Assalto e pânico em banco
Quadrilha invadiu agência, em Olinda, levando 2 malotes de dinheiro
ALEXANDRE FERREIRA
Algumas horas depois que a polícia apresentou integrantes de uma quadrilha de assaltantes de bancos, durante uma coletiva realizada na manhã de ontem, para a imprensa, mais um banco foi assaltado na Região Metropolitana do Recife. Desta vez o alvo foi a agência Marcos Freire, da Caixa Econômica Federal (CEF), localizada na avenida Getúlio Vargas, em Bairro Novo, Olinda. Seis homens chegaram na agência por volta das 12h50, entraram e saíram carregando dois malotes de dinheiro - a quantia roubada não foi divulgada. Antes de saírem, eles trocaram tiros com seguranças de um carro forte que chegou ao local durante o assalto e fizeram, por alguns minutos, uma cliente de refém. Ninguém ficou ferido e os assaltantes fugiram.
Segundo a Polícia Federal, a quadrilha foi filmada por câmeras que estão instaladas do lado de fora da agência, o que irá ajudar no reconhecimento do bando. Quando chegaram ao banco, três assaltantes entraram no estabelecimento, com duas pistolas de brinquedo, feitas de plástico, enquanto os outros três ficaram dando cobertura do lado de fora. Dentro da agência, os três homens se aproximaram dos quatro seguranças e os renderam com as armas de plástico e pegaram as suas armas. Em seguida, o grupo recolheu dois malotes de dinheiro dos caixas. Depois se dirigiram até o penhor, levando mais dinheiro.
Nesse momento, um carro forte, que trazia dinheiro para a agência, estacionou no local. Os seguranças do carro forte desceram e os assaltantes que haviam ficado do lado de fora do banco trocaram tiros com eles. A correria foi grande nas redondezas da agência, que fica em uma das vias mais movimentadas de Olinda. Pedestres correram para todos os lados e os lojistas das galerias que existem nas proximidades fecharam suas lojas. Todos receando balas perdidas. “Foi uma correria danada. Todo mundo desesperado sem saber direito para onde ir”, comentou a estudante Maria Eduarda. Durante o tiroteio, um Gol estacionado ao lado da agência foi alvejado, mas ninguém ficou ferido.
Os ladrões que estavam dentro do banco se assustaram ao ouvir tiros na rua e fizeram uma cliente de refém para saírem da agência. Na rua, eles libertaram a refém e roubaram o carro de uma advogada, um Siena prata de placas de Olinda KLK-9185, para fugir. Usaram ainda um Gol branco, que não teve a placa anotada. Uma senhora, cliente do banco, passou mal e foi atendida pelo Samu, mas foi liberada logo depois. Em seguida, todos os funcionários foram liberados e a agência foi fechada. De acordo com a polícia, a ação durou cerca de 15 minutos.
Policiais realizam diligências para tentar capturar os assaltantes, mas não tiveram sucesso até o fechamento desta edição. “A Polícia Militar mantém um policiamento ostensivo aqui nessas vias. Temos bastante atenção com os bancos, mas não podemos ver o que acontece lá dentro. Essas agências têm que adotar uma maior segurança interna”, destacou o tenente coronel do 1º BPM, Marinaldo de Lima.
Diretores do Sindicato dos Bancários estiveram no local e reclamaram da falta de segurança das agências do Estado. Em 2010, já ocorreram 22 assaltos a bancos na Região Metropolitana. “No caso de hoje, se existisse um obstáculo físico entre os vigilantes e os clientes, os assaltantes não teriam se aproximado deles”, destacou o secretário do Sindicato, João Rufino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário