Assaltantes de banco são presos pela Polícia Federal
Eles são acusados de arrombar caixas eletrônicos de agências bancárias do País
JOSÉ ACCIOLY
Policiais federais da Bahia prenderam, na última quarta-feira, cinco integrantes de uma quadrilha especializada em fazer arrombamentos em caixas eletrônicos de agências bancárias. As ações criminosas ocorreram em todo o País, inclusive em Pernambuco. No Estado, o bando assaltou as agências do Banco do Brasil da avenida Dantas Barreto, Centro do Recife, e de Igarassu, em abril e março do ano passado, além de ser suspeito de outras quatro investidas. O rombo total chega a R$ 2 milhões somente em terras pernambucanas. A PF informou que parte do grupo pertence a família Ponath, de Joinville, Santa Catarina, conhecida por cometer esse tipo de crime.
Foram presos o empresário Antônio Ricardo Linhares Pinto, o Zico , 34; o estudante Leandro de Souza, 20; o motorista Ivanildo Braz Soares, o Cueca , 32; o comerciante Paulo Roberto Ponath, 38; e Rogério Luciano Hartmann, 23. Todos eles tem passagem pelo sistema penitenciário. Paulo, inclusive, foi preso no dia 5 de abril do ano passado, junto com Rafael Luiz Rosa, tentando arrombar a agência do Banco do Brasil, localizada na avenida Caxangá.
As prisões ocorrem, segundo o chefe de Comunicação Social da PF em Pernambuco, Giovani Santoro, após os policiais receberam a informação de que a quadrilha estaria tramando realizar mais um crime num município do Sertão pernambucano. “Eles acabaram desistindo da ação e foram para a Bahia, onde arrombaram dois caixas eletrônicos de uma agência bancária do bairro de Iguatemi, em Salvador. Passamos a informação para a Polícia Federal, que efetuaram as detenções”, confirmou. Os criminosos estavam hospedados em dois hotéis de luxo nos bairros da Boca do Rio e de Pituba. Com eles, foram apreendidos dois carros usados para os assaltos, uma máquina furadeira industrial, brocas de aço, documentos falsos, celulares e quase R$ 175 mil.
Ainda de acordo com Giovani Santoro, a PF vai repassar imagens dos criminosos para a Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos, para identificar a participação de algum do bando em assaltos cometidos no Estado. “Com base nas imagens do circuito de segurança das agências, a Polícia Civil poderá verificar se algum dele tem envolvimento com outros assaltos cometido no Estado”, reforçou o chefe de Comunicação Social da PF. Eles são suspeitos de cometer golpes no Maranhão, Piauí, Paraíba, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul e Ceará. Eles foram autuados por formação de quadrilha e furto qualificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário