Total de visualizações de página

domingo, 20 de junho de 2010

O que significam as cores, o lema e as estrelas da bandeira do Brasil?

Pernambuco - 20.06.10 - Atualizado às 12h1812:21:33Símbolo
O que significam as cores, o lema e as estrelas da bandeira do Brasil?
Publicado em 16.06.2010, às 11h37
Do JC Online

A bandeira nacional invade o País na época da Copa do Mundo
Foto: Divulgação Para onde a gente olha tem uma bandeira do Brasil espalhada pela cidade. É no carro, nas varandas, na vitrine das lojas, nas propagandas de TV e no jornal. Época de Copa do Mundo é assim mesmo... Mas, você já parou para pensar o que significam cada imagem, cada cor, cada palavra e cada estrela desse símbolo primeiro do País? O JC Kids explica direitinho.

A bandeira é composta por um retângulo verde, por cima dele tem um losango amarelo e um círculo azul. No meio desse círculo está atravessada uma faixa branca com o lema nacional "Ordem e Progresso", em letras verdes, além de 27 estrelas brancas.

As cores - Apesar de não ser oficial, é divulgado em todo o País que o verde representa as florestas, o amarelo, os minérios, e o azul, o céu.

O lema - A inscrição "Ordem e Progresso" é uma forma abreviada do lema político positivista de Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.

As estrelas - As 27 estrelas brancas simulam os estados da União. A estrela localizada acima da faixa branca representa o Pará, que está localizado mais ao norte do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário