Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Caruaru reduz violência contra mulher em 50%

Caruaru reduz violência contra mulher em 50%

Resultados positivos são atribuídos à Lei Maria da Penha
RENATA COUTINHO
Caruaru, no Agreste do Estado, comemora redução no índice de mortes violentas contra as mulheres. O percentual de óbito por violência doméstica caiu 50% na comparação com 2006, ano da sanção da Lei Maria da Penha. A legislação vem mudando o perfil de violência contra as mulheres em todo o País. Segundo dados da Delegacia da Mulher de Caruaru, o número de homicídios contra o gênero feminino vem em queda significativa. Em 2006, foram registradas 14 mortes. No ano seguinte ,aconteceram 11 mortes, em 2008 foram dez e, em 2009, foram sete óbitos. De janeiro até agosto deste ano, foram computadas três mortes. Outro dado relevante é o número de prisões. Em 2009, 171 homens foram presos por violência, em Caruaru. Em 2010, já foram realizadas 161 prisões.

A titular da Delegacia da Mulher, Polyanne Farias, acredita que os números demonstram o sucesso da Lei e das e campanhas pelo fim desse tipo de crime. Ela destacou ainda o aumento das denúncias. “Em 2008, recebemos mais de 500 denúncias e, no ano seguinte, o número duplicou”. Este ano, as denúncias já passam de 700.

A delegada revelou, também, que as denunciantes, em grande parte, procuram a unidade policial à procura de proteção. “A mulher vem antecipar uma briga, antes que aconteça algo mais grave como agressão ou homicídio”, comentou. Um levantamento da delegacia apontou que no topo do ranking da violência contra a mulher estão as ameaças. Em segundo lugar estão as injúrias e, em seguida, vêm as lesões corporais.

CAMPANHA

Para lembrar os quatro anos da Lei Maria da Penha, a Secretaria de Mulher da cidade deu início a uma série de atividades. A programação se estende até o final do mês. Ontem, uma mobilização com música, teatro e panfletagem aconteceu no Marco Zero de Caruaru. O objetivo é levar ao público a discussão sobre desigualdade de gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário