Total de visualizações de página

domingo, 29 de agosto de 2010

Bando detido com pequeno arsenal

Bando detido com pequeno arsenal

Com o grupo foi apreendido um fuzil das Forças Armadas, pistola e revólver
JOSÉ ACCIOLY

Cartuchos de fuzil 7.62, ex­clu­si­vo das Forças Armadas, uma pis­to­la 380, um re­vól­ver ca­li­bre 38, duas far­das de vi­gi­lan­tes, peças de car­ros da po­lí­cia, cinco ce­lu­la­res e dois veí­cu­los rou­ba­dos. Todo esse ma­te­rial foi en­con­tra­do num sítio em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, du­ran­te ope­ra­ção da Polícia Militar. No mesmo local, cinco pes­soas, sendo uma ado­les­cen­te de 15 anos, foram de­ti­das. Entre os acu­sa­dos está um homem que foi preso du­ran­te o as­sal­to à agên­cia do Banco do Bra­sil, no mu­ni­cí­pio de Alagoa No­va, na Paraíba, em março desse ano.

Milena Morgana da Conceição Alves, de 21 anos; Tarcísio Hen­rique da Silva, de 23 anos; Ander­son Fausto Guimarães, de 21 anos; e José Florêncio de Lima, de 30 anos, o Duda, es­ta­vam no sítio Areial quan­do foram presos por po­li­ciais do 18º Ba­talhão da PM.

No local, os sol­da­dos en­con­traram as armas, guar­da­das num dos quar­tos do local, mu­ni­ções do fuzil de­fla­gra­das e ou­tras in­tac­tas, além dos ce­lu­la­res. En­terrados pró­xi­mo à casa, a po­lí­cia lo­ca­li­zou duas far­das de vi­gi­lan­tes e um par de al­ge­mas, usa­dos pela qua­dri­lha em as­sal­tos na lo­ca­li­da­de. Um ca­mi­nhão F-4000, de placa KHH-9983, e um Uno bran­co, de placa KIK-3625, todos rou­ba­dos, tam­bém foram apre­en­di­dos.

De acor­do com a po­lí­cia, o grupo pla­ne­ja­va as­sal­tar um banco no mu­ni­cí­pio de Ipojuca. Eles foram des­co­ber­tos por meio de uma in­ter­cep­ta­ção te­le­fô­ni­ca feita pela Inteligência da PM. Na li­ga­ção, Duda con­ver­sa­va com os de­mais com­par­sas, re­pas­san­do pla­nos para a pró­xi­ma in­ves­ti­da cri­mi­no­sa. “Desde que ele fugiu da ca­deia, na Paraíba, veio para Pernambuco e es­ta­va ar­re­gi­men­tan­do um novo grupo para rea­li­zar as­sal­tos a banco. Inter­ceptamos uma li­ga­ção que veio de Ponte dos Carvalhos, onde um grupo pla­ne­ja­va um as­sal­to. A in­ves­ti­ga­ção apon­tou o grupo”, ex­pli­cou o sar­gen­to do 18º BPM, Marcone Wanderley.

As in­ves­ti­ga­ções du­ra­ram mais de um mês, e vi­zi­nhos e in­for­man­tes da po­lí­cia re­ve­la­ram que o sítio fun­cio­na­va como local para trei­na­men­to da qua­dri­lha.”Vizinhos in­for­ma­ram que Duda des­fi­la­va com as armas pelo local. Acreditamos que ele es­ta­va trei­nan­do o pes­soal para as­sal­tar”, acres­cen­tou o sar­gen­to do 18º BPM Sidney Barros.

Durante o as­sal­to na Paraíba, José Florêncio ficou res­pon­sá­vel pela fuga dos ban­di­dos e aca­bou preso pela Polícia Federal (PF), que sur­preen­deu a ação cri­mi­no­sa. A PF e os ban­di­dos tro­ca­ram tiros e qua­tro la­drões mor­re­ram, entre eles o líder do grupo, iden­ti­fi­ca­do por Parazinho.

Ele che­gou a ficar preso, mas con­se­guiu fugir pa­gan­do R$ 75 mil. Há a in­for­ma­ção de que ele “fa­tu­rou”, pelo as­sal­to, R$ 400 mil. Os in­te­gran­tes ne­ga­ram en­vol­vi­men­to na qua­dri­lha e Duda as­su­miu por­tar as armas. Ele des­con­ver­sou estar mon­tan­do novo grupo para rea­li­zar as­sal­tos.

“Fugi da ca­deia e vim para cá, para morar. Saí dessa vida cri­mi­no­sa”, ale­gou. A ado­les­cen­te apreen­di­da foi le­va­da para o plan­tão da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), na Boa Vista, Recife, e foi li­be­ra­da. Os de­mais foram au­tua­dos por for­ma­ção de qua­dri­lha, re­cep­ta­ção de pro­du­to rou­ba­do, posse ile­gal de mu­ni­ção. José Florêncio, Anderson e Tarcísio foram en­ca­mi­nha­dos para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, en­quan­to que Milena Morgana foi para a Colônia Penal Feminina do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário