Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Operação conjunta Polícia Militar/Civil desmantela grupo de extermínios

GUARARAPES II -
Operação conjunta captura 32 pessoas

LEOPOLDO MONTEIRO

Três grupos de extermínio com atuações no Recife e em Jaboatão dos Guararapes foram desarticulados ontem durante uma mega operação realizada em conjunto entre as polícias Civil e Militar. Os grupos, segundo a polícia, são responsáveis por, pelo menos, 58 homicídios nos últimos dois anos. Um total de 32 pessoas foram capturadas, entre elas, dois policiais militares - 6º e 19º BPM - e um guarda municipal de Jaboatão. Os criminosos também são suspeitos de participação no comércio ilegal de drogas e de armas. Cinco revólveres e duas pistolas foram apreendidos durante a operação intitulada Guararapes II. Todos os criminosos foram levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, no Recife.

No total, são 31 mandados de prisão expedidos pela Vara Privativa do Júri da Comarca de Jaboatão dos Guararapes. Participaram da operação 325 policiais, sendo 200 da Polícia Civil e 125 da Polícia Militar. Os suspeitos são acusados de extorsão e formação de quadrilha. Eles estavam sendo investigados desde outubro de 2009. “Os crimes praticados pelos grupos estão ligados a pistolagem e ao tráfico de drogas. As prisões são a continuação da Operação Guararapes, realizada em 2008”, esclareceu o diretor-geral de Operações de Polícia Judiciária, Osvaldo Morais. Ainda segundo ele, o líder de uma das quadrilhas conseguiu escapar. “No momento em que estava sendo realizada a abordagem, um dos principais integrantes de um dos grupos conseguiu fugir”, acrescentou.

A participação dos PMs e do guarda municipal nos grupos, segundo Osvaldo Morais, é pelos crimes de tráfico de drogas e homicídios. O policial lotado do 6º BPM foi detido dentro do batalhão onde trabalha. O balanço da Operação Guararapes será apresentado hoje, durante uma entrevista coletiva, às 14h, na sede da Secretaria de Defesa Social do Estado, no bairro de Santo Amaro. Os suspeitos foram encaminhados para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.
Comentários Busca

Nenhum comentário:

Postar um comentário