Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Palmares: três fugas e um preso morto

Palmares: três fugas e um preso morto

Tumulto foi causado pela queda de parte do muro que cerca o presídio local
MIRTHYANI BEZERRA E JOSÉ ACCIOLY
A queda de parte do muro que cerca o Presídio de Palmares, localizado na Zona da Mata Sul, resultou na fuga de detentos e na morte de um deles. Devido às fortes chuvas que assolaram a região, uma das paredes da unidade prisional começou a desabar na madrugada do último sábado, vindo a cair completamente durante a manhã de ontem. A Secretaria de Ressocialização (Seres) estima que quatro presos conseguiram fugir. O número, no entanto, só deverá ser confirmado após a contagem nominal. Para controlar o tumulto, a Seres solicitou o apoio da Polícia Militar (PM), da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) e do Batalhão de Choque, que reforçaram a segurança da unidade. Foi montada ainda uma guarita no local onde o muro desabou para evitar novas fugas.

O secretário executivo de Ressocialização, coronel Humberto Viana, visitou o local na tarde de anteontem. Ele afirmou que o detento foi assassinado, provavelmente, por inimigos também detidos no presídio. “Quando houve a fuga e o tumulto, ele deve ter se encontrado com alguns inimigos da prisão, que no dia a dia, temos o cuidado de manter separados. Ele acabou sendo morto a facadas”, disse. Ainda de acordo com Humberto Viana, ainda não se sabe, oficialmente, o nome do detento morto e dos fugitivos. “Teremos essas informações quando a contagem dos presos for concluída. Mas já conseguimos identificar o paradeiro de dois deles. Eles ainda não foram recolhidos porque estamos esperando a água baixar”, acrescentou.

O superintendente de Segurança Prisional da Secretaria de Executiva de Ressocialização (Seres), coronel Isaac Wanderley, acrescentou que o detento assassinado foi agredido num dos pavilhões da unidade. O prisioneiro era conhecido por ser tarado e esse foi o motivo de sua morte. “No momento que houve a calamidade dentro do presídio, vários detentos saíram para este pavilhão. Ele (a vítima) provavelmente se encontrou com a população rival e foi assassinado. Ainda não conseguimos identificá-lo”, contou.

Ele afirmou ainda que, durante a instabilidade dentro do presídio, detentos fizeram outros apenados de reféns, mas tudo foi normalizado em seguida. O corpo do interno assassinado foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros (CB), que contou com a ajuda do helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS), e seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro.

Isaac Wanderley contou ainda que, devido às chuvas, o presídio teve a energia e o serviço de água cortados durante todo o sábado. Segundo ele, a unidade prisional foi completamente ilhada. “Não bastando os danos as estruturas, o acesso terrestre não era disponível. Conseguimos chegar ao presídio através de um helicóptero”, contou. O superintendente de Segurança Prisional da Seres informou que os serviços deverão voltar a normalidade até amanhã (hoje). “Estamos conseguindo contornar a calamidade e, aos poucos, voltar a normal”, finalizou.

O Presídio de Palmares abriga, atualmente, 640 presos, que, apesar dos transtornos causados pelas chuvas, não deverão ser transferidos para outras unidades prisionais. Segundo o secretário, não há previsão para a reconstrução do muro. “Saberemos apenas quando as chuvas se atenuarem”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário