Total de visualizações de página

sábado, 14 de agosto de 2010

Hoje é o dia D de vacinação infantil

Em Pernambuco, a expectativa é imunizar mais de 751 mil crianças contra Polio
CAROLINA ALBUQUERQUE
Hoje é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite para pais e mães levarem os filhos menores de cinco anos às policlínicas, postos e unidades de saúde da família. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) espera vacinar, em todo o Estado, 95% das 751.807 mil crianças entre 0 a menos de cinco anos. Devido à situação complicada de muitas famílias moradoras das cidades da Mata Sul, atingidas pelas cheias, as secretarias municipais tiveram um cuidado diferenciado na preparação das ações. O Zé Gotinha, personagem-símbolo da campanha, saiu ontem pelas ruas de Barreiros junto a uma comitiva formada por agentes e técnicos de saúde, médicos, enfermeiros, odontólogos, além de pais e mães, para informar e mobilizar a população para o Dia D.

Como quatro postos da cidade foram destruídos pela enchente, a Prefeitura montou outros quatro substitutos e descentralizados para o dia de hoje. Ao todo, serão oito locais que disponibilizam a vacina, em Barreiros. Nas cidades atingidas, são mais de 56 mil crianças a serem imunizadas. A abertura oficial da campanha em Pernambuco acontece às 8h, no PSF da praça Zenóbio, em Palmares.

A dona de casa Graciete Silva, de 32 anos, levou a filha de quatro, Maria Gabriela Lins dos Santos, para participar da caminhada. O filho mais velho dela, de 12 anos, João Vítor de Almeida também se vestiu de palhaço para se juntar ao Zé Gotinha. “Muitos parentes e amigos perderam seus pertences. É importante essa mobilização para lembrar os pais e mães de não descuidarem da saúde dos seus filhos”, comentou Graciete. A coordenador municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), Neusa Araújo, falou que a campanha já começou desde a última segunda-feira, na área rural. “Iniciamos pela área de mais difícil acesso, onde vacinamos na pré-campanha cerca de 300 crianças”, informou. A Poliomielite, também conhecida por paralisia infantil, tem duas campanhas imunizatórias por ano e cada criança deve tomar três doses das gotinhas”.

A coordenadora estadual do PNI, Ana Catarina Melo, esclareceu que aquelas mães que não tiverem o cartão de vacinação também devem comparecer ao posto para atualizar o cartão. “Estarão sendo oferecidas as vacinas de rotina para crianças, também, como a Hepatite B, a Anti-Tetânica e também a H1N1, para aquela faixa etária que não foi incluída na campanha. A orientação do Ministério é revacinar a criança que não tiver nenhum tipo de registro”, ressaltou.

Ana Catarina Melo lembrou que todas as crianças devem ser vacinadas no dia de hoje contra a poliomielite. “O ideal é que todos os meninos e meninas incluídos na faixa etária da campanha sejam vacinadas no mesmo dia para que haja a proteção em massa e afaste o perigo do contágio”. E acrescentou: “Há 20 anos que nós não temos um caso no Brasil. Mas como existem quatro países no mundo que ainda tem casos, é preciso se prevenir”.

Saiba mais

A poliomielite é transmitida pelo vírus Enterovirus poliovirus e acomete, na grande maioria dos casos, crianças de até cinco anos. As campanhas de vacinação conseguiram erradicar a doença em todos os países das Américas, da Europa, Oceania e boa parte da Ásia. No entanto, o vírus ainda está em circulação na Índia, Paquistão e Nigéria, o que justifica a continuidade das campanhas enquanto a doença não for eliminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário