Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Assaltos a bancos não param na RMR

Assaltos a bancos não param na RMR
ALEXANDRE FERREIRA
Uma quadrilha de assaltantes de banco realizou mais um assalto na tarde de ontem, no Recife, provocando pânico entre clientes e funcionários da agência bancária. Dessa vez a investida ocorreu na agência do Bradesco da rua da Praia, localizada no Centro do Recife, nas proximidades do Mercado de São José. Seis homens chegaram ao local por volta das 13h. Quatro deles entraram no banco com armas de brinquedo, enquanto os outros dois ficaram dando cobertura do lado de fora. Cerca de cinco minutos depois, eles saíram com R$ 30 mil distribuídos em alguns malotes. Os assaltantes também levaram dinheiro de alguns clientes. Ninguém foi preso até o fechamento desta edição.

“Foi tudo muito rápido. A maior correria. Todo mundo se abaixando e eles pedindo pelo dinheiro o tempo todo. Foram agressivos. Se a gente fizesse algo iam atirar. Horrível”, comentou muito nervosa a dona de casa Josiane Gouveia de Lima, que teve seu salário, no valor de R$ 510, levado pelos criminosos.

Ao entrar na agência, os homens se aproximaram dos dois únicos seguranças que trabalhavam no local, os renderam com as armas de brinquedo e pegaram seus dois revólveres para, logo em seguida, anunciar o assalto. Eles se dirigiram a bateria de caixas e levaram todo o dinheiro. Depois de recolherem o dinheiro dos caixas e de alguns clientes, os assaltantes saíram do local quebrando uma porta de vidro. Eles fugiram utilizando uma moto, além de outros veículos, que estavam estacionados nas proximidades.

Policiais militares do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram até o banco e realizaram algumas rondas nas proximidades. Por volta das 16h40, uma moto twistter vermelha, que teria sido usada no assalto, foi encontrada em uma residência no Alto José do Pinho. “Transeuntes que estavam no local nos passaram a placa da moto e conseguimos encontrá-la em Casa Amarela. Mas ao chegar no local, o proprietário não estava”, comentou o comandante do 16º BPM, tenente-coronel Gilvandir Vicente. A polícia conseguiu o número do celular do proprietário da moto com a sua mãe e tentou entrar em contato, mas ele não atendeu as chamadas, desligando seu aparelho logo depois.

A moto foi levada para a Delegacia de Casa Amarela e será encaminhada à Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto, onde será aberto inquérito para apurar o assalto e a participação do proprietário do veículo.

SEGURANÇA

Este foi o 28º assalto que ocorreu em uma agência bancária este ano, em Pernambuco. Segundo diretores do Sindicato dos Bancários, ele foi facilitado pela falta de equipamentos de segurança no banco, como câmeras de filmagem e vidros blindados. No mês passado, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei determinando a implantação de alguns equipamentos em agências, que devem se adequar as normas até o próximo mês de abril. A nova lei determina que sejam implantados equipamentos como vidros blindados, câmeras de segurança no interior e exterior da agência, um escudo blindado para proteger os seguranças e divisórias entre os caixas e a fila. “Os funcionários dessas agências estão trabalhando em estado de terror e apreensão permanente”, destacou o diretor do Sindicato dos Bancários, João Rufino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário