Total de visualizações de página

domingo, 29 de agosto de 2010

Quase 50% da po­pu­la­ção está com ex­ces­so de peso (Comer bem não é comer muito!)

Quase 50% da po­pu­la­ção está com ex­ces­so de peso

Dado é de aná­li­se nu­tri­cio­nal rea­li­za­da por pes­qui­sa do IBGE

RIO DE JA­NEI­RO (Folha­press) - O bra­si­lei­ro está mais gordo e o pon­tei­ro da ba­lan­ça está su­bin­do cada vez mais rá­pi­do. Quase me­ta­de da po­pu­la­ção (49%) está acima do peso, de acor­do com a aná­li­se nu­tri­cio­nal dos dados da Pesquisa de Orçamentos Fami­liares (POF). Na úl­ti­ma pes­qui­sa sobre o tema, re­fe­ren­te a 2002 e 2003, 41% da po­pu­la­ção tinha ex­ces­so de peso. Se­gundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), caso man­te­nha o atual ritmo de ex­pan­são, em dez anos o Brasil terá a mesma pro­por­ção de pes­soas acima do peso que os EUA têm hoje, de dois ter­ços da po­pu­la­ção.

“A po­pu­la­ção bra­si­lei­ra está en­gor­dan­do, fa­zen­do pouca ati­vi­da­de fí­si­ca e mu­dan­do seu pa­drão ali­men­tar de ma­nei­ra ina­de­qua­da. Isso acen­de a luz ver­me­lha do ponto de vista da saúde ­pública’’, disse o mi­nis­tro da Saúde, José Gomes Temporão. Entre os as­pec­tos po­si­ti­vos da pes­qui­sa, Tempo­rão co­me­mo­rou a queda da des­nu­tri­ção in­fan­til.

Para o coor­de­na­dor do Nú­cleo de Pes­quisas Epidemioló­gicas em Nutrição e Saúde da USP, Car­los Augusto Monteiro, a obe­si­da­de está to­man­do o lugar do ta­ba­co como prin­ci­pal amea­ça à saúde pú­bli­ca. “Os dois fa­to­res que mais pro­du­zem doen­ça e morte no mundo são a obe­si­da­de e o ta­ba­co. No Brasil, es­ta­mos, fe­liz­men­te, di­mi­nuin­do o per­cen­tual de fu­man­tes”.

A pes­qui­sa mos­tra que 50,1% dos ho­mens estão acima do peso. Para eles, a renda é um dos fa­to­res de­ter­mi­nan­tes no au­men­to de peso. Entre os ho­mens com renda fa­mi­liar men­sal de cinco sa­lá­rios mí­ni­mos ou mais, 63,2% estão acima do peso. O per­cen­tual de ex­ces­so de peso entre as mu­lhe­res não obe­de­ce a mesma regra. Entre as re­giões, o Sul con­cen­tra o maior pa­ta­mar de ho­mens e mu­lhe­res acima do peso.

O ex­ces­so de peso in­clui as pes­soas que estão acima do peso e as obe­sas. A ade­qua­ção do peso é de­ter­mi­na­da pelo Índice de Massa Corporal (IMC), um pa­râ­me­tro de­fi­ni­do pela Organização Mundial de Saúde, que re­la­cio­na peso e al­tu­ra. Pessoas obe­sas têm IMC su­pe­rior a 30 kg/metro qua­dra­do. Pessoas acima do peso têm um in­di­ca­dor entre 25 e 30 kg/m².

Nenhum comentário:

Postar um comentário