas baseada no livro de Sérgio Buarque de Holanda - “Caminhos e Fronteiras”. Os estudantes Marília Gonzaga; Afonso Ramos; Edmar Soares; Mayara Figueiredo; Thaisa Elvas; Paulo Figueiredo; Nathalia Matos; Natália Carolina e Priscila Palmeira foram anunciados como vencedores em cerimonial ocorrido nas instalações da Unicamp, São Paulo.


Para a estudante do 2ª série do ensino médio da CMR, Marília Gonzaga, 17 anos, que já participou da edição anterior do concurso, o excesso de estudos e a força de vontade foram elementos determinantes para a conquista. “Tinha participado antes, mas não com tanto empenho. Acho que esse ano, com mais esforço, conseguimos vencer. Nos reunimos muito para discutir sobre todos os assuntos que possivelmente iriam cair. Então conseguimos alcançar nosso objetivo. Estudávamos umas três horas por dia. Graças a Deus conseguimos”, destacou.



Já para estudante Priscila Palmeira, 16 anos, ganhadora, no ano passado, da medalha de bronze, a maturidade conseguida no último concurso foi o fator que mais contribuiu para o sucesso nesta edição. “Acho que o fato de já conhecermos o concurso ajudou bastante, pois fomos mais bem preparados”. Segundo o coordenador e orientador de História do CMR, Aluísio Coelho, a garra mostrada pelos estudantes, diante de questões tão difíceis, foi a parte mais importante no processo. “A dedicação foi primordial, pois as provas são muito complexas. Exigem muito estudo e pesquisa”, enfatizou. Ao final do evento 75 medalhas foram distribuídas entre os estudantes, sendo 15 de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. Além dos estudantes, o concurso premiou o CMR com doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário