Total de visualizações de página

sábado, 14 de agosto de 2010

Mais uma AIS é inaugurada (Segurança Pública)

Mais uma AIS é inaugurada

Prédio irá comportar duas delegacias e o 12º BPM
BRUNO BASTOS

A Secretaria de Defesa Social (SDS) inaugurou na manhã de ontem, a Área Integrada de Segurança (AIS) 4 na Várzea, Recife. No prédio, com 2.400 metros quadrados de área construída (totalizando 62 salas e carceragem para seis detentos), vão funcionar a 4ª Delegacia Seccional, uma Delegacia de Plantão e outra do bairro da Várzea. A AIS também vai receber a sede do 12º BPM, que antes localizava-se no bairro do Bongi. Cerca de 600 policiais, dos quais 500 da Polícia Militar e 100 homens da Polícia Civil, vão trabalhar no local.

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio destacou, durante a cerimônia de inauguração, que a AIS vai permitir que as polícias trabalhem de forma integrada. “Esta obra vai servir a uma população de quase 400 mil habitantes e vai permitir que as demandas da população sejam atingidas mais rapidamente. Essa é apenas a segunda AIS, mas vamos implantar 26 por todo o estado”, destacou o secretário. A primeira AIS foi inaugurada em maio, no bairro de Apipucos, e segundo ele já “resultou em uma redução de 40% nos homicídios na área”. Na reforma e adequação da unidade da Várzea foram investidos R$ 3 milhões.

O chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro e o comandante da PM, coronel Tavares Lira, elogiaram a criação da AIS e exaltaram a integração entre as forças de segurança pública. “Essa obra é o que temos de mais significativo no trabalho de integração. Além disso, as novas instalações vão garantir o bom atendimento da população”, salientou Carneiro.

Coronel Lira, por sua vez, lembrou que o trabalho conjunto das polícias Civil e Militar “levou à prisão de quadrilhas, à redução dos homicídios e à resolução de crimes de grande repercussão”. O comandante ainda acrescentou que os criminosos se aproveitavam de “brechas” na interação entre as duas corporações para escapar dos inquéritos. Os dois também citaram o início nesta semana, dos cursos de formação de agentes, que estão capacitando 2.100 novos policiais militares, 600 novos policiais civis e 400 novos bombeiros militares.

Os dois gestores da AIS da Várzea são o tenente-coronel Gilmar Araújo, que é o comandante do 12º BPM, e o delegado Bruno Chacon, da 4ª Delegacia Seccional. Segundo eles, a nova sede vai representar uma melhoria nas condições de trabalho. “Esse espaço vai incrementar a atuação das polícias e a população só tem a ganhar com isso. Qualquer ocorrência vai poder ser recebida aqui mesmo”, comentou Araújo. Já o delegado ressaltou a diminuição dos gastos e do tempo requeridos para instaurar os inquéritos. “Tínhamos uma estrutura acanhada, esse ganho vai agilizar todo o procedimento. Só a economia com ligações telefônicas e com o envio de documentos já justifica a obra”, garantiu Chacon.

Saiba mais

A área Integrada de Segurança 4 vai centralizar as operações de segurança pública nos bairros de Afogados, Areias, Caçote, Ilha do Retiro, Prado, Jiquiá, Estância, Bongi, Mustardinha, Mangueira; San Martin, Sancho, Totó, Coqueiral, Torrões, Engenho do Meio; Cidade Universitária, Curado (I, II, III e IV), Várzea, Caxangá, Jardim São Paulo, Barro e Tejipió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário