Dez reféns em assalto a banco
Bandidos conseguiram arrombar um dos cofres e levou o outro
BÁRBARA FRANCO
Uma agência bancária e um caixa eletrônico 24h foram alvos dos criminosos durante a madrugada de ontem. Dez pessoas foram feitas reféns durante um arrombamento de cofres da agência do banco Itaú, localizado no cruzamento da Estrada de Belém com a rua Castro Alves, no bairro da Encruzilhada, no Recife. Já no UR-6, no Ibura, em Jaboatão dos Guararapes, um equipamento do Banco 24h foi explodido por criminosos. Em ambos os casos não houve feridos e os bandidos conseguiram fugir com o cofre e conteúdo dos estabelecimentos.
No final da tarde de ontem, dois homens foram presos levantando a movimentação de uma empresa de transporte de valores. Valter Martins da Silva, de 44 anos, é suspeito de liderar diversos assaltos a bancos e também responde por crimes em estados como Bahia e Rio de Janeiro. O segundo não teve o nome revelado. A previsão é de que os dois sejam apresentados hoje.
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos aguarda o resultado das perícias criminais e papiloscópicas realizadas na agência bancária e no caixa eletrônico. No bairro da Encruzilhada, o estabelecimento estava em reforma há algumas semanas e por conta disso, contava com a presença de funcionários no local urante a madrugada. Além de dois vigilantes, estavam outros oito operários da obra.
Os bandidos conseguiram arrombar um dos cofres localizados no interior da agência e carregar outro para dentro do veículo em que estavam. A informação repassada por uma das vítimas é de que os criminosos aproveitaram a saída de um dos trabalhadores da obra para realizar a abordagem.”Eles eram entre seis ou sete, não sabemos ao certo”, contou.
Ao conseguir passar pela porta de entrada, os bandidos colocaram todos os trabalhadores dentro de um banheiro, deixando do lado de fora apenas um dos vigilantes e um eletricista da obra. Os bandidos iniciaram a ação criminosa por volta da meia noite. Foram cerca de quatro horas de investida. Como o processo para arrombar um dos cofres foi demorado, os criminosos optaram por levar o outro cofre e abrir em algum outro local.
O cofre levado pesava uma média de 300 quilos e tinha uma altura que variava entre 1,20 metro e 1,40 metro. Os reféns foram coagidos a ajudar a carregar o objeto até uma Fiorino de cor branca, veículo em que a quadrilha conseguiu escapar. A informação é que eles estavam armados com revólveres ou pistolas. Os homens não esconderam os rostos durante a ação. Apesar de o banco possuir circuito interno de segurança, as câmeras ainda não estavam instaladas por causa das obras. De segunda a sexta, das 10h até às 16h, a agência funcionava normalmente.
De acordo com o perito papiloscopista do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Franklin Mesquita, o levantamento pode auxiliar na busca dos criminosos. “Realizamos a coleta de impressões digitais para ver se encontramos indícios de presença física no local”, afirmou.
Ainda segundo o especialista, os criminosos utilizaram uma marreta e uma furadeira para arrombar um dos cofres. A assessoria de Imprensa da Polícia Civil informou que somente neste ano ocorreram 25 roubos consumados a bancos e cinco situações de furtos consumados. Com relação aos caixas eletrônicos, foram 15 tentativas e 30 atos consumados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário