Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PM apreende arsenal em Santo Amaro (16º BPM em Ação)

PM apreende arsenal em Santo Amaro

Armamento pode ter sido usado no tiroteio que vitimou duas pessoas esta semana
PRISCILLA AGUIAR

Um arsenal apreendido ontem durante uma operação realizada na comunidade Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro, no Recife, mostrou que os integrantes da facção criminosa Demônios da Ilha (DI), estavam prontos para uma verdadeira “guerra do tráfico”. O intuito, segundo a polícia, era conseguir o domínio da venda de drogas na localidade. Além de 60 quilos de maconha, os policiais do Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam seis revólveres de calibre 38, três pistolas, sendo duas de calibre 380 e uma 9 milímetros (de uso exclusivo do Exército Israelense), uma espingarda calibre 12 e duas metralhadoras, sendo uma delas com silenciador. O material estava dentro da residência de número 708 da rua São Genário, de onde os traficantes teriam expulsado os verdadeiros proprietários.

A polícia acredita que o material está ligado aos homicídios que ocorreram na última segunda-feira e estão ligados ao grupo chefiado pelo traficante Jurandir Francisdo Xavier Júnior, o Júnior Box, que cumpre pena no presídio de segurança máxima de Igarassu.

De acordo com o capitão Daniel Pereira, do 16º BPM, o DI é composto por aproximadamente 15 pessoas. “Todos são ex-presidiários. Alguns são da comunidade João de Barros e se uniram com os da Ilha Santa Terezinha para tentar dominar o tráfico no Campo do Onze, que ficou sem comando após as prisões de traficantes”, destacou.

De acordo com o oficial, a operação foi realizada em par­ceria entre o Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), o Programa Polícia Amiga e a 2ª seção do 16º BPM. “Estamos trabalhando há mais de um ano e meio em parceria com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Santo Amaro ficou entre 135 ou 150 dias sem homicídio. Todos os dias realizamos flagrantes no bairro, porém, os criminosos quando saem do presídio querem voltar a dominar o tráfico na localidade. Por isso, o medo da população de que voltasse o ‘mata-mata’ que havia antes, mas isso não vai acontecer”, garantiu.

A tenente Gabriela Maciel, do 16º BPM, afirmou que a maconha foi encontrada dentro de um tonel azul e as armas estavam em uma bolsa escondida dentro da residência. “Estamos levando tudo para o DHPP, já que as armas possivelmente estão relacionadas ao tiroteio que deixou duas pessoas mortas na noite da segunda-feira”, frisou. As mortes de Advaldo da Rocha Filho, de 50 anos, e Maria Bonfim da Silva, de 73 anos, estão sendo investigadas pelo delegado Alfredo Jorge, do DHPP.

Segundo Alfredo Jorge, as pessoas envolvidas no tiroteio já foram identificadas. “É histórica essa guerra de gangues em Santo Amaro. Após a apreensão, estas armas vieram para o DHPP porque foram utilizadas no tiroteio e serão anexadas ao inquérito. Não será possível identificar que arma foi usada nas vítimas porque o projétil que fi­cou alojado na vítima esfacelou, não tem condições de fazer exame, enquanto o outro foi transfixante”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário