Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Policial sofre atentado em posto da PE-15

Policial sofre atentado em posto da PE-15

Vítima abastecia a moto quando foi surpreendida pelos criminosos
JOSÉ ACCIOLY

Um policial do Batalhão de Guarda, da Polícia Militar (PM), foi alvo de um atentado, na manhã de ontem, em Olinda. O soldado Ubirajara Cavalcante de OIiveira, de 43 anos, abastecia sua moto no posto BR, localizado na rodovia PE-15, em Ouro Preto, quando quatro homens chegaram num Siena prata e atiraram contra a vítima. Dois dos criminosos estavam vestidos com fardas da PM. Na fuga, o bando jogou grampos na pista, para impedir perseguição. O crime, inicialmente, está sendo tratado como uma tentativa de assalto, porém outras linhas de investigação serão apuradas.

Era por volta das 8h20 quando o crime ocorreu. Mais de dez clientes estavam no posto, abastecendo os veículos, e a PE-15 estava congestionada. Segundo testemunhas, que preferiram não se identificar, o carro com os criminosos chegou pela rodovia. “Eles pararam perto da bomba onde estava o policial. Ao perceber a chegada repentina, ele (Ubirajara) correu para dentro do posto, mas um dos homens pegou a arma e atirou. O que atirou estava à paisana. Eles queriam a arma do soldado. Dois deles estavam com a farda da PM”, contou uma frentista. Após efetuar o disparo, o carro escapou pela avenida Argentina Castelo Branco.

O tiro acertou o braço esquerdo da vítima e transfixou, atingindo a costela. A bala ficou alojada no abdômen do soldado. Os bandidos usaram uma pistola Ponto 40 para atirar contra Ubirajara. Uma cápsula deflagrada foi encontrada no chão do posto e recolhida por policiais do 1º BPM, que socorreram a vítima numa viatura da PM e levaram para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) fizeram diligências pelo bairro, a procura do Siena e dos bandidos, porém ninguém foi preso até o momento.

A delegada de plantão da Força Tarefa Norte, do DHPP, Morgana Alves, confirmou que dois dos quatros suspeitos vestiam fardas da PM. “Não sabemos se eles são da Polícia Militar ou apenas utilizavam a farda da corporação. A informação é que eles tentaram assaltar a vítima e queriam a arma. Ubirajara estava desarmado”, informou. Ela vislumbra a possibilidade dos criminosos quererem executar o soldado. “A vítima foi transferida de batalhão no início do ano. Ele pode ter alguma intriga e alguém quis encomendar sua morte. Podem ter simulado o assalto para encobrir outro crime. Nada será descartado”, avisou.

Ontem pela manhã, uma testemunha prestou depoimento na Delegacia do Varadouro, que continuará investigando o caso. “Essa pessoa reiterou todas as informações que recebemos. O depoimento da vítima é o mais importante, pois ela pode ter visto quem atirou”, acrescentou Morgana Alves. O delegado Erivaldo Guerra, que assumirá o inquérito, informou que o posto não possui sistema de câmeras de segurança. “Não temos informação da placa do carro. O passo, agora, é chamar as testemunhas para tentar identificar os suspeitos com base nos depoimentos”, avisou.

A assessoria de Imprensa da Polícia Militar afirmou que o soldado Ubirajara Cavalcante estava de folga ontem e está na corporação há 23 anos. Em fevereiro, ele foi transferido do 17º Batalhão, que fica em Paulista, para o Batalhão de Guarda. O motivo da mudança não foi divulgado. Em Olinda e no horário do crime, o órgão desconhece qualquer operação policial. O policial passou por cirurgia na manhã de ontem no HR e estava na sala de recuperação. Até o fechamento desta edição, o estado de saúde dele era estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário